Como proceder com minha obra?

Preciso trocar 2 caixas d`água de 1000 litros, hoje estão instaladas em cima de madeiras e são de amianto. Quero substituir as madeiras por laje com vigas e isopor e as caixas. Posso fazer?

Como proceder com minha obra?

Preciso trocar 2 caixas d`água de 1000 litros, hoje estão instaladas em cima de madeiras e são de amianto. Quero substituir as madeiras por laje com vigas e isopor e as caixas. Posso fazer?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Lucas Francisco de Carvalho Coelho
Particular - há 6 anos

Bom dia, Janaina.

Se entendi bem a questão, eu diria que é possível, mas com ressalvas.

Primeiro de tudo é necessário que um Eng. vá até o local para avaliar se a estrutura onde a laje será apoiada tem resistência suficiente para suportar não somente o peso próprio da laje, mas também o peso das caixas com a água.

Caso seja capaz, a estrutura poderá ser construída mas atente-se para o fato de que estas lajes não estão aptas a receberem a caixa d'água diretamente sobre elas. Será necessário construir um estrado de madeira com dimensões apropriadas para apoiar as caixas sobre ele. O estrado serve tanto para nivelar o fundo da caixa, que provavelmente será de fibra (correto?), quanto para redistribuir as cargas das caixas aos apoios (vigas).

Mas, como sempre, recomendo que um Eng. Civil habilitado e capacitado vá até o local para avaliar e lhe direcionar.

Os remédios precisam de receita médica, as obras precisam de Engenheiros Civis e Arquitetos.

À disposição.

Heran Porto
Engcon (Petrolina, Pernambuco) Engcon - há 6 anos

Olá Janaína, tudo bem?

Até mesmo lajes de vigota e isopor, se bem executadas e projetadas, podem suportar cargas maiores, como seu caso, que são duas caixas de 1.000 litros. O ideal é procurar um engenheiro civil, para analisar a sua situação e o projeto estrutural desta laje.

Espero ter ajudado.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Precisaria ver se a estrutura suportaria o peso da laje; Use painel Wall, que tem mais resistencia que madeira;