problemas com calor em residencia com telha

quero amenizar o calor ,pesquisei algumas opçoes ,mas , ainda tenho muitas duvidas,como:

Manta de Subcobretura de Alumínio ou Manta Asfáltica?

tintas termicas valem a pena?

forros que amenizam o calor?

e por aí vai :S

problemas com calor em residencia com telha

quero amenizar o calor ,pesquisei algumas opçoes ,mas , ainda tenho muitas duvidas,como:

Manta de Subcobretura de Alumínio ou Manta Asfáltica?

tintas termicas valem a pena?

forros que amenizam o calor?

e por aí vai :S

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

36 Respostas

Respostas úteis 6
João Filipe Costa
Pilares Construtora (Serra, Espírito Santo) Pilares Construtora - há 9 anos

Boa tarde,

Uma opção é usar isopor por dentro da parede que recebe a maior concentração de raios solares.

Fiz um trabalho numa casa aqui na Serra - ES, em que assentei o isopor à parede, passamos uma leve camada de massa e pintamos. Foi uma ótima opção.

Mesmo assim, tem suas desvantagens, foi feito a 5 anos e agora vai ter que realizar manutenção.

Caso precise de fotos ou mais orientações entre em contato comigo.

Filipe

Engenheiro Civil

Responder
Sydnei Muniz
Pvcid- Rebaixamentos Em Pvc. (Belford Roxo, Rio de Janeiro) Pvcid- Rebaixamentos Em Pvc. - há 9 anos

Para este caso, indico a instalação de rebaixamento com pvc 8mm. Fica muito bonito e refresca bastante, com o uso de isopor por cima do pvc.

Responder
Laura Mello
Particular - há 7 anos

Nossa...meu telhado é com pvc rebaixado, como vc diz...parece uma estufa...não tem ventilador que refresque. estamos trocando tudo de novo. Foi dinheiro jogado fora.

João Carlos Santos
João Carlos Telhados (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) João Carlos Telhados - há 9 anos

quero amenizar o calor ,pesquisei algumas opções ,mas , ainda tenho muitas duvidas,como:

Manta de Subcobretura de Alumínio ou Manta Asfáltica?

Subcobertura, elas tem esta função e dão bons resultados, além de baixo custo de material e facilidade de instalação.

tintas térmicas valem a pena?

Sim, dependendo do tipo de telha, se forem de fibrocimento (brasilit, eternit, etc).

forros que amenizam o calor?

Sim, e hoje já existem forros de PVC que vêm com manta térmica colada, que prometem bons resultados.

João Carlos Telhados

Responder
Particular - há 7 anos

Existem algumas opções no mercado as mantas liquidas, se bem aplicadas podem reduzir em média de 5 graus; Outra opção seria a substituição das telhas por termoacusticas, e nas janelas e portas colocar boas fitas de vedação... A disposição; ScalaTécnica

Josefa Paulino
Particular - há 7 anos

Olá, meu nome é Josefa e moro em Manaus no Amazonas há 3 anos construí uma casa no 2º andar e cobri com telha de alumínio por achar que era mais forte pra suportar os ventos e coloquei forro de PVC, o problema é que aqui é muito quente e cada dia o calor vem aumentando principalmente a tarde, então eu pergunto o forro com gesso ameniza o calor ou tem outro material pra forro que ajude a resfriar.

Laura Mello
Particular - há 7 anos

E o "telhado com telha sanduiche", de poliuretano, que é a famosa telha acústica antitérmica? Muitos dizem que é uma ótima solução para calor, vedação de infiltração e é prática pra montar, sem muita bagunça como reforma de telha colonial. Quais são as opiniões sobre esta telha que vem com isopor pra isolar temperatura e barulho?

Laura Mello
Particular - há 7 anos

E o "telhado com telha sanduiche", de poliuretano, que é a famosa telha acústica antitérmica? Muitos dizem que é uma ótima solução para calor, vedação de infiltração e é prática pra montar, sem muita bagunça como reforma de telha colonial. Quais são as opiniões sobre esta telha que vem com isopor pra isolar temperatura e barulho?

Amilton Junior
Amiltec Soluções E Tecnologia (Ponta Grossa, Paraná) Amiltec Soluções E Tecnologia - há 8 anos

Use isolamento térmico como la de rocha diminui ate 30% do calor ou frio.

Responder
Alceu Araujo
Particular - há 7 anos

OLÁ, EU TENHO O MESMO PROBLEMA DA LIVIA MOREIRA, MORO EM UM AP.DE ULTIMO ANDAR CUJO PREDIO POSSUI TELHAS DE AMIANTO E ALÉM DISTO TENHO SOL DA TARDE NAS JANELAS DOS QUARTOS E DA SALA.JÁ FIZ A PINTURA DO TELHADO COM A TINTA ACRILICA TÉRMICA TAMBÉM JÁ CITADA NOS COMENTARIOS, MAS NÃO RESOLVEU DE NADA O AP CONTINUA COM UM CALOR INFERNAL NO VERÃO, NESTES CASOS TODOS COMO POSSO USAR O ISOLAMENTO TÉRMICO INTERNO , SERIA COM O ISOPOR MESMO????

NO AGUARDO E OBRIGADO PELA ATENÇÃO.

Valdemir Nogueira Chagas

Bom, aí estão várias alternativas apresentadas, todas podem atenuar a sensação térmica interna. A minha sugestão para uma residência com laje seria a adoção do telhado verde, que consiste em instalar na laje um jardim, com uma camada de terra. Isso requer uma empresa especialidade, pois a drenagem deverá ser bem feita assim como a impermeabilização da laje. Este tipo de telhado no verão faz com que a temperatura interna fique de 2 a 5ºC abaixo da temperatura exterior e no inverno fique de 2 a 4ºC mais quente que a temperatura externa. O inconveniente é a manutenção. A CKS desenvolve projetos com cunho sustentável onde além do teto verde introduzimos também o reuso de águas e o aproveitamento das águas de chuvas.

Responder
Livia Moreira
Particular - há 8 anos

Boa tarde, moro em um apto e o sol bate na parte da tarde na parede da janela.

É muito quente. Nao adianta ligar o ventilador, pois o ar quente fica circulando.

Estou sentindo muito calor, impossivel de dormir.

Me indicaram colocar la de vidro com drywall, será que resolve?

A parede é do meu quarto e fica com a janela no meio, será que isso pode atrapalhar?

Gostaria de algumas opinioes, pois nao conheço ninguem que fez isso.

Obrigada! Livia.

Livia
Particular - há 8 anos

Boa noite, meu nome é Livia e gostaria de uma ajudinha.

Minha casa e bem alta (como se fosse o 5º andar de um prédio) e não possui telhado, a um tempo atras, devido a infiltrações, meu pai "passou" manta asfáltica na laje de forma a conter as infiltrações. Com isso o calor ficou insuportável, alguma opção para minimizar este calor?

Hyago Háros Nani
Estúdio Nani (Vitória, Espírito Santo) Estúdio Nani - há 8 anos

É importante observar que o calor é mais intenso nas áreas afetadas pelo sol da tarde, que se localizam a oeste logo essa áreas tem que se limitar a zonas de baixa permanência, como banheiros e cozinha por exemplo. A manta é uma opção porém não irá solucionar seu problema, só o amenizará e gerara um problema maior daqui a algum tempo, logo é importante revisar o projeto da casa considerando as influências locais para a setorização correta posicionamento de aberturas corretamente, ventilação cruzada e outros fatores que devem ser analisados. Dessa maneira poderá conseguir uma solução coerente para este problema. As tintas térmicas também ajudam bastante.

Att. Hyago Háros Nani

Responder
Emerson Pereira
Horizontes Consultoria e Engenharia (Pará de Minas, Minas Gerais) Horizontes Consultoria e Engenharia - há 8 anos

Mayara, a opção do forro (seja ele de pvc, madeira ou gesso acartonado) é muito interessante, já que forma um colchão de ar isolante entre o ambiente e o telhado. Se puder fazer um forro ventilado a eficiência aumenta. Entradas de ar na parte baixa do telhado e saídas pela empena ou oitão, ou mesmo por um lanternim na região da cumeeira. Essas circulações de ar, obviamente, deverão ser enteladas e terem dispositivos de proteção contra chuva de vento. Outras opções citadas, como pintura do telhado com tintas especiais, mantas de subcoberturas (aluminizadas, lã de vidro, lã de rocha, vemiculita, ou mesmo isopor), telhado verde, telha tipo sanduíche (núcleo em espuma expandida de poliuretano) etc. também funcionam, mas é preciso fazer uma análise técnica (eficiência térmica, durabilidade, manutenção, estética...) e econômica de cada solução. O entorno da residência também conta: árvores e vegetação, ao invés de grandes áreas pavimentadas, além de contribuir para reduzir o impacto das cheias em cursos d´água melhoram o conforto térmico na residência.

Responder
Gláucia
Particular - há 8 anos

Bom dia! Aldo minha residência não possui forro, e outro detalhe ela foi feita não com madeira e sim com ferro onde se torna mais quente, entende? Sabe me dizer quanto tempo dura esta colocação? e qual o valor deste mesmo por metro quadrado?

Att.

Barros
Particular - há 8 anos

Mayara Jane,...Se você utilizar manta asfáltica (tecnologia já utrapassada), opte por manta aluminizada...Mas, se quiser resolver de vez o problema...há duas opções...Uma se estiver ainda construindo a sua casa...que é um telhado ecológico verde, ou seja...um gramado no lugar das telhas...o que presumo, não é o caso...a outra opção para imóveis novos ou velhos é manta isolante, antitérmica, colocada e fixada sob as telhas de barro ou fibrocimento. Qualquer coisa nos contate...BTD Technikraft..

José Gamonal
Apoio Divisórias E Forros (Juiz de Fora, Minas Gerais) Apoio Divisórias E Forros - há 8 anos

Bom dia Mayara! Uma excelente opção é o forro de PVC com isopor! O isopor é um excelente isolante térmico e isso fará com que o calor seja consideravelmente reduzido!

Entre em contato conosco e faremos um orçamento sem compromisso!

Responder
Marcello Rodrigues De Souza

você t~em algumas opções, primeiro mais rápido e num custo médio seria um forro de gesso com a perda de 5cm no pé direito, segunda opção seria a manta de alumínio colocada abaixo de seu telhado que levaria um tempo de execução um pouco maior pois deve-se tirar todas telhas para aplicar a manta e a outra opção seria a pintura das telhas de branco.

Responder
Aldo
Particular - há 9 anos

sim depende muito se sua residencia possui forro se nao tiver o correto e efetuar uma colocaçao de um forro de gesso junto a esta colocaçao efetuar a colocaçao de uma manta de vidro muito usada em isolamento acustico faça isto e tera resultados que nem vc vai acreditar