Posso utilizar transformador 110 para 220 ao inverso?

Tenho um transformador no ar condicionado que converte 110 p/ 220.

Se eu utilizar ele em uma rede 220 ele converte para 110?

Ou seja, o mesmo transformador faz o inverso?

É um transformador 3000VA

Posso utilizar transformador 110 para 220 ao inverso?

Tenho um transformador no ar condicionado que converte 110 p/ 220.

Se eu utilizar ele em uma rede 220 ele converte para 110?

Ou seja, o mesmo transformador faz o inverso?

É um transformador 3000VA

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Neymard Antonio Silva
Neymard (Sorocaba, São Paulo) Neymard - há 2 meses

Prezado Leandro,

vi, na foto que você enviou, que se trata de um autotransformador e, como qualquer outro transformador, é possível fazer a inversão. No entanto, exatamente pelo fato de ser um autotransformador, você deve tomar um CUIDADO MUITO IMPORTANTE ao ligá-lo com o objetivo de rebaixar a tensão, ou seja, de 220 V para 110 V. Explicarei a seguir.

Diferentemente dos transformadores isoladores, no autotransformador não há isolação elétrica entre o lado primário e o lado secundário. Por causa disso, quando você o alimenta com 110 V, o neutro "aparece" no lado de 220 V. Quando você fizer o inverso, ou seja, alimentá-lo em 220 V, "aparecerá" uma fase no lado de 110 V. Se esta fase tiver sido aterrada como se fosse o antigo neutro, haverá um curto-circuito. E, pior, se o antigo neutro tiver sido usado como proteção contra choques elétricos nos aparelhos que estão ligados no autotransformador, então as carcaças destes aparelhos ficarão energizadas, o que colocará as pessoas em risco. Por esta razão, recomendo o seguinte:

1) Certifique-se de que as carcaças ou os condutores de segurança dos aparelhos ligados ao autotransformador não estejam aterradas na fase que vem dele.

2) Certifique-se que a própria carcaça do autotransformador não esteja conectada aos cabos que chegam ou saem dele.

3) Conecte a carcaça do autotransformador e dos aparelhos conectados nele ao condutor de segurança (neutro) da sua residência.

Se você tiver dúvidas sobre a forma de fazer estas verificações, então consulte um especialista para orientá-lo. Por favor, lembre-se que um choque elétrico pode ser mortal.

Eng Neymard Silva

Responder
Carlos Eduardo Gayotto Gayotto
Carduga Eletrica (Cerquilho, São Paulo) Carduga Eletrica - há 2 meses

Bom dia poder até pode mas consumo de energia vai ser alto só que vc tem ver transformador certo pra esse serviço tem que ver quanto watts tem o aparelho a ser usado e colocar transformador certo

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região