Como saber se minha casa esta ultrapassando o terreno do vizinho?

O antigo proprietário do terreno ao lado da minha casa realizou a venda do imóvel, e o novo dono já começou a demolição para construção de um galpão, só que o engenheiro responsável pela obra está alegando que minha casa está ultrapassando o terreno dele. O que devo fazer?

Como saber se minha casa esta ultrapassando o terreno do vizinho?

O antigo proprietário do terreno ao lado da minha casa realizou a venda do imóvel, e o novo dono já começou a demolição para construção de um galpão, só que o engenheiro responsável pela obra está alegando que minha casa está ultrapassando o terreno dele. O que devo fazer?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Respostas úteis 3
Carla Pereira
Eng. Civil - Carla Rita Maier Pereira (Porto Alegre, Rio Grande do Sul) Eng. Civil - Carla Rita Maier Pereira - há 6 anos

Olá Daniela! Como já respondido, o caminho mais preciso seria o levantamento topográfico com o confronto das matriculas.

Mais simples , e deve ter sido o critério adotado pelo Eng. que afirmou tal "invasão" é identificar as medidas constantes na matricula de seu lote e verificar se estão corretas com uso de uma trena e da mesma maneira com o lote vizinho. É possível alguma distorção pontual ou uma sucessão de inconsistências na quadra.

Responder
AB | Arquitetura Integrada
AB | Arquitetura Integrada (Curitiba, Paraná) AB | Arquitetura Integrada - há 6 anos

Boa tarde Daniela

Resp.: Faça um levantamento planialtimétrico com um Topográfo, comando por base real o Registro de Imóveis do seu lote e dos vizinhos em divisa. Depois disso, caso comprovado a invasão, vc poderá propor uma compensação de área. Essa é a maneira mais tranquila.