Preciso ter ART em terreno terréo?

Acabei de receber minha chave e moro no terreo, só vou colocar piso.... Tenho que ter ART ?

Preciso ter ART em terreno terréo?

Acabei de receber minha chave e moro no terreo, só vou colocar piso.... Tenho que ter ART ?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

14 Respostas

Respostas úteis 1
Chrystian Guimaraes

Bom dia,

Conforme a NBR 16280, toda reforma deverá ser comunicada ao sindico do edifício independente o pavimento que será executada. A ART é o documento legal onde atesta que os serviços estão sendo realizados por profissional qualificado e com responsabilidade.

Responder
Adenilson G
Particular - há 5 anos

Bom dia, Dn. Márcia!

Conforme a NBR 16280, toda reforma deverá ser comunicada ao sindico do edifício independente do pavimento que será executada. A ART é o documento legal onde atesta que os serviços estão sendo realizados por profissional qualificado e com responsabilidade. Confira com seu Síndico, pois cada Condômino possui regras diferentes! Abs. Qualquer dúvida é só nos chamar...

Particular - há 5 anos

R: Em qualquer andar ... toda construção necessita ter um responsavel técnico

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Alice Raso
Eng. Alice Raso, Ufrj (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Eng. Alice Raso, Ufrj - há 5 anos

Márcia, boa tarde!

Provavelmente a sua obra demandará a execução de instalações prediais (hidráulica, esgoto, elétrica, dreno de ar condicionado, por ex.) e, neste caso, a existência de ART é obrigatória.

A ART(anotação de responsabilidade técnica), é elaborada por um engenheiro, diretamente no site do CREA (Conselho Regional de Engenharia).

O engenheiro poderá ou não elaborar um projeto e fazer visitas à obra, sempre que necessário, para que a execução acompanhe as premissas de cada projeto. Desperdícios de materiais não são aceitos e minimizam as chances de retrabalho - quando existe projeto, a obra acontece com mais rapidez e economia.

Certamente você desejará que a sua obra seja executada no prazo, com segurança e a indicação de profissionais qualificados e responsáveis.

Qualquer obra de expansão, por menor que seja, requer e merece atenção.

Se precisar, estou à disposição para enviar uma proposta, sem compromisso.

CONTRATE UM ENGENHEIRO CIVIL

Atenciosamente,

Alice Raso Camargo Zoss

4 fotos
Responder
Amanda
Engenharia & Construção (Avaré, São Paulo) Engenharia & Construção - há 5 anos

Olá Márcia, tudo bem?

Eu não acho que seja obrigatorio, mas acho muito importante a necessidade de uma ART, pois caso você contrate um profissinal que emita a art para você, esse engenheiro ficara responsável pela reforma, fazendo com que a execução seja correta, não correndo o risco prejudicar a edificação.

KVF Engenharia Ltda-FERNANDO

Após alguns acidentes em alguns edifícios foi criada um norma que toda e qualquer reforma ou construção em um apartamento ou residência. É obrigatória a ART e o acompanhamento de um Engenheiro ou Arquiteto responsável pela sua obra independente do que se vai realizar.

Responder
PATRICIA DEL CASALE
Ortometria Engenharia (Osasco, São Paulo) Ortometria Engenharia - há 5 anos

Segundo ABNT NBR 16280:2015, a ART é para gestão de controle de processos de uma obra ou reforma. Independente do trabalho a ser realizado. Portanto, é necessário sim. E outra, é uma garantia sua de que sua obra terá um responsável técnico, que deve ir na obra e verificar o que está sendo executado. Eng. Civil Patrícia Pereira Del Casale

Responder
Marcelo Sorrentino Sorrentino
Sorrentino Engenharia (Jaú, São Paulo) Sorrentino Engenharia - há 5 anos

Sim é necessário pois a ART é um documento legal que assegura que as atividades estão sendo realizadas de forma segura e com acompanhamento de um profissional habilitado garantindo que sua reforma não afetará o imóvel de uma forma geral. A maioria dos condomínios exige, porém é necessário verificar as exigências do seu em particular.

Responder
Michel Hiro Nascimento Kakuichi

Bom dia Márcia!

Vai depender da exigência do síndico do seu condomínio. Tenta negociar com ele. Eu, particularmente, não vejo necessidade de ART/RRT para o seu caso.

Att.

Arquiteto Michel Hiro Nascimento Kakuichi.