Como reparar a instalação da caixa d'água?

Acabo de me mudar para uma casa que o encanamento que vem da caixa d'água é de 1 1/2 polegada até a altura do chuveiro e dali distribui para chuveiro torneiras do banheiro e da cozinha.

Minha caixa d'água fica 1 metro e meio do chuveiro, então tentei aumentar a pressão da água colocando uma saída de 2 polegadas e uma descida de 1 metro com esse cano e então a redução para 1 1/2 polegada, mas não adiantou.

Se eu subir com a caixa d'água mais 1 metro eu consigo uma boa pressão?

Ou você me indicaria outra coisa?

Obrigado

Como reparar a instalação da caixa d'água?

Acabo de me mudar para uma casa que o encanamento que vem da caixa d'água é de 1 1/2 polegada até a altura do chuveiro e dali distribui para chuveiro torneiras do banheiro e da cozinha.

Minha caixa d'água fica 1 metro e meio do chuveiro, então tentei aumentar a pressão da água colocando uma saída de 2 polegadas e uma descida de 1 metro com esse cano e então a redução para 1 1/2 polegada, mas não adiantou.

Se eu subir com a caixa d'água mais 1 metro eu consigo uma boa pressão?

Ou você me indicaria outra coisa?

Obrigado

2 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

14 Respostas

Respostas úteis 4
José Olimpio de Paulo Filho
Particular - há 5 anos

A pressão em uma rede de água, em uma instalação residencial, ou predial, está diretamente relacionada a altura do reservatório de aguá (caixa de aguá), ou seja, maior altura da caixa de água, maior será a pressão de aguá da caixa, menor altura da caixa de aguá, menor será a pressão de aguá da caixa.

Temos que trabalhar em instalação de caixa de aguá (reservatório domiciliar), com MCA (metro de coluna de aguá), para obter pressão, pois pressão de aguá, só depende de altura da caixa de aguá.

Particular - há 5 anos

R: Aumente a altura da caixa, que dará melhor resultado;

A disposição;

Valnei
Maravilha Serviços (Rio de Janeiro Zona Norte, Rio de Janeiro) Maravilha Serviços - há 5 anos

Ola amigo, há erros s instalação de saída na sua cx. Falta um suspiro. Esse T não deveria existir. O certo era fazer outra saída para esse ramal em que esta o T pois oque fizeram deve está dando entrada de ar. Verifique se o chuveiro está entupido. Um abraço.

Responder
Rodney Santana Santana
Particular - há 5 anos

Boa tarde. Eu faria o seguinte compra a válvula de pressão e liga dentro da caixa d'água . Assim vc ficaria usando toda a rede da caixa com a pressão da agua da rua e quando acabar a agua da rua vc teria a agua da caixa para usar sem precisar abrir ou fechar registro gastando somente os 140.00 reais que e o custo médio da válvula. Ok

Beline Fernandes Brasil
Hidraulic Solutions - Caça Vazamentos (Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro) Hidraulic Solutions - Caça Vazamentos - há 5 anos

Olá, tudo o que disseram é válido. Mas para que você obtenha ganho de pressão, você deve elevar sua caixa d'água. Assim você estará aumentando, tendo ganho em MCA(metro de coluna d'água) que que é.

a nomenclatura quando se trata de hidráulica predial. Assim como o colega indicou, substituir os joelhos por curvas, fará que você tenha ganho, pois eliminará a resistência.

Existe uma outra maneira que é bastante eficiente e eu já instalei e recomendo, que é fazer a instalação de um pressostato e bomba d'água, o pressostato identificará que á queda de pressão e acionará a bomba.

Ressalto que todas as respostas dos colegas profissionais, são totalmente válidas. Cabe a você decidir, ou até mesmo mesclar.

Responder
Jorge Luiz da Costa
Jorge L.da Costa Sub-empreiteira De Obras (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Jorge L.da Costa Sub-empreiteira De Obras - há 5 anos

BOA TARDE, A FALTA DE PRESSÃO DA ÁGUA ,E SÓ NO CHUVEIRO OU E EM TODA A SUA RESIDÊNCIA,EU EM PRIMEIRO LUGAR GOSTARIA DE OLHAR TODA PARTE HIDRÁULICA,PARA REALMENTE DAR UMA OPINIÃO CORRETA,POR NÃO SABER QUAL E REAL ALTURA DA SUA CAIXA DE ÁGUA, O CANA DE 2 POLEGADAS E MAIS PARA O USO DO VASO SANITÁRIO, EU USARIA CANO DE 3/4 E DE 1/2.COM CERTEZA TEREMOS QUE ALTERAR ESTÁ TUBULAÇÃO, FAZENDO TUDO DIRETO.. A SUA DISPOSIÇÃO. DE: JORGE COSTA -ABRAÇO

Responder
Lucio Santos
Particular - há 5 anos

Meu amigo eu se fosse você esqueceria os gastos com essa tubulação de alta polegada e vem diminuindo as polegadas por que altura da Caixa não vai te dar nunca vai te dar condição de você manter ou obter uma pressão adequada a necessidade de se o chuveiro que você poderia estar fazendo o mais certo é sugerido por mim como um mestre de obras está levantando a sua caixa d'água 1,5 metros que você tem espaço para fazer o avanço de altura dessa caixa d'água faça isso você vai obter uma pressão adequada para a manutenção do seu chuveiro Ok obrigado bom dia

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de encanadores na sua região