Preciso tirar dúvidas

Boa tarde, minha casa tem trinta anos, trata-se de um sobrado, quando comprei a pessoa que me vendeu me passou a planta e também um projeto para construção de um terceiro andar; estou fazendo uma pequena reforma no terraço (onde seria o terceiro andar), este terraço tem um banheiro e um quarto e o resto é área livre, o terraço tem 125m², tive que acertar a laje para dar caimento no piso, agora estou preocupada, será que coloquei muito peso sobre a casa? mesmo tendo um projeto para um terceiro andar, o problema é que pessoas que não intendem nada ficam dando opinião, "nossa olha o peso na laje" e isso tem me deixado preocupada, vcs podem me orientar?

Preciso tirar dúvidas

Boa tarde, minha casa tem trinta anos, trata-se de um sobrado, quando comprei a pessoa que me vendeu me passou a planta e também um projeto para construção de um terceiro andar; estou fazendo uma pequena reforma no terraço (onde seria o terceiro andar), este terraço tem um banheiro e um quarto e o resto é área livre, o terraço tem 125m², tive que acertar a laje para dar caimento no piso, agora estou preocupada, será que coloquei muito peso sobre a casa? mesmo tendo um projeto para um terceiro andar, o problema é que pessoas que não intendem nada ficam dando opinião, "nossa olha o peso na laje" e isso tem me deixado preocupada, vcs podem me orientar?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Respostas úteis 1
Eng. Alvaro Clifford

Sugiro que um profissional legalmente habilitado faça um estudo do seu projeto e do que foi edificado juntamente com uma análise de aparecimento de trincas ou rachaduras ou fissuras em qualquer posição onde antes não existia. Não faça reformas sem o acompanhamento deste profissional habilitado, ainda mais em laje, estrutura, pode ser perigoso. Temos uma norma recente que obriga no caso de qualquer reforma a assinatura de uma ART. Espero ter ajudado pode contar conosco caso necessite deste ou outro serviço.

Responder
Susana   Rodrigues
Ibisem Engenharia (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Ibisem Engenharia - há 8 anos

Rachaduras a 45° de portas e janelas são comuns não é um problema estrutural e rachaduras onde há emenda de pilar e alvenaria também são comuns devido a dilatação das peças que são diferentes. Observe se as rachaduras são em vigas e pilares que são as partes que sustentam a casa. A primeira e a segunda foto mostra uma rachadura esteticamente feia, uma mostra rachadura de canto de esquadria e a outra rachadura da massa. Já a terceira foto é uma rachadura preocupante que precisa ser acompanhada para verificar se irá aumentar ou foi uma deformação pontual.

3 fotos
Responder
Soraya
Particular - há 8 anos

tirei algumas fotos de fissuras que já existiam na casa, essas fissuras são preocupantes? ou são superficiais? tem outras mas bem menores essas são as maiores, o que fazer ?

4 fotos
Welsis melo
Aconstruindo Seu Lar (Americana, São Paulo) Aconstruindo Seu Lar - há 8 anos

meu amigo, trabalho com construção a 20 anos, e uma coisa que aprendi, nesses 20 anos é:

sou pedreiro, sim logo trabalho com alvenaria

sou eletricista, sim logo trabalho com energia e cabos elétricos.

sou azulejista, sim logo trabalho com cerâmica revestimento...

entendeu?

se você quer mesmo segurança para sua família e para você? contrate um profissional na área de engenharia estrutural, e mande avaliar seu projeto.

afinal imóvel compramos reformamos vendemos demolimos.

filhos parentes pai e mãe só temos os nossos.

segurança em primeiro lugar

Responder
Glauco Medeiros
Cadmo Engenharia De Soluções (Brasília, Distrito Federal) Cadmo Engenharia De Soluções - há 8 anos

Soraya, sou engenheiro civil e assim como os colegas me preocupei com seu caso.

Sugiro que contrate um engenheiro civil qualificado para te orientar quanto à soluções técnicas que não coloquem em risco a integridade da sua estrutura.

Casos de sobrepeso ou sobrecarga excessiva em lajes podem provocar problemas de durabilidade na sua estrutura (aparecimento de trincas e fissuras), e em casos mais graves até o colapso.

Gostaria também que explicasse melhor o que é "acertar a laje".

Caso necessite de acompanhamento técnico em Brasília e região, fique a vontade para nos procurar.

Responder
Daniel Tomé Sampaio
Particular - há 8 anos

Aconselho também a procura de um profissional onde será feito uma avaliação de sua estrutura consequentemente conforme as normas da atualidade garantirá para você a segurança da sua edificação assim procure um profissional .

Roberto Souza
Particular - há 8 anos

boa noite sobre sua laje suportar o peso, cada metro quadrado de laje suporta ate 2000kg, pra saber se sua laje ou estrutura da sua casa foi afetada com esse reforma, observe se apareceu tricas ou rachaduras nas paredes próximo a janelas, se não esta tudo bem, uma dica e sempre fazer algo acompanhado sem as vigas e colunas do pavimento de baixo, assim garantido paz e tranquilidade,.