Que tipo de obra precisa de ART?

Preciso de uma ART do engenheiro para colocar piso (aonde falta), trocar pias e cubas, subsistir por marmore ou granito e colocar gesso no teto?

Que tipo de obra precisa de ART?

Preciso de uma ART do engenheiro para colocar piso (aonde falta), trocar pias e cubas, subsistir por marmore ou granito e colocar gesso no teto?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Engex Engenharia Desenho Projeto e Construção Ltda
Engex Engenharia Desenho Projeto E Construção Ltda (Itu, São Paulo) Engex Engenharia Desenho Projeto E Construção Ltda - há 9 dias

Honorio, boa noite! De acordo com as normas brasileiras, todo e qualquer serviço de de reforma ou construção em uma edificação deve ter um responsável técnico pela realização dos serviços, no caso seria o Engenheiro (ART) ou Arquiteto (RRT). Por ser um apartamento, é obrigatório, antes de iniciar a obra o síndico solicitar um laudo técnico juntamente com o descritivo dos serviços a serem realizados e a anotação de responsabilidade técnica, que seria uma maneira de proteger a integridade do prédio e que o serviço vai sair realmente conforme as normas da ABNT. O síndico é obrigado a exigir a ART e os condôminos são obrigados a apresentar antes de qualquer modificação estrutural ou de reforma, isso porque, no seu caso especificamente, os serviços que descreveu podem gerar sobrecargas à estrutura do prédio.

Responder
Gabriel Henrique Andrade Gonçalves Pinho Andrade Gonçalves Pinho

Bom dia Sr° Honorio! De acordo Com ABNT, Todo e qualquer serviço de de reforma ou construção em uma edificação deve ter um Responsável Técnico pela realização dos serviços, no caso seria o Engenheiro (ART) ou Arquiteto (RRT). Acredito que o seu caso seja um apartamento, normalmente e obrigatório em prédios antes de iniciar a obra o sindico solicitar um laudo técnico juntamente com o descritivo dos serviços realizados e a anotação de responsabilidade técnica, que seria uma maneira de proteger a integridade do prédio e que o serviço vai sair realmente conforme as normas da ABNT.

Responder
Rafael José Santos Gomes

Bom dia, para as intervenções relacionadas o sr. precisará de um responsável técnico que adequará a sua reforma à NBR 16280 (norma que regulamenta reformas em edificações). Essa documentação atestará que a reforma não apresentará riscos à edificação e o seu entorno garantindo ao senhor segurança, tranquilidade e respaldo.

Responder
Consed Comércio e Serviços Ltda

Prezado Senhor: Segundo a NBR 16.280/2015 qualquer serviço de engenharia, mesmo a troca de revestimentos de pisos e paredes, rebaixamento de forros, instalações elétricas e hidráulicas, devem ter um responsável técnico identificado e com a competente ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) emitida e recolhida ao CREA da região da obra.

Responder
Raphael Miranda

Bom dia Honorio! Precisa sim. De acordo com ABNT, NBR 16.280:2015, qualquer alteração feita em edificações (exterior e interior), mesmo que apenas um rebaixamento em gesso ou troca de revestimento, é necessário que um responsável técnico emita um documento comprobatório, seja ele uma RRT (emitido pelos arquitetos) ou ART (emitido pelos engenheiros).

Responder
Deixe sua resposta

Você deve estar cadastrado para responder as perguntas. Está proibido incluir telefones, e-mails ou links de sites externos. Sua resposta será revisada e excluída caso não cumpra a regra.

Peça orçamentos de engenheiros na sua região

Escolha um tipo de trabalho

Cadastre-se

Você é um profissional?

Fale com pessoas que estão procurando profissionais qualificados em obras, instalações, mudanças, etc.