Aline
Problema no meu telhado

Estou com um problema no meu sítio em relação as telhas do telhado. As antigas encaixam nas novas porém as novas são 1cm a menor, conforme vamos telhando elas começam a torcer p o lado.

Temos 400 telhas velhas e o restante de novas. São 830 telhas para cobrir o telhado todo.

Gostaria de saber se alguém tem uma solução para isso e pode me ajudar.

Problema no meu telhado

Estou com um problema no meu sítio em relação as telhas do telhado. As antigas encaixam nas novas porém as novas são 1cm a menor, conforme vamos telhando elas começam a torcer p o lado.

Temos 400 telhas velhas e o restante de novas. São 830 telhas para cobrir o telhado todo.

Gostaria de saber se alguém tem uma solução para isso e pode me ajudar.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Alexandre
Particular - há 8 anos

Se o seu telhado possuir diversas "águas", como são chamadas as faces do telhado, você deve separar as telhas em cada fase, e a cumeeira e/ou cordões farão a transição. Se o seu telhado for de apenas uma face/água, você precisará fazer uma adaptação no seu telhado. Você pode fazer uma mudança de nível na sua cobertura.

O processo é relativamente simples. Você não especificou o tipo de telhas, mas deve ser colonial. Você precisará calcular a área total do telhado e a área que cada telha consegue cobrir. Com essas áreas, você precisa determinar o trecho inferior do telhado, formando um retângulo com o primeiro tipo de telhas escolhido. Você fará a colocação normal das telhas deste primeiro trecho, quando concluir, na face superior, você precisará instalar uma faixa com madeirite plastificado em toda a extensão do telhado e aproximadamente um metro de largura. Este madeirite será fixado na estrutura do telhado e ficará apoiado nas telhas inferiores. O restante das telhas é colocado e você precisará sobrepor essa transição com pelo menos meia telha, diminuindo a possibilidade de entrada de chuva de vento. Você pode também utilizar uma chapa metálica para fazer a transição

Erinaldo  Marques da Silva

Olá. Olha bem. Não é possível encaixar dois tamanhos de telha...

O que vc pode fazer é. Se o seu telhado for de duas águas. tentar usar um tamanho pra um lado e um tamanho pro outro lado. Fora isso. só trocando por telhas de tamanho igual

Responder
Flavio Mendes
Hauzer Construções e Serviços de Engenharia (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Hauzer Construções e Serviços de Engenharia - há 8 anos

Este é um problema muito comum com peças cerâmicas de lotes diferentes. Neste caso de telhas, aconselho adequar as distâncias das ripas em dois panos diferentes. Por exemplo, metade de cima para as telhas mais antigas, metade de baixo com as telhas mais novas. Um bom carpinteiro poderá lhe auxiliar.