Quais as possíveis causas de uma rachadura na parede?

Essa parede está entre dois cômodos residenciais que estão abaixo do pavimento superior do imóvel onde em cima existe um quarto e ao lado uma lavanderia, quero saber se essa rachadura pode ser do sobrepeso da laje ?

Quais as possíveis causas de uma rachadura na parede?

Essa parede está entre dois cômodos residenciais que estão abaixo do pavimento superior do imóvel onde em cima existe um quarto e ao lado uma lavanderia, quero saber se essa rachadura pode ser do sobrepeso da laje ?

4 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Particular - há 2 anos

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em lhe auxiliar.

R: a patologia pode ser de diversas causas, mas aparentemente parece que não tem uma contraverga apoiada em montantes

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Hélio Almeida

Prezado Alex

Não consegui identificar pela fotos as trincas, mas posso afirmar que se estão apenas no emboço e atingindo, uma e exclusivamente os tijolos vc não precisa se preocupar.

A estrutura se desloca por diversas causas e o emboço, assim com todos os demais revestimentos e a própria alvenaria não se deslocam da mesma forma, criando pontos de dilatação, de onde vem as trincas.

O tratamento é simples mas deve ser orientado por um engenheiro que posso transmitir o passo-a-passo.

Responder
Valéria Sartini Fonseca

Boa tarde Alex.

Para uma melhor análise do problema, o melhor seria uma visita técnica no local.

Mas, posso de antemão dizer que possa ser problema de reclaque ou falta de vergas e contravergas. Pelas fotos observa-se rachaduras nos locais de abertura de portas e por isto me remete às vergas e contravergas.

Att.

Eng. Civil Valéria Sartini Fonseca.

Responder
JOSÉ ERNANI LACERDA DE ATAIDE

Essa pergunta requer uma resposta muito ampla.

Falta dados.

Responder
Leandro West
Tetraktys Construção Civil (Jundiaí, São Paulo) Tetraktys Construção Civil - há 2 anos

Bom dia Alex, como vai?

Manifestam geralmente por afundamento do solo (recalque) o que ocasiona consequentemente a deformação da fundação do edifício.

As fissuras na diagonal desenvolvem-se nos cantos das aberturas de portas e janelas. Geralmente estão relacionadas a ausência ou insuficiência de vergas e contravergas, ou carga aplicada na alvenaria maior do que a estrutura poderia suportar.

As rachaduras são o estágio final, onde a ruptura dos elementos é iminente. Possui abertura acima de 3 mm e sua identificação é clara e de longe, por ser bem mais aberta, profunda e acentuada, atravessa ambos os lados da parede.

É necessária a contratação de um profissional habilitado para realização de um laudo de estabilidade estrutural.

Atte.