Preciso trocar o fiação da minha casa?

Possuo uma máquina de estamapar trabalho em casa, desde que comprei ela tenho problemas ela vive queimando sempre levo na assistência técnica eles arrumam mas ela queima novamente na última vez o técnico disse para mim que não iria mas arrumar porquê o motivo dela queimar era a fiação da minha residência e sugeriu a troca para um fio de 6mm e um disjuntor de 35A até aí tudo bem, mas eu pesquisando na internet vi um cálculo para ver se a fiação e o disjuntor minha residência estava certa a máquina tem 1200w de potência e é 110 V daí a conta seria 1200/110= 10,90A ou seja um fio de 2,5mm e um disjuntor de 25A seria mais que suficiente para a máquina operar sem problemas então verifiquei minha instalação e o fio é de 2,5 mm e o disjuntor é de 25A e a tomada é de 20A. Então fiquei na dúvida porque a minha máquina sempre queima? É necessário fazer mesmo a troca da fiação e do disjuntor? Preciso muito de ajuda para saber o que fazer estou sem trabalhar no momento porque a máquina queimou novamente vou ter que pagar porque o técnico não vai querer arrumar porque não troquei a fiação e preciso arrumar o problema para poder ligar ela sem que queime novamente.

Desde já obrigada.

Preciso trocar o fiação da minha casa?

Possuo uma máquina de estamapar trabalho em casa, desde que comprei ela tenho problemas ela vive queimando sempre levo na assistência técnica eles arrumam mas ela queima novamente na última vez o técnico disse para mim que não iria mas arrumar porquê o motivo dela queimar era a fiação da minha residência e sugeriu a troca para um fio de 6mm e um disjuntor de 35A até aí tudo bem, mas eu pesquisando na internet vi um cálculo para ver se a fiação e o disjuntor minha residência estava certa a máquina tem 1200w de potência e é 110 V daí a conta seria 1200/110= 10,90A ou seja um fio de 2,5mm e um disjuntor de 25A seria mais que suficiente para a máquina operar sem problemas então verifiquei minha instalação e o fio é de 2,5 mm e o disjuntor é de 25A e a tomada é de 20A. Então fiquei na dúvida porque a minha máquina sempre queima? É necessário fazer mesmo a troca da fiação e do disjuntor? Preciso muito de ajuda para saber o que fazer estou sem trabalhar no momento porque a máquina queimou novamente vou ter que pagar porque o técnico não vai querer arrumar porque não troquei a fiação e preciso arrumar o problema para poder ligar ela sem que queime novamente.

Desde já obrigada.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Taigo ALESANDER
Meltt Manutenção Ltda (Bacaxá, Rio de Janeiro) Meltt Manutenção Ltda - há 6 anos

PRIMEIRO É DE ESTREMA NECESSIDADE QUE TODAS AS RESIDENCIAS TENHA VISTORIA DE ANO EM ANO PARA QUE POSSAR VER AS ALTERAÇÕES NA FIAÇÕES E A QUANTIDADE DE EQUIPAMENTOS E EXISTA NA SUA RESIDENCIA

PARA TODO EQUIPAMENTO ESPECIFICO TEM NECESSIDADE DE SEPARA ALGUNS EQUIPAMENTOS DE TODA CASA EX: CHUVEIROS , AR CONDICIONADOS E ETC

POR ESSE MOTIVO SEU EQUIPAMENTO TEM SER COLOCADO EM UM CIRCUITO SEPARADO COM ATERRAMENTO PRÓPRIO SÓ PARA ELE

SE FOR POSSÍVEL FAÇA SIM SUBSTITUIÇÃO DE SUA RESIDENCIA ATÉ MESMO POR FATOR DE SEGURANÇA E QUALIDADE OK

Responder
Eduardo Landim
Eduardo Landim Arq - Consultoria De Legalizações, Licenças E Obras (Rio de Janeiro Zona Sul, Rio de Janeiro) Eduardo Landim Arq - Consultoria De Legalizações, Licenças E Obras - há 6 anos

Sim. Deve. Desde que tenha um projeto de redistribuição da fiação, disjuntores, quadro, etc.

Um bom instalador resolve, como resolvi aqui como arquiteto que sou.

Mas, um engenheiro eletricista é melhor, com CREA, etc. e adequado ao quadro geral do condominio.

Pelo jeito tem que pegar a planta da casa, distribuir pontos que se quer, rede wifi, internet, telefone, fiação para chuveiro elétrico, microndas, etc.

Nada de improviso.

Responder
Carlos Ferreira Da Silva

Pamela, existem 3 tipos de pontos de consume em eletricidade: iluminação, tomadas de uso geral (TUG's)e tomadas de uso específico (TUE's).

Teu equipamento configura uma TUE, necessitando circuido dedicado exclusivamente. Caso esteja ligado com outros pontos de consumo, pode estar sofrendo entre outras consequências, queda de tensão, o que para componentes eletrônicos é mortal, dependendo do nível de perda.

Responder
Particular - há 6 anos

R: O ideal para equipamentos especificos é ter uma rede dedicada e com folga na fiação para evitar o aquecimento, reduzindo custos de consumo;....

A disposição;

Evandro Ribeiro da Costa
E Ribeiro Costa Instalação, Manutenção e Reformas (Rio de Janeiro Zona Norte, Rio de Janeiro) E Ribeiro Costa Instalação, Manutenção e Reformas - há 6 anos

O meu conselho é que você faça um circuito exclusivo só para a máquina, obedecendo a relação entre potência em

Wats e a tensão com certeza o condutor de 25mm e um disjuntor de 16"Din ou 15 nema.

Usar aterramento.

Jorge Paim
Particular - há 6 anos

Bom dia!

O cálculo assim como a amperagem do condutor e secção estão corretos, mas, você deve se certificar se este circuito elétrico não alimenta outras tomadas... A princípio sua fiação atende sua necessidade até porque seu dispositivo de proteção está bem dimensionado, se houvesse sobrecarga resultaria no desligamento do disjuntor, um abraço Paim!

Jorge Paim
Particular - há 6 anos

Bom dia!

O cálculo assim como a amperagem do condutor e secção estão corretos, mas, você deve se certificar se este circuito elétrico não alimenta outras tomadas... A princípio sua fiação atende sua necessidade até porque seu dispositivo de proteção está bem dimensionado, se houvesse sobrecarga resultaria no desligamento do disjuntor, um abraço Paim!

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região