Onde tirar meu MR10?

Gostaria de saber onde posso encontrar o curso para que eu possa me profissionalizar ainda mais na área

Onde tirar meu MR10?

Gostaria de saber onde posso encontrar o curso para que eu possa me profissionalizar ainda mais na área

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Joeber Marido de Aluguel Sos do Lar
Particular - há 4 anos

Quem deve fazer o curso básico da NR-10?

A norma regulamentadora nº 10 estabelece os requisitos e as condições mínimas para a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de modo a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que direta ou indiretamente interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade. Neste post vamos explicar quem deve fazer o curso básico da NR-10, veja a seguir.

A norma regulamentadora nº 10 aplica-se às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e na ausência ou omissão destas, as normas internacionais cabíveis.

O subitem 10.6.1 da norma regulamentadora nº 10 estabelece detalhadamente que as intervenções em instalações elétricas com tensão igual ou superior a 50 Volts em corrente alternada ou superior a 120 Volts em corrente contínua somente podem ser realizadas por trabalhadores que atendam ao que estabelece o item 10.8 na norma regulamentadora nº 10 (habilitação, qualificação, capacitação e autorização dos trabalhadores). Este item, especifica a classificação dos trabalhadores em relação a norma regulamentadora nº 10, conforme descreveremos abaixo:

• Profissional Qualificado – É aquele que comprovar conclusão de curso específico na área elétrica reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino. Por exemplo: Eletricista, eletrotécnico, engenheiro eletricista.

• Profissional Legalmente Habilitado – É o trabalhador previamente qualificado e com registro no competente conselho de classe. Por exemplo: Engenheiro eletricista com registro no CREA.

• Profissional Capacitado – É o trabalhador que recebe a capacitação, orientação e trabalhe sob a responsabilidade do profissional habilitado e autorizado.

• Profissional Autorizado – São os trabalhadores qualificados ou capacitados e os profissionais habilitados, com anuência formal da empresa.

Veja alguns cursos disponibilizados no formato online (EAD) relacionados ao tema:

• NR-10 Básico

• NR-10 Complementar (SEP)

• NR-10 Reciclagem Básica

NR10: Qual o objetivo?

A Norma Regulamentadora 10 foi criada pelo Ministério do Trabalho e Emprego Brasileiro, visando garantir e melhorar a segurança de todos os profissionais que atuam com instalações elétricas e/ou atividades que envolvam eletricidade. A sua atualização mais recente aconteceu em 2004.

A NR10 foi criada porque o número de acidentes ocorrentes nessa atividade estava muito elevado, principalmente entre os profissionais que atuavam com alta tensão. Este fator era ainda mais preocupante pelo mal treinamento dos profissionais terceirizados, ou seja, eles não recebiam a devida instrução e com isso, acabavam se tornando as principais vítimas.

NR10: Aplicação?

Como já foi dito, a NR10 se aplica a todos os trabalhadores que atuam com eletricidade, ou seja, baixa, média ou alta tensão! Confira a lista a seguir:

• Geração, transmissão, distribuição e consumo.

• Projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e ou trabalhos efetuados nas suas proximidades.

A norma fala que todas as instalações elétricas devem contar com medidas de controle de risco de acidentes elétricos, além de uma identificação precisa de todos os circuitos elétricos ali existentes.

Portanto, é necessário criar um Prontuário de Instalações Elétricas, que precisa ser mantido sempre atualizado pelo empregador e permanecer à disposição de todos trabalhadores envolvidos naquelas instalações. É importante frisar que estes documentos precisam ser elaborados por um profissional legalmente habilitado.

Outro ponto muito importante da NR10 é que os empregadores tem obrigação de submeter os seus funcionários à treinamentos específicos. Sendo que este treinamento deve ter carga horária de 40 horas para o curso básico e mais de 40 horas para o curso complementar. Os treinamentos devem ser realizados por profissionais qualificados e habilitados.

NR10: Principais pontos abordados

• Objetivo e campo de aplicação

• Proteção contra incêndio e explosão

• Sinalização de segurança

• Medidas de controle

• Segurança em projetos

• Habilitação, qualificação, capacitação e autorização dos trabalhadores.

• Segurança na construção, montagem, operação e manutenção

• Segurança em instalações desenergizadas

• Procedimentos de trabalho

• Situação de emergência

• Segurança em instalações energizadas

• Trabalho envolvendo alta tensão

• Responsabilidades

3 fotos
Particular - há 4 anos

R: Indico sempre o SENAI

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Júlio César Santana

Amigo se caso você tenha feito um curso de elétrica e tenha o ensino médio completo faça um técnico, mas se você fez o curso de elétrica e quer um outro curso melhor te indico o online da Engehall, procura no YouTube, o curso é maravilhoso, as pessoas aprende se tiver força de vontade e percebo que você tem essa força. Procura lá no YouTube Engehall que você vai se surpreender com o conteúdo do curso, eles dão diploma reconhecido nacionalmente vale a pena. Um forte abraço

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região