quanto custaria um projeto arquitetônico?

Pessoal, qual o preço/m² do projeto arquitetônico, estrutural, elétrico e hidrossanitário para residência padrão baixo e área a ser construída entorno de 140 m² ?

quanto custaria um projeto arquitetônico?

Pessoal, qual o preço/m² do projeto arquitetônico, estrutural, elétrico e hidrossanitário para residência padrão baixo e área a ser construída entorno de 140 m² ?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Respostas úteis 1
Eng.° Antonio Alves
Britto (Catu de Abrantes, Bahia) Britto - há 5 anos

Creio que não seja classificada como sendo de baixo padrão, apesar de que o acabamento poderá ser.

Segundo o CREA, a soma dos custos com todos esses projetos é de R$64/m².

Quando se trata de construções de interesse social o preço cai para algo por volta de R$750.

Mas o preço mínimo para construções como a sua não podem ser inferior a R$2890.

O intuito do projeto é proporcionar economia, sustentabilidade e segurança, mas para que isso ocorra é dedicado muito tempo. Quando isso não ocorre, certamente que o profissional cobra abaixo do preço tabelado, pois ele dedica pouco tempo, contudo, nesses casos, o projeto é quase sempre uma perda de recursos, pois não está cumprindo com a sua função.

Exemplo: o cliente contrata um cara que cobra, para o seu caso, R$3000 para fazer tudo, então ele terá que ser muito rápido. Não fará estudo dos ventos, solar, sobre a condutividade térmica dos materiais, compatibilização dos projetos, memorial descritivo, não levará o projeto na prefeitura, não se preocupará com os gastos, irá superdimensionar vários itens, etc. Por fim, o cliente não terá o conforto térmico, acústico e economia tanto na conta de energia como na execução do serviço.

Para se ter ideia, um bom projeto arquitetônico gera uma economia por volta de 10% e uma valorização do imóvel em mais de 10%, mas é só cobrado 4% do valor do imóvel.

Em um projeto estrutural de edifício, o prejuízo por superdimensionamento pode ser bem elevado, mas um bom projeto estrutural custará por volta de 2%.

Aconselho a contratar um ótimo escritório de arquitetura e fazer os outros projetos com escritórios de engenharia e solicitar a compatibilização dos projetos.

Responder
Antonio Sergio Aliverti

O projeto completo de uma residencia que conta com plantas executivas de elétrica, hidráulica, estrutural e arquitetônica, com as quatro fachadas, telhado, planta de situação no terreno , paisagismo e humanização, sairia em torno de R$ 70,00 o metro quadrado. As plantas assinadas de legalização junto a Prefeitura com a sua devida responsabilidade civil com entrada no órgão local, acompanhamento até a sua aprovação, lhe permitindo colocar placa com o responsável técnico , ficaria em R$ 4.500,00.