Preciso de ajuda para instalar barra fixa de parede.

Gostaria de saber se e possível instalar aquelas barras fixas de parede em qualquer parede ou somente em paredes com algum preparo especial (sei la, algum reforço de concreto para aguentar o peso do sujeito, por exemplo). Peso em torno de 80 kgs. Minha parede e normal, de tijolo. Sera que e seguro, ou corro risco dessa porcaria despencar comigo, levando parede e tudo mais? Obrigado

Preciso de ajuda para instalar barra fixa de parede.

Gostaria de saber se e possível instalar aquelas barras fixas de parede em qualquer parede ou somente em paredes com algum preparo especial (sei la, algum reforço de concreto para aguentar o peso do sujeito, por exemplo). Peso em torno de 80 kgs. Minha parede e normal, de tijolo. Sera que e seguro, ou corro risco dessa porcaria despencar comigo, levando parede e tudo mais? Obrigado

2 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Respostas úteis 1
Estefano Barbosa
Estefano Barbosa (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Estefano Barbosa - há 8 anos

A menos que alvenaria e o reboco de sua parede tenham sido feitos com o pior material, pior dosagem e pelo profissional mais desqualificado, pode instalar sem medo. Acredito que você vá colocá-la em algum corredor da casa pois, à exceção dos vãos de portas, costuma ser o único local estreito o bastante para se encaixar uma barra dessas. Como ela é presa por pressão contra as duas paredes que a apoiam, as possibilidades são: derrubar as paredes, se forem soltas e desprovidas de qualquer apoio e; fazer buraco em alguma das paredes caso o reboco e a alvenaria sejam fracos o bastante para não suportarem a pressão. Em qualquer uma das possibilidades, sugiro a você buscar um profissional para fazer uma análise estrutural de sua casa pois corre o risco de cair a qualquer momento. De modo geral, pode instalar sem medo, a menos que a parede se de gesso ou igual às situações citadas anteriormente.

Responder
Sillas
Particular - há 7 anos

Boa noite! Como engenheiro civil eu lhe falo a resposta mais comum: depende!

Primeiramente deve saber qual tipo de bloco ou tijolo ou argamassa foi utilizado na contrução da alvenaria, levando se em conta que foi apenas para levantar a alvenaria sem nenhuma carga de momento com o Passar do tempo Ela n aguentaria o reforço sendo assim recomendo a utilizaçao de Barra q contenha a fixaçao na parede e no chao essa seria a mais indicada.

Emerson Pereira
Horizontes Consultoria e Engenharia (Pará de Minas, Minas Gerais) Horizontes Consultoria e Engenharia - há 8 anos

Prezado Daniel, sugiro a você utilizar as buchas UX da Fisher. Elas são mais apropriadas para alvenarias em tijolos furados. Além disso, pela foto postada da barra fixa, é extremamente importante que você instale a barra com as diagonais sendo comprimidas pelo seu peso, ou seja, com a barra horizontal em posição superior (há 4 parafusos na região superior da barra, sujeita à tração e cisalhamento, e apenas dois na parte inferior, sujeita à compressão e cisalhamento).

Responder
Vértice Engenharia e Consultoria

Boa noite, Estefano. A instalação das barras das barras fixas pode ser efetuada em alvenaria de blocos cerâmicos simples. É importante que o assentamento dos blocos façam o zig zag normal, utilizado, não deixando as juntas alinhadas.Se a alvenaria foi executada dentro dos padrões normais, a barra ficará fixa da forma adequada.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de pedreiros na sua região