Preciso de uma ajuda na contrução de uma viga aerea

Qual a ferragem nessesaria para a execução de uma viga de 10 metros de comprimento 0,20 de largura e0,50 de altura com apoio somente nos cantos

Preciso de uma ajuda na contrução de uma viga aerea

Qual a ferragem nessesaria para a execução de uma viga de 10 metros de comprimento 0,20 de largura e0,50 de altura com apoio somente nos cantos

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

23 Respostas

Respostas úteis 7
José Flávio Bertolini
Doctor Piso Piracicaba (Piracicaba, São Paulo) Doctor Piso Piracicaba - há 8 anos

Sr. Valdilandio, bom dia! Viga é um item que deve ser tratado com bastante cautela em uma construção... Minha opinião é de que o Sr. deveria contratar um especialista / engenheiro para evitar problemas, solicitando a ele a verificação do que foi executado, o que esta viga vai sustentar e se possíveis existem a necessidade de se fazer reforços. Dificilmente algum engenheiro quer assumir uma obra "projetada" por um pedreiro, talvez por isso o preço fique mais elevado do que se tivesse contratado um desde o início. Sua obra tem alvará da Prefeitura? Algum profissional assinou a ART para Sr.? Se sim, essa pessoa será responsabilizada em caso de problemas, mesmo que não tenha feito os projetos executivos, apenas emprestado a assinatura da ART (infração ética gravíssima). Atenciosamente.

Responder
Cláudio
Particular - há 7 anos

Olá amigo não sou engenheiro mais sou pedreiro em um vão de 10 metros de comprimento a viga tem que ser dessa forma,largura no mínimo de 0,15cm a 0,20cm por altura de 1metro exemplo se a laje ela for ficar com, 010cm já concretada então a viga será de ,090cm de altura abaixo da laje fica aí essa dica.

Alex Aguiar
Construtec (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Construtec - há 8 anos

Se você já tem o pedreiro, faz o seguinte procura uma empresa que venda lajes e ferragens que eles sempre tem engenheiro para caucular isso e não vão te cobrar nada. Já vão te vender a ferragem montada ou esquema para montar.

Responder
Lincoln Camilo
Construac Engenharia (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Construac Engenharia - há 8 anos

Amigo bom dia! É necessário conhecer a sobre carga para podermos calcular os momentos das vigas. Vergalhão de 3/8 não passa nos cálculos. O ideal é armar os aços com capacidade de suportar as forças de tração, uma vez que o concreto só faz função de suportar as forças de compreensão. Atentar ao controle de FCK e distribuição das cargas. Consulte um profissional. Att. Eng. Camilo

Responder
Lincoln Camilo
Construac Engenharia (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Construac Engenharia - há 8 anos

Amigo bom dia! É necessário conhecer a sobre carga para podermos calcular os momentos das vigas. Vergalhão de 3/8 não passa nos cálculos. O ideal é armar os aços com capacidade de suportar as forças de tração, uma vez que o concreto só faz função de suportar as forças de compreensão. Atentar ao controle de FCK e distribuição das cargas. Consulte um profissional. Att. Eng. Camilo

Responder
Fabricio Moreira
Particular - há 4 anos

Boa noite...fiz uma cinta de 2,50 de comprimento quantos dias que eu posso tira as escoras

Alvaro Gomes Barbosa
Empreiteira Dois Amigos (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Empreiteira Dois Amigos - há 6 anos

vigamento 10 ml espessura de 0,20cm altura 0,60cm com ferragem uma polegada com três barras de ferro no da viga com barras ferro as pontas dobradas e soldadas nos ferros da coluna

fiz uma construção dessa em sto amaro e já tem cinco anos sem nenhum problema com passagem de ônibus bi articulado de de cinco em cinco minuto

Responder
Jose Vladir Vieira de Mattos

1. Na minha opnião vigas chatas quase não contribuem em nada para resistencia, pois não tem a caracteristica principal de uma viga que é sua altura. Dessa forma não desperdice tempo e dinheiro com elas.

2. O vão é bem grande para estruturas de concreto convencionais. Talvez você tenha que fazer uma viga bastante alta, por volta de 50 a 90cm de altura, bem detalhada com armações desginadas por um projetista estrutural. Nesse ponto concordo com o Rogério que talvez seja mais vantajoso uma viga metálica.

3. O Alex Aguiar disse tudo, procure uma empresa de lajes que eles saberão te orientar

Responder
Paulo
Pisos E Portas (Mandaguaçu, Paraná) Pisos E Portas - há 7 anos

Primeiramente a estrutura que seria a base sapatas com 80x80x60 f 3/8 colunas 6 ferros de 1/2 polegadas viga 6 ferros 1/2 com cavaletes 2 para cada lado estrivados com espaços entre si de 10 cm ferro 5/8 perfilado concreto 2 partes de areia 1 parte de pedra 1saco de cimento

Responder
RBP - PROJETOS CONSTRUÇÃO E REFORMA Eu legalizo a sua obra

Boa noite, Barros.

Não sei bem qual será a função desta viga, mais você poderia uma estrutura metálica onde você não ira precisar do tempo de cura que o concreto exige. E tem mais no calculo custo e beneficio esta estrutura normalmente é quase sempre mais barato.

Responder
Aguinaldo Jorge de Carvalho
Ac Construções E Reformas (Rio das Mortes, Minas Gerais) Ac Construções E Reformas - há 8 anos

bom dia

o ideal seria um calculista para avaliar a situação pois uma viga nessa situação exige tambem que os pilares de sustentação das cabeças da viga seja reforçados ( obs : quanto mais alta sua viga mais carga ela pode receber )

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região