Como devo fazer o cálculo certo para deixar o vão da escada na lage?

Preciso de orientação sobre o vão de uma lage para colocar escada,pois tenho uma lage com medidas no piso inferior de 2,75cm!

Como devo fazer o cálculo certo para deixar k vão da escada na lage?Gostaria de fazer uma escada de 80cm de largura, desde já obg!

Como devo fazer o cálculo certo para deixar o vão da escada na lage?

Preciso de orientação sobre o vão de uma lage para colocar escada,pois tenho uma lage com medidas no piso inferior de 2,75cm!

Como devo fazer o cálculo certo para deixar k vão da escada na lage?Gostaria de fazer uma escada de 80cm de largura, desde já obg!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Particular - há 4 anos

R: Considere que a pisada ideal seria de 30 cm e o espelho de 16 cm, faça a divisão para achar a area da escada, considerando que o patamar deverá ter largura x comprimento, iguais

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Bonfim Eliano Pinheiro Pereira

Isaias, boa noite

Exemplo de Cálculo

Escada Reta com patamar para vencer uma Altura (H) piso a piso 270cm e Largura (L) 100cm.

Para usar a Fórmula de Blondel é preciso definir a altura do Espelho.

Para o exemplo, vamos utilizar espelho E = 18cm (atendendo o Corpo de Bombeiros)

2E + P = +/-64cm (Fórmula de Blondel)

2 x 18cm + 28 = +/-64cm

P = 64 – 36

P = 28cm

Essa foi a primeira etapa, nela definimos que a escada do exemplo terá um Piso (P) = 28cm e um Espelho (E) = 18cm. Guarde esses valores porque vamos utilizá-los na Etapa 02.

Macete 02: As escadas comuns tem pisos (P) entre 25cm e 30cm. O Corpo de Bombeiros geralmente indica um piso de 28cm no mínimo.

Etapa 02: Cálculo da quantidade de pisos e espelhos

Agora vamos determinar quantos pisos e quantos espelhos terá a nossa escada, a partir da Altura (H) piso a piso que temos que vencer do primeiro para o segundo pavimento.

No nosso exemplo, a Altura (H) = 270cm do piso do 1 pavimento ao piso do 2 pavimento, qual será o número de espelhos?

Número de espelhos

Num. E = H/E

Num. E = 270/18

Num. E = 15

A escada terá 15 espelhos de 18cm de altura cada (confira na imagem acima)

Macete 03: O número de espelhos deve ser um número exato!

Macete 04: Piso a Piso (ou laje a laje) é a distância vertical do piso do primeiro pavimento ao piso do segundo pavimento. Não é o “Pé-direito”. Pé direito é a distância de piso a laje. Atenção!

Por fim, vamos calcular o número de pisos da escada. Esse é o passo mais simples de todos! O número de pisos é o número de espelho menos 1, veja:

Número de pisos

Se o número de espelhos da nossa escada é 15, qual será o número de pisos? 14.

Num. P = Num. E – 1

Num. P = 16 – 1

Num. P = 15

Macete 05: O número de pisos também deve ser um número exato!

E o Patamar?

Você deve estar se perguntando. E o Patamar?

O patamar nada mais é que um “piso alongado”, logo você já calculou ele quando determinou o Número de Pisos.

Geralmente o patamar tem o comprimento, no mínimo, igual a largura da escada. Nesse exemplo, a escada tem largura L=100cm, logo o comprimento do patamar será, também, 100m!

O patamar vai influenciar no comprimento total da escada.

Comprimento Total da Escada

O comprimento total da escada é importante para saber se a escada vai caber no ambiente. Principalmente em uma reforma!

No exemplo temos:

14 pisos no total

13 pisos de 28cm + 1 patamar de 100cm

13 x 28 + 1 x 100 = 464cm

É uma simples multiplicação.

Resumo da Escada

Em resumo, a escada do exemplo terá:

15 espelhos com 18cm de altura;

14 pisos no total (13 pisos de 28cm e 1 patamar de 100cm);

464cm de comprimento

100cm de largura

Para vencer uma distância vertical do piso do 1 pavimento ao piso do 2 pavimento de 270cm.

Veja novamente o infográfico da escada exemplo e confira os valores encontrados:

Responder
Thiago Alencar Frontier Agrimensura

Boa tarde Isaias, você pode fazer um calculo básico para saber o tamanho do vão, ex. usando degraus de 18,3 centímetros de altura, você vai precisar de 14 deles para chegar aos 2,75 metros (lembrando que o ultimo degrau vai ser a laje), com uma pisada de 25 centímetros em cada degrau (medida minima exigida para uma escada). Sua escada vai ter um comprimento de 3,5 metros. Em cima do 4 degrau você vai estar a 2,02 metros de altura da laje, espaço suficiente para um adulto passar sem ter a sensação de bater a cabeça na laje, cada degrau tem 25 centímetros de comprimento vezes 4 = 1 metro. Seguindo essas medidas de exemplo o vão da laje deve ter 2,5 metros de comprimento por 80 centímetros de largura. Isso em uma projeção básica do seu problema.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região