Como saber qual espessura de fio para rede principal devo comprar?

A minha casa é pequena, tem somente dois fios na rede principal. Eu queria fazer uma pequena reforma e colocar os fios certos e também colocar um fio terra. Na minha casa só tenho uma TV Smart, uma geladeira comum, um som e dois ventiladores. Então, que fio deve comprar para rede principal? E para as tomadas?

Como saber qual espessura de fio para rede principal devo comprar?

A minha casa é pequena, tem somente dois fios na rede principal. Eu queria fazer uma pequena reforma e colocar os fios certos e também colocar um fio terra. Na minha casa só tenho uma TV Smart, uma geladeira comum, um som e dois ventiladores. Então, que fio deve comprar para rede principal? E para as tomadas?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Respostas úteis 1
Rodolfo Rezende
Rezende Manutenções (Atibaia, São Paulo) Rezende Manutenções - há 2 anos

Tem que saber primeiro o tamanho da casa e o que vai ligar ok

Fio principal de padrão é norma sempre trabalha com fio de 16 milímetros coaxial não usa-fio rígido

Oriento não fazer linha de distribuição no forro, e sim fazer quadro de distribuição por segurança de sua casa e sua vida

Responder
Fabio
Labri Engenharia (Cotia, São Paulo) Labri Engenharia - há 2 anos

Olá Josenildo,

O dimensionamento dos cabos de alimentação segue uma série de critérios, apenas profissionais tema capacidade de avaliar isso.

Sendo preciso avaliar as condições existentes, recomendo que peça a um eletricista que avalie a sua instalação, ele terá condições de apresentar a melhor solução para sua necessidade.

Espero ter ajudado.

Responder
MesclaHELP
Mesclahelp (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Mesclahelp - há 2 anos

Bom dia, primeiramente vc tem que fazer um projeto elétrico mesmo que seja um simples croqui, a partir dele vc terá informações necessárias para atende-lo hoje, e também será possível dimensionar novos circuitos, componentes de proteção e automação. Energia elétrica deve ser respeitada, segurança sua de sua família e seus pets vem em primeiro lugar. Fica a dica MeschaHelp

Valdemir Nogueira Chagas

Josenildo, bom dia!

Seria de suma importância que você informasse em que região está a sua casa, isso porque se for no Nordeste sua entrada poderá ser de 220 V, porém no Sul e Sudeste, sua entrada será de 110 V, isso influi na bitola do fio (cabo flexível).

Vou considerar que sua casa está no Sudeste.

Neste caso, os dois fios sua entrada é de 110 V (monofásica + neutro), algo excepcional, o normal seria entrada bifásica (2 X 110 V + neutro).

Voltando a situação que entendi, você deverá usar cabo flexível de 10 mm² de bitola, devendo usar disjuntor de até 50 ampéres. Sugiro, de acordo com as normas, usar cabo preto para fase e azul para neutro, fazer um quadro de distribuição de luz (QDL) dividindo os circuitos a cada 1.200 Watts de potência, usando disjuntores de 20 A; fazer circuito independente para chuveiro elétrico, o qual não poderá ter potência superior a 5.500 Watts e nesse circuito usar cabo flexível de 6 mm². Para as demais tomadas usar cabo 2,5mm² e o aterramento fazer com haste de aterramento de 2,20 m de comprimento e usar cabo de 2,5mm² na cor verde.

Espero ter ajudado e me coloco â disposição para mais esclarecimentos.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Tecserv soluções
Tecserv Soluções Em Eletrica (Mauá, São Paulo) Tecserv Soluções Em Eletrica - há 2 anos

Bom dia.

Cabo 10mm atende muito bem sua necessidade pelas informação passadas.

Se da caixa de entrada até seu quadro de disjuntor interno for uma distância de 40mt ou parecida, essa cabo irá suprir sua necessidade tranquilamente.

Espero ter ajudado.

Responder
Eduardo Vituri
Evec Engenharia E Comércio (Campo Limpo Paulista, São Paulo) Evec Engenharia E Comércio - há 2 anos

Rodolfo

Pela sua descrição, o fornecimento deve ser monofásico (1 fase e o neutro)

Esta casa tem chuveiro elétrico?

Ainda que na sua descrição seja uma casa com eletrodomésticos de baixo consumo elétrico, é preciso prever situações em que eventualmente equipamentos de maior potência (1000W ou mais) como aspirador de pó, secador de cabelo, ou forno de microondas possam futuramente ser ligados, onde a bitola de 2,5 mm² é a mais adequada.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região