Sou obrigada a construir um muro em meu terreno?

Compramos metade de um terreno e a outra metade outra pessoa comprou e construiu uma casa porem agora esta tendo infiltrações na casa dela

Meu terreno não tem nenhuma construção ainda e ela quer que eu construa um muro por causa que esta entrando água na casa dela

Sou obrigada a construir ou nao?

Sou obrigada a construir um muro em meu terreno?

Compramos metade de um terreno e a outra metade outra pessoa comprou e construiu uma casa porem agora esta tendo infiltrações na casa dela

Meu terreno não tem nenhuma construção ainda e ela quer que eu construa um muro por causa que esta entrando água na casa dela

Sou obrigada a construir ou nao?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Respostas úteis 1
Fabio Nagasawa
Nagasawa Engenharia (São Bernardo do Campo, São Paulo) Nagasawa Engenharia - há 6 anos

Não é obrigada e a construção de um muro não vai resolver o problema dela.

Responder
Antonio Luiz Salles
Antonio Luiz Salles (Sumaré, São Paulo) Antonio Luiz Salles - há 6 anos

não tem necessidade da construção de um novo muro, se vc for construir no terreno, buscar um profissional para as orientações necessárias, projetos e etc....., quanto a sua vizinha deve resolver o problema sem sua intervenção, pois voce não teve nenhuma participação na obra realizada na outra parte do lote de terreno.

Particular - há 6 anos

R: A construção do muro não resolverá o problema... voce pode permitir que o vizinho faça uma drenagem dentro do seu terreno....

A disposição;

André Dias
M.A.E. - Miguel Arcanjo Engenharia EIRELI. (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) M.A.E. - Miguel Arcanjo Engenharia EIRELI. - há 6 anos

Olá, boa tarde!

Sua vizinha está lhe cobrando para que você faça o muro, para que ela não tenha de fazer o acabamento externo do dela, achando que isso irá resolver o problema, o que pode não ser o caso, se o serviço não for bem realizado.

De qualquer forma você não é obrigada à construir um muro agora... Mas há municípios que exigem que cada proprietário tenha o seu muro... E se o muro dela foi construído para dentro do terreno dela, a lei de muro de divisa não se aplica.

Assim, caso ela venha a questioná-la novamente, sinta-se à vontade para sugerí-la que faça o acabamento do muro dela, se você não tem o interesse de construir o seu muro agora.

Para se sentir mais segura, você pode buscar maiores informações na prefeitura de seu município, no setor de obras.

NOTA: Se o muro dela estiver na divisa aí os termos podem vir a ser diferentes.

Um abraço!

Responder
Adriana S Villela Rothenberg
AVR Studio Arquitetura e Engenharia (São Paulo Zona Sul, São Paulo) AVR Studio Arquitetura e Engenharia - há 6 anos

Alessandra, boa tarde,

O ideal seria você e sua vizinha consultarem um advogado e entrarem em comum acordo. A política da boa vizinhança sempre é a melhor.

Em relação a chuva que está entrando na casa vizinha, deve ser um problema de falta ou má impermeabilização durante a construção.

Responder
JOSÉ ERNANI LACERDA DE ATAIDE

A lei diz que sobre o muro tem uma linha imaginaria de divisa.

Se o vizinho construiu um muro por direito metade do muro ou parede pertence a seu terreno.

Seria bom vocês ir num advogado pedir para ele notificar o seu vizinho que vc autoriza ele a rebocar e pintar o muro para que ele possa impermeabilizar o muro.

A lei também da o direito a ele de recorrer pedindo que vc ressarça metade do custo do muro.

Esta tudo na lei de vizinhança.

É melhor vc procurar um advogado para ele te lucidar melhor.

Tem que ser um pratico no assunto.

Isso é complicado geralmente da demanda onerosas.

Briga com vizinhança não é bom.

Pelo que eu li no conselho de outros eta tudo errado.

Não precisa construir seu muro e nem deve.

Se vc construir um muro colado ao dele vai piorar a infiltração dele e ai sim vc vai comprar uma briga daquelas.

Esta tudo previsto na lei.

Se informe com um advogado.

Responder
Rodolfo Condi Ribeiro
Condi Elétrica E Automação (Mauá, São Paulo) Condi Elétrica E Automação - há 6 anos

Problema é do vizinho que o muro não esta impermeabilizado o correto é esse vizinho fazer esse serviço, mas recomendo quando for construir fazer o seu muro também assim evitando conflitos futuros com o vizinho em questão da divisória dos lotes.

Responder
SR Engenharia Consultiva
Sr Engenharia Consultiva (Recife, Pernambuco) Sr Engenharia Consultiva - há 6 anos

Bom dia, Alessandra.

Tudo bem?

A senhora não é obrigada a construir nada em seu terreno por demanda de outros.

Cada lote tem seu próprio muro, independente do vizinho. Para resolver a infiltração no muro de seu vizinho, ele (o(a) proprietário(a) do muro) deveria fazer o acabamento do lado externo revestindo com argamassa e pintando ou impermeabilizando.