Como saber se o tijolo suportará o peso da minha casa?

A pouco tempo contrui minha casa de 10x15 terrea. foi feio baldrame de 30x30 e sumido as paredes com tijolo 9 furos 14x19x29 sem pilares nem cinta com laje e telhado de telha de barro. Sera que este tijolo vai suporta o peso?

Como saber se o tijolo suportará o peso da minha casa?

A pouco tempo contrui minha casa de 10x15 terrea. foi feio baldrame de 30x30 e sumido as paredes com tijolo 9 furos 14x19x29 sem pilares nem cinta com laje e telhado de telha de barro. Sera que este tijolo vai suporta o peso?

2 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

13 Respostas

Dennis Vianna
DEALVIA Engenharia e Contruções (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) DEALVIA Engenharia e Contruções - há 6 anos

Sua pergunta não deixa claro de este tijolo cerâmico é estrutural ou vedação.Caso seja estrutural é possível fazer prédios de 5 pavimentos, como são executados nas obras do minha casa minha vida. Executei diversos blocos e casas com este sistema. Indico consultar um profissional para analisar a fundação e a obra. Estou a disposição para maiores esclarecimentos.

Responder
Zilefral Construtora
Zilefral Construção E Reforma (Belford Roxo, Rio de Janeiro) Zilefral Construção E Reforma - há 6 anos

Olá Jefferson! Meu amigo, independente do baldrame que você construiu há um certo risco nessa construção. Ela não possui pilares ou ao menos uma cinta de amarração. Penso é na força dos ventos e percebo que vc corre grande risco.

Por favor, procure um profissional técnico para lhe ajudar. Vá a secretaria de obras da sua prefeitura e peça ajuda pois eles com certeza irão te fazer uma visita e orientá-lo como resolver seu problema.

Me perdoe por lhe falar assim mais, por favor, siga o conselho antes que ocorra um sinistro.

Grande abraço.

Responder
Eduardo Landim
Eduardo Landim Arq - Consultoria De Legalizações, Licenças E Obras (Rio de Janeiro Zona Sul, Rio de Janeiro) Eduardo Landim Arq - Consultoria De Legalizações, Licenças E Obras - há 6 anos

Jeferson, não vai funcionar. Se vc ainda conseguir chegar a fase de emboço e pintura pode estar certo que vai rachar a alvenaria. E estourar o reboco e emboço. Não vale a pena. Tem que ter cinta pelo menos de uns 20cm.

Os pilaretes com uma fundação (barata pode ser até lata de banha- aquela antiga, ou lata de tintas) bem feita, sem exageros serve tanto para apoiar como para não permitir o balanço pelo movimento do terreno natural para os lados.

Pode causar a mesma coisa, empenar janelas, arriar o telhado, etc...por mais alguns $$

Responder
Diogo Canongia
Construp Engenharia (Brasília, Distrito Federal) Construp Engenharia - há 6 anos

Boa tarde,

Para suprir a utilização de vigas e pilares, utiliza-se bloco estrutural, podendo ser bloco cerâmico ou bloco de concreto.

Para sua maior segurança procure um engenheiro civil para avaliar sua estrutura e dimensionar um reforço.

Esse tijolo mencionado não suporta a carga de uma casa!!

Responder
Sun light
Particular - há 6 anos

Tijolo não foi feito para suportar carga de laje, os tijolos antigos eram maciço e as casa não tinham laje , eram de forro por isso suportavam o peso , os tijolos de hoje são feito só para fechar os espaços entre cômodos, o certo e´fazer dentro das normas de engenharia que é sapatas colunas e vigas com o ferro adequado para suportar a carga da laje , as pessoas tem o costume de entregar obra a pedreiro que pode ter muita pratica mais nenhum conhecimento técnico e de engenharia , por isso depois de um tempo começa a aparecer rachadura trincas ou até mesmo fissuras grande nas paredes justamente por eles usarem sempre a mesma bitola de ferro independente do tamanho e numero de andares da casa ou apartamento

Aricarlo Chaves
A C Arquitetura (João Pessoa, Paraíba) A C Arquitetura - há 6 anos

É de muita importância uma cinta sobre s paredes para em seguida por a lage. Há uma série de questionamentos a serem considerados para afirmar que sim ou que não em relação a sua construção. A exemplo de uma casa cujos ambientes sejam relativamente pequenos. Com essa configuração haverá uma proximidade maior entre os cantos de paredes, local onde está a maior capacidade de suportar cargas verticais. Para um exemplo prático usemos um papel ofício; pô-la em pé é bastante complicado, porém, se dobrarmos essa mesma folha em forma de "L", agente consegue até por um certo peso no ponto da dobra. Perceba que é um papel. Ter uma casa em pé é uma coisa, mantê-la em pé por muito tempo é outra coisa. Aí é que está a necessidade de se ter por perto, um profissional qualificado pois o mesmo irá considerar uma série de fatores como; tipo de solo, incidência de ventos, proporção dos vãos da edificação. Essas informações serão consideradas para eleger esse ou aquele processo construtivo.

Espero que tenhas entendido e que possa chegar as suas próprias conclusões.

Responder
Fabio Dá Silva Lucena

Bom dia fico grato por ajudá-lo.

Esse tipo de construção não é recomendado os o tijolos não suporta o peso da laje pós não sabemos se a sua casa tem fundação para suporta o de delas teria que marca uma visita para melhor analisar

Responder
Juliano Guedes Arquitetura & Construções

Esse tijolo não suporta, existe o tipo de tijolo especifico para alvenaria estrutural e de qualquer forma ele é utilizado com ferragens.

Recomendamos que seja um reforço estrutural o quanto antes, pois representa um risco a vida da sua família.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Não é indicada a construção sem pilares e vigas de respaldo, pois o revestimento (tijolo ou bloco) não tem a capacidade de receber a carga de uma laje, visto que são pequenas peças argamassadas, sem elementos rígido estrutural.... Não lhe indico... Se precisar fazer um reforço estrutural metálico estamos a disposição;

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região