Preciso de ajuda urgente !

Comprei um apto onde a parede do terceiro havia sido retirada, deixando assim a sala maior, agora o novo Sindico está exigindo que eu refaça a parede. Tenho essa obrigação ? Poderia fazer somente um arco, com colunas e viga seria suficiente ?

Preciso de ajuda urgente !

Comprei um apto onde a parede do terceiro havia sido retirada, deixando assim a sala maior, agora o novo Sindico está exigindo que eu refaça a parede. Tenho essa obrigação ? Poderia fazer somente um arco, com colunas e viga seria suficiente ?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Respostas úteis 3
Gilberto Gomes De Carvalho

Bom dia Cláudia. Eu faço algumas perguntas:

Há quanto tempo esta parede foi derrubada?

Há outros casos semelhantes no mesmo prédio?

E finalmente... Você tem contato com o antigo morador? Ou possui o manual do proprietário... Ou algo assim...

Se i sistema construtivo do edifício for Alvenaria Estrutural as paredes não podem ser removidas e sua reconstrução devolveria a estabilidade porventura afetada.

É preciso levantar informações e vistoriar o local.

.

Giba

Responder
Aloísio  Chaves da Silva

Bom dia, Depende do metodo construtivo da edificação.

se for ALVENARIA ESTRUTURAL, voce precisa urgente de um suporte tecnico de um profissional habilitado.

se for metodo convencional(vigas e pilares), apenas deve ser observado se foi retirada algumas destas, caso não seja o caso. te aconselho a contratar um engenheiro apenas para emitir um laudo, q não apresenta riscos a edificação.

Att

Responder
Arquiteto Elton Carlos
Hamabi - Arquitetura e Planejamento (Santo André, São Paulo) Hamabi - Arquitetura e Planejamento - há 9 anos

Boa Tarde,

Pelas explicações dispostas aqui, realmente aconselho a contratação de profissional para uma visita no local e constatar todo o quadro de uma maneira mais clara.

Este assunto deve ser levado a serio e pode acarretar riscos graves a saúde e a vida de todos.

Busque a consultoria pessoal de um profissional habilitado de sua cidade o mais breve possível.

Atensionsamente,

Arquiteto Elton Carlos

Responder
Rogério Tarasiuk Naufel
Nau Engenharia E Arquitetura (Curitiba, Paraná) Nau Engenharia E Arquitetura - há 9 anos

Qualquer intervenção no Projeto original deve ser comunicada e aprovada pelo condomínio, se tiver alteração na estrutura. Provavelmente irão pedir um Laudo atestando que não afetará e ou afetou a integridade da estrutura do prédio.

Responder
Daniel Tomé Sampaio
Particular - há 9 anos

Depende do tipo de edificação do seu apartamento é necessário uma visita ao imóvel para a verifição do que deve ser realizado, dependendo do aspecto construtivo a retirada de uma parede pode por em risco a vida de pessoas.

Elaine
Particular - há 9 anos

Bom dia Claudia, tudo bem?

Nós cuidamos da parte do móveis, mas gostaria de responder sua pergunta. É o primeiro caso que vejo, os clientes quando solicitam que façamos o projeto dos móveis sob medida do apartamento deles já informam se derrubaram a parede do 3º quarto para fazer a sala ampliada ou não. A própria construtora é quem tira a parede nesses casos. Creio que o seu sindico não está correto, a não ser que você tenha derrubado sem a autorização da construtora.