Preciso de ART para remover um balcão de concreto?

Quero remover o meu balcão do AP para colocar um móvel. Essa pequena obra precisa de ART?

Preciso de ART para remover um balcão de concreto?

Quero remover o meu balcão do AP para colocar um móvel. Essa pequena obra precisa de ART?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

18 Respostas

Particular - há 2 anos

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em lhe auxiliar.

R: depende muito do estatudo do condominio... geralmente eles pedem, consulte o sindico...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

JLM Engenharia e Assessoria em Obras Regularizações e projetos Engenharia

Boa tarde Erick, a NBR 16280 diz que toda reforma necessita da ART, porém se o balcão for em bloco estrutural, não pode executar alterações. Caso necessite de acompanhamento técnico entre em contato e iremos te ajudar. obrigado JLM Engenharia

Responder
Isaac Anselmo
América Construções, Projetos e Engenharia (Barueri, São Paulo) América Construções, Projetos e Engenharia - há 2 anos

Meu Caro! Desejo encontrá-lo bem!

Em resposta ao seu questionamento... a ART (Anotação de responsabilidade técnica) para o seu caso deve vir acompanhada de um laudo técnico realizada por profissional competente e registrado junto ao CREA (Conselho de Engenharia) ou CAU (Conselho de Arquitetura). Nesse laudo o profissional informará aspectos identificados durante visita técnica realizada ao local e análise de projetos complementares como o de elétrica e hidráulica. Tudo isso para certificar que a sua obra não vai interferir na parte estrutural do prédio, garantindo assim a sua segurança e a dos demais usuários da edificação. Mais especificamente no seu caso o síndico deve estar exigindo para se resguardar de qualquer interferência que sua obra possa causar à edificação. Pois, qualquer interferência nesse sentido ele é corresponsável perante a legislação vigente! No mais estamos a sua disposição para a realização desse laudo e consequente emissão de ART para atender sua necessidade a um valor bem acessível!

Responder
Emerson Da Silva Bonifácio

Boa tarde Eric, o correto seria a emissão da ART, porém verificando as normas do condomínio em relação a alterações e ou modificações dos apartamentos se não haver caráter estrutural junto com a verificação do projeto estrutural não há necessidade. Estamos a disposição. att

Responder
Rodrigo Batista Do Nascimento

Bom dia Erick, a NBR 16280 diz que toda reforma ou intervenção que mude o projeto estrutural original da edificação é necessário um acompanhamento de um responsável técnico, então para responder a sua duvida a resposta é SIM, você vai precisar de um laudo técnico apresentando o estado atual e as mudanças que ira fazer. Caso necessite de acompanhamento técnico entre em contato e iremos te ajudar. obrigado

Responder
Pedro Almeida
Almeida Projetos (Ferraz de Vasconcelos, São Paulo) Almeida Projetos - há 2 anos

Olá Erick, bom dia!

Sua preocupação é válida. Visto que nesta obra, haverá demolição, transporte de entulho nos elevadores e áreas comuns do condomínio, todo cuidado é pouco. E se tratando de SEGURANÇA, nunca é demais. Procure sim um profissional de sua confiança.

Responder
Consultoria & Engenharia Câmara
Consultoria & Engenharia Câmara (Santo André, São Paulo) Consultoria & Engenharia Câmara - há 2 anos

Bom dia!

Segundo legislação todo tipo de reforma necessita de um responsável técnico.

ART, não se trata apenas e um simples documento mas também um certificação não só para o proprietário mas também para o condomínio, que todas as normas de segurança estão sendo respeitadas e acompanhadas por um profissional qualificado.

Não arisque a segurança e qualidade da sua obra, entre em contato e vamos lhe auxiliar.

Abraço!

Responder
Haba Cuqui Deigon
Particular - há 2 anos

Bom dia

Para esse tipo de serviço , Não precisa de ART !

Porém pode ser uma norma do condomínio que , Toda obra do condomínio deva esta assegurada por um profissional Habilitado !

posso te ajudar ,ser vc precisar dessa ART !

me chame