Como adicionar um espaço gramado em jardim que foi concretado?

Na minha execução do jardim eu gostaria adicionar a área verde, no entanto já foi executado a concretagem do local. Devo abrir o concreto para o espaço da área verde ou posso levantar uma pequena contenção e aterrar um espaço acima do concreto para uma pequena vegetação e plantas/flores?

Ficaria localizado ao lado de uma piscina.

Como adicionar um espaço gramado em jardim que foi concretado?

Na minha execução do jardim eu gostaria adicionar a área verde, no entanto já foi executado a concretagem do local. Devo abrir o concreto para o espaço da área verde ou posso levantar uma pequena contenção e aterrar um espaço acima do concreto para uma pequena vegetação e plantas/flores?

Ficaria localizado ao lado de uma piscina.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Respostas úteis 1
Alexandre Magno de Almeida

Deve-se levar em conta o porte, a espécie não pode ter raízes profundas ou vigorosas. Deve-se considerar ainda a profundidade dos canteiros e, é claro, o clima e a insolação do local. Aconselha-se ainda fazer uma camada de terra ou substrato compatível com o porte da planta a qual não deve ser inferior a 20cm para não prejudicar seu desenvolvimento é preciso que existam drenos na forma de ralos. Se não tiver, deve criá-los e canalizar a água para a rede pluvial, evitando infiltrações. Eles são imprescindíveis para garantir uma boa drenagem e deixar o jardim exuberante.

3 fotos
Responder
Celso Marconi

O ideal será que faça um jardim suspenso com pelo menos 40cm de altura. Primeiro fazer drenos para escoar o excesso de água de rega e de chuva, como fazem em campo de futebol. A área do jardim deve ser cercada de alvenaria cimentada e impermeabilizada com epoxi ou pixe, uma camada de brita de pouca altura e depois uma camada de areia ou terra de emboço. Em cima disto a terra preta adubada. Depois é só plantar de tudo que quiser, arbustos, flores, grama, enfeitar com pedras de rio, o que a imaginação quiser.

Trabalhamos com toda estrutura de hortas, pomares e jardins a mais de 30 anos.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de paisagistas na sua região