Posso utilizar um chuveiro de 127v-5500w numa rede de 220V -5400w?

No condomínio MRV onde vou morar, lá fala de como utilizar o chuveiro, tem que ser voltagem de 220V -5400w , utilizar resistência blindada.

Mas a pergunta é? Posso utilizar a ducha chuveiro que comprei de 127v-5500w voltagem 110v?

Isso poderá danificar algo ou prejudicar vizinhos?

Posso utilizar um chuveiro de 127v-5500w numa rede de 220V -5400w?

No condomínio MRV onde vou morar, lá fala de como utilizar o chuveiro, tem que ser voltagem de 220V -5400w , utilizar resistência blindada.

Mas a pergunta é? Posso utilizar a ducha chuveiro que comprei de 127v-5500w voltagem 110v?

Isso poderá danificar algo ou prejudicar vizinhos?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Particular - há 2 anos

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em poder ajudar com sua dúvida.

R: Se o especificado é 220V, voce não pode usar um com tensão 110V

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Cândido Piva Netto
Piva Eletricista (Valinhos, São Paulo) Piva Eletricista - há 2 anos

Maria Aparecida,a reposta é sim pôde,com uma condição se for uma ducha simples com resistor que pôde ser trocado por um 220v, pois nas cargas resistivas maior tensão maior corrente ou seja pra ter os 5500w vai ter que ter resistor com maior resistência,em 127v a resistência e menor se colocar na tensão 220 vai queimar,a construtora já instalou tensão é 220v para o chuveiro,e a resistência tem que ser blindada pra não desarmar o IDR

Responder
Elison dos Santos Nogueira
Esn Instalações Elétricas (Serra, Espírito Santo) Esn Instalações Elétricas - há 2 anos

Provavelmente o cabeamento que a construtora colocou para o chuveiro foi 4mm ou no máximo 6mm..

Para vc utilizar o seu chuveiro 127v 5400w seria necessário trocar os cabos para 10mm e disjuntor de 50A.

Ou seja eh .ais viável trocar o chuveiro pra 220v

Responder
Fabio
Labri Engenharia (Cotia, São Paulo) Labri Engenharia - há 2 anos

Olá Maria,

Você deve sempre ligar equipamentos em sua tensão de alimentação nominal, ou seja, se o equipamento está indicado funcionar em tensão 220V, ligue em uma alimentação 220V e vice-versa.

Se você ligar um equipamento indicado com tensão de funcionamento 127V em uma alimentação 220V você irá queimá-lo.

Se você ligar um equipamento com tensão de funcionamento 220V em uma alimentação 127V ele não irá funcionar.

Espero ter ajudado.

Responder
Francisco Alves Maciel
F.alves Manutenção E Reformas Em Geral. (São Paulo Zona Sul, São Paulo) F.alves Manutenção E Reformas Em Geral. - há 2 anos

Bom dia dona Maria Aparecida não pode utilizar chuveiro 110 volts em rede 220 volts terá que instalar um chuveiro 220 volts terei um grande prazer em atendê-la procurar a minha ficha de inscrição no habitissimo terei um grande prazer em atendê -los.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região