Tenho um terreno de 20 frente x 50 comprimento, quanto vou gastar em media para mura-lo ?

Tenho um terreno de 20 frente x 50 comprimento, quanto vou gastar em media para mura-lo ? Teria outras opções de cerca de ocultação por exemplo ?

Tenho um terreno de 20 frente x 50 comprimento, quanto vou gastar em media para mura-lo ?

Tenho um terreno de 20 frente x 50 comprimento, quanto vou gastar em media para mura-lo ? Teria outras opções de cerca de ocultação por exemplo ?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Respostas úteis 1
Alexsander Mendes
Particular - há 3 anos

Boa noite, Mário! É um prazer poder auxiliá-lo!!!

Não se assuste: material e mão de obra, custo direto: R$ 50.000,00

Se quiser saber como chegar nos números, continue lendo...

Vamos lá: primeiro você tem que dividir entre material a mão de obra. Há muitas composições que podem ser usadas, mas vamos no básico:

Se o muro de fechamento for de tijolo cerâmico de 10x20x30 (9x19x29), considerando muro acabado de 15cm, contemple a largura do bloco 9+0,5cm de chapisco de cada lado e 2 a 2,5cm de massa de cada lado, o que vai dar uma espessura de aproximadamente 15cm.

Para 1m2, cerca de 17 tijolos (lógico que se colocar a área de cada tijolo - 19x29 - vão ser 18, mas tem a massa de assentamento....). A massa tem em média 2cm. Considerando metragem corrida, sua variação é pouca. Lembre-se de assentar os tijolos de forma que acompanhe o plano, não assentando inclinado, pois isso pode gerar carga nos pilares de travamento.

Um muro de divisa tem cerca de 2m de altura. Para ficar fácil a conta. Assim, 20m x 2=40m2, para frente e fundos, sem descontar portões (sugiro não descontar por causa das perdas). A mesma conta para os lados/ 50mx 2m=100m2. Portanto: 40+40+100+100=280m2

Ou 20+50=70, 70x2m=140m2, para dois lados, 280m2.

17 tijolos/m2 x 280= 4.760 tijolos.

Além disso, precisa de pilares de canto e pilares a cada 3 ou 3,5m, que guiarão as juntas depois de rebocado, para evitar trincas de dilatação devido ao tamanho e travar todo o muro, junto com a cinta de travamento superior. Considerando 140m (20+20+50+50), temos 58 pilares. Para os pilares, embora a norma peça um mínimo de 20x20 e barras de 10mm, para um muro de fechamento, não estrutural, de 15, basta deixar um espaço entre cada pano de alvenaria de 20cm, e colocar tábuas de 30cm de cada lado, ferragem de 8mm (4 barras de 2 m) com estribos de 5mm cada 20.

Antes de tudo, claro, deve existir o alicerce do muro, que pode ser uma sapata corrida tipo viga, 20x20, escavada, com armação 4 x 8mm e estribos de 5mm a cada 20, deixando a ferragem dos pilaretes de travamento conforme descrito acima.

Então temos:

Alicerce escavado, armado, concretado, esperas dos pilarense colocadas (58 x 4 barras de 8mm com 2 metros + 10 estribos de 5mm por pilar + aço da sapata 4 x 140m de barras de 8mm e 700 estribos de 5mm, isso vezes 2, pois tem a cinta de amarração, mas ela vai ter metade da largura da cinta, então metade dos tamanhos dos estribos e metade do concreto = aproximadamente uns 700kg de aço - considerando perdas, aramares recozido e pg18 para formas).

Concreto: 140x0,2x0,2 para sapata e 140x0,2x0,09 para cintas: 8,4m3.

0,1m3 de massa por m2, o que dá 28m3 de massa. Fora chapisco e massa interna e externa que não vou computar isso.

Concluímos, aproximadamente:

4700 tijolos = 6000,00

700 kg de aço = 7000,00

300m2 de tábua de 30cm (reutilizar para a cinta de amarração horizontal no topo do muro, concretagem de pilares alternadas e sarrafos de travamento) 3000,00

9m3 de concreto 3000,00 aproximadamente (sapata, pilares e cinta de amarração)

28m3 de massa para assentamento. 6.000,00

A isso, juntamos o custo da mão de obra (que pode ser combinada com o executor por etapa: fundação, pilar, alvenaria, etc), mas que, somando, fica entre 80,00 e 100,00m2. Na média, 25.000,00 (com lucro do empreiteiro).

Total Aproximado 50.000,00 ou

179,00/m2

Mas lembre-se: é apenas uma estimativa e existem custos indiretos não computados.

Outra alternativa é o fechamento em tela com mourão de concreto, base de concreto para travar a tela. Mas não é esteticamente bacana nem seguro, mas sai bem mais barato!!! E pode ser utilizado mourões retos e utilizar cerca viva tipo “era”, “trepadeira” ou “Sansão do Campo”, como a foto anexa, que torna barato o fechamento e dificilmente penetrável devido à malha feita pela vegetação, mas requer manutenção constante. E depende do vizinho....

2 fotos
Mario
Particular - há 3 anos

Bom dia, obrigado pelo retorno, irei avaliar, sobre a tela com mourão de concreto, quanto ficaria ? vcs parcelam esse valor ? o terreno fica na cidade de São Roque SP, vc atendem essa região ?

Particular - há 3 anos

R: Qual seria a altura do muro que desejará? Quais materiais pretende usar?

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Ivanildo Pereira
Pereira Construções (São Carlos, São Paulo) Pereira Construções - há 3 anos

Bom dia Mário.em mesia de mao de obra vc gastará.25000.pra erguer e rabocar.

Responder
Mario
Particular - há 3 anos

Bom dia, obrigado pelo retorno, irei avaliar, vcs parcelam esse valor ? o terreno fica na cidade de São Roque SP, vc atendem essa região ?

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção muros na sua região