Como fazer a ligação de uma lampada 220v?

preciso fazer uma ligação em um salão com 16 lampadas de led 18w tubolar, e quero ligar 4 lapadas em cada disjuntor. como eu faço ligação 220v

Como fazer a ligação de uma lampada 220v?

preciso fazer uma ligação em um salão com 16 lampadas de led 18w tubolar, e quero ligar 4 lapadas em cada disjuntor. como eu faço ligação 220v

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Particular - há 5 anos

R: Simples; faça rabixo para tomada com macho e femea, e na entrada do interruptor deixe o retorno em uma das fases;

A disposição;

Breno
Bait Engenharia (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Bait Engenharia - há 5 anos

Ratificando o que os colegas acima disseram:

O disjuntor comercial mais simples que existe é o de 6 ampéres. Contudo, pelo olhar técnico, é desncessário utilizar 4 lâmpadas em cada disjuntor pois, cada um, teria capacidade de aguentar todas essas lâmpadas que você deseja.

Respondendo sua resposta... Para instalar essas lâmpadas em rede 220V, o ideal é chegar se a rede da sua rua é 220V ou 127V. Se for originalmente 220V, compre um disjuntor unipolar e em seguida monte o circuito para as lâmpadas. Caso seja 127V, compre um disjuntor bipolar (na linguagem leiga, seria um disjuntor duplo) e conecte cada fase (fios energizados que vem da rua) em cada uma das posições. Os fios podem ser de 1,5 para o seu objetivo. Lembrando que o circuito deve ser em paralelo.

Boas obras!

Responder
Marcos césar de sousa
Web_informatica (Santo André, São Paulo) Web_informatica - há 5 anos

bom como disse "Strom Engenharia Elétrica Engenharia Elétrica" realmente o disjuntores são usados apenas como proteção não como interruptores.

dendo que usa-los juntos com o interruptor,

Deixando a separações com seu possível interruptor, vc pode calcular sua carga usando um único disjuntor e distribui - los discordo com os interruptores podendo usar até interruptores paralelos dependo da distância que necessitar ligar ou desligar.

Responder
Marcio Da Silva
Marcio Eletricista (São Bernardo do Campo, São Paulo) Marcio Eletricista - há 5 anos

Bom dia Leonardo para lâmpada de LED no circuito 220v.terá que ligar em paralelo e vc pode utilizar um único disjuntor, para sua ligação. Os cabo dependendo da distancia se for muita longa 2,5 ou 1,5 só para as lâmpadas.

Responder
Artur de Oliveira Zenker Zenker

Caro Leonardo, entendi disjuntor,como interruptor, que no caso,para ligar 4 lâmpadas em paralelo,deve-se unir 4 fios , pegando um de cada lâmpada e ligando à uma fase situada na caixa do teto e as outras 4pontas, também uni-las e ligar ao fio de retorno do interruptor, que deverá ser ligado à um dos bornes, ligando o outro Borne à outra fase, sendo essa diferente da já ligada do teto. As lâmpadas de LED não tem polaridade,mas procure unir os fios da mesma côr,ok?

Strom Engenharia Elétrica
Strom Engenharia Elétrica (Itatiba, São Paulo) Strom Engenharia Elétrica - há 5 anos

Olá. Você deve utilizar disjuntor bipolar, como quer ligar 4 em 4 lâmpadas o disjuntor comercial de 6A estará até super dimensionamento. Recomendo fortemente vice utilizar apenas um disjuntor para alimentar todo o circuito é proteger contra curto circuito e utilizar interruptores simples para a manobra de ligar e desligar as lâmpadas diariamente pois disjuntor embora possa fazer isso ele foi fabricado para proteção. para proteção maior utilize de DR (leia as normas como NBR5410). qualquer dúvida estou a disposição

Responder
Ricardo Jr
Particular - há 5 anos

Bom dia Leonardo, não comprendi direito sua pergunta, mas a ligação dessas lâmpadas eletricamente é em paralelo.

Carlos Eduardo Leme
Celeme Tecnologia (Santo André, São Paulo) Celeme Tecnologia - há 5 anos

Bom dia Leonardo, para fazer esta ligação vc poderá disjuntor bipolar de 1A se for usar apenas 04 lampadas de 18 W por circuito, caso use mais precisa reconsiderar o disjuntor e fio pode ser de 1,5 e também interruptores Bipolar para cortar as duas fases no momento do desligamento.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de automação residencial na sua região