O que fazer em caso de desgaste na viga de concreto?

Estou instalando um ar-condicionado no apto que possui construção em alvenaria foi feito cortes.nas paredes.para embutir a tubulacao. porem.houve um.pequeno desgaste na viga de concreto...estou preocupado.

O que fazer em caso de desgaste na viga de concreto?

Estou instalando um ar-condicionado no apto que possui construção em alvenaria foi feito cortes.nas paredes.para embutir a tubulacao. porem.houve um.pequeno desgaste na viga de concreto...estou preocupado.

3 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Marcos Piovezam
Piovezam Engenharia E Arquitetura (Presidente Prudente, São Paulo) Piovezam Engenharia E Arquitetura - há 5 anos

Leandra, boa tarde.

A princípio, fique tranquila. Pelo que vi nas fotos, APARENTEMENTE a viga a que você se refere é uma estrutura chamada "verga". Se for, não vai lhe causar grandes problemas, a não ser de natureza estética. Após o fechamento do buraco na parede, fique atenta ao comportamento das proximidades. Verifique se aparecerão fissuras em volta. Se aparecerem algumas fissuras, verifique se elas aumentam com o passar do tempo, e se notar, contrate imediatamente um engenheiro civil que possa analisar a situação pra você. Se o prédio tiver sido bem dimensionado, sobre a "verga" haverá a "viga". Isso é o que esperamos. Essa sim é responsável por distribuir o peso pela estrutura do prédio. No mais, verifique com o síndico do seu prédio a possibilidade de pegar uma cópia do projeto estrutural. Um bom pedreiro poderá lhe passar algumas informações prévias com o projeto na mão. MAS EM NENHUMA HIPÓTESE, deixe de contactar um engenheiro caso note as fissuras que lhe falei anteriormente.

Abraços.

Responder
Pinturas Prediais Solução

Para fazer uma recuperação estrutural, inicie pela verificação das possíveis causas, como fissuras e trincas, corrosões de armadura, manchas na superfície e falhas de concretagem.

Após o diagnóstico, escolha a argamassa que melhor atenda às necessidades da obra. Limpe a área criando uma superfície aderente. Com um martelo, apicoe e elimine todas as áreas deterioradas ou não aderidas, formando arestas retas.

Retire o concreto em volta das armaduras corroídas, deixando, no mínimo, 2 cm livres em seu contorno. Se a armadura estiver muito deteriorada e com perdas, troque-a.

Se a armadura estiver com uma agressão apenas superficial, limpe a ferrugem com uma escova de aço. Aplique sobre toda a armadura, com pincel, uma camada de um produto inibidor de corrosão.

A superfície deve estar resistente, rugosa, limpa e isenta de partículas soltas, pintura ou óleos que impeçam a aderência do produto.

Molhe a área a ser recuperada.

Aplique o reparo estrutural quartzolit e, depois, molde com colher ou mesmo com as próprias mãos protegidas com luvas.

O adensamento e a regularização são feitos com régua de madeira ou alumínio.

Aplique em camadas de 0,5 a 5 cm, no máximo. Para espessuras maiores que 5 cm, fazer em duas camadas, com espaço de tempo entre as camadas de, aproximadamente, 6 h.

Para recuperações em locais de difícil acesso, recomenda-se o uso do supergraute quartzolit. Siga as recomendações descritas nas fotos de 2 a 6. Monte a forma necessária de maneira que permita o lançamento do produto. Após 24 h, realize a remoção das formas.

Responder
Alexandre Yano
Amy Serviços De Construção (Guarulhos, São Paulo) Amy Serviços De Construção - há 5 anos

Leandra, analisando apenas pelas fotos acredito que aqueles cortes acima da abertura da tubulação de ar condicionado que está tirando seu sono! Estes cortes foram realizados com makita? Qual foi a profundidade? Pelas fotos não verifiquei nenhum dano profundo na estrutura logo risco de queda é pouco provável! A recuperação é bem simples! Qualquer dúvida estou a disposição !

Responder
Welson Cardoso da Silva

Bom dia Leandra, pela sua foto, não vejo o "desgaste" da viga, porém imagino que, ao rasgar as paredes, deva ter pego a viga, se for o caso, sugiro uma visita técnica ao local, somente por fotos não é possível fazer uma análise correta.

Tudo tem que ser levado em conta:

Tipo de edificação (casa, Apt, sobrado, etc..)

O que há acima da laje....

Entre outras, espero ter ajudado.

Abraço e boa sorte.