Como aumentar a pressão d'água no encanamento do bebedouro?

Prezados, boa noite.

Montamos uma caixa d'água a 4 metros de altura para abastecer 2 bebedouros de coluna (IBBL 40). Colocamos a saída da caixa com 50 mm e nesse tubo, "Ts" de 50 x 25(3/4), sendo 1 T para cada aparelho.

A pressão não ficou boa, em torno de 2,5 kg e já sei que temos que elevar a altura da caixa. Mas pergunto: Se reduzisse de 50 X 1/2 ajudaria a aumentar a pressão?

Muito obrigado!

Como aumentar a pressão d'água no encanamento do bebedouro?

Prezados, boa noite.

Montamos uma caixa d'água a 4 metros de altura para abastecer 2 bebedouros de coluna (IBBL 40). Colocamos a saída da caixa com 50 mm e nesse tubo, "Ts" de 50 x 25(3/4), sendo 1 T para cada aparelho.

A pressão não ficou boa, em torno de 2,5 kg e já sei que temos que elevar a altura da caixa. Mas pergunto: Se reduzisse de 50 X 1/2 ajudaria a aumentar a pressão?

Muito obrigado!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Gilvan M. Machado
Gcs Elétrica e Serviços (Araraquara, São Paulo) Gcs Elétrica e Serviços - há 7 anos

Euler boa tarde, e impossível detalhar o que pode está acontecendo, da for que vc está esplicando a forma que foi feito a montagem, diria que não teria tanta pressão mesmo, mais isso pode ter piorado se alguma sujeira estiver entrado nas torneiras do bebedouro, verifique se isso ocorreu e se melhora o desempenho, caso não melhore, te aconselho colocar um pressurizador, pode até ser instalados nas entradas do bebedouros.

Espero ter ajudado.

Responder
Odair Martins
Adventum Instalações de Hidraúlica (São Caetano do Sul, São Paulo) Adventum Instalações de Hidraúlica - há 7 anos

Olá Euler!

A sua instalação com saíde de 50mm e redução para 25mm, está perfeita. Não vejo a necessidade de aumentar a altura da caixa porque 4 metros já é mais que suficiente! Também entendo que reduzir a tubulação para 20mm (1/2"), não fará nenhuma diferença.

Para esta situação, não deveria haver necessidade de equipar a sua instalação com nenhum método ou aparelho como é o caso de pressurizador. Realmente o problema poderia ser:

_ ar no sistema,

_ vazamento de água,

_ sujeira no sistema, ou

_ regulagem no sistema dos bebedouros

Desejo que encontre a solução companheiro.

Abraço,

Odair

Responder
Isaias Segura Pereira
Particular - há 7 anos

Realmente é muito estranho não haver pressão nos bebedouros, pode ter alguma sujeira no encanamento, ou pode ser que os bebedouros precisam de regulagem para dar mais vazão na ponta do bebedouro.

Caso esteja tudo normal, pode-se colocar uma válvula de pressão na entrada da boia que aumentará a pressão.

Precisando estamos às ordens (SP-SERVICE

Manuel Alves Paiva

olha pela altura de quatro metros de altura intendo que deveria sim haver pressão suficiente para os bebedouros, pq a redução de 3/4 ja seria suficiente pra haver pressão vcs ja procuraram ver se não ha "ar" dentro dos canos, verifiquem, espero ter ajudado.

Responder
Luizinho
Luizinho Bibe - Eletricista e Encanador (Campinas, São Paulo) Luizinho Bibe - Eletricista e Encanador - há 7 anos

Não você tá reduzindo o volume de água tem quê colocar válvulas retenção em cima forró misturando água de rua com água de caixa.

Responder
Antonio Anselmo Macedo
Mafag Manutenção E Montagens Ltda Me (Paulínia, São Paulo) Mafag Manutenção E Montagens Ltda Me - há 7 anos

É simples , na saida da caixa de água que vai para os bebedouros , colocar um cano de 50mm de diâmetro depois uma redução para colocar a mangueira ou cano que vai abastecer o bebedouro e conectar na entrada dele , e pronto acabou o problema.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de encanadores na sua região