Como solucionar problemas com encanamento?

Já fiz duas reformas no meu apto mas ainda assim continua um cheiro de fossa que sai da pia da cozinha. Não consigo saber onde é o problema, o sindico diz que não é do prédio e meu pedreiro diz que não é do apartamento.

Qem é o profissional que pode me dar um laudo para saber qual é o problema? Digo laudo porque se for do prédio, tenho que avisá-los.

Como solucionar problemas com encanamento?

Já fiz duas reformas no meu apto mas ainda assim continua um cheiro de fossa que sai da pia da cozinha. Não consigo saber onde é o problema, o sindico diz que não é do prédio e meu pedreiro diz que não é do apartamento.

Qem é o profissional que pode me dar um laudo para saber qual é o problema? Digo laudo porque se for do prédio, tenho que avisá-los.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Particular - há 5 anos

R: Verifique os sifões ou coloque uma valvula anti cheiro

A disposição;

SR Engenharia Consultiva
Sr Engenharia Consultiva (Recife, Pernambuco) Sr Engenharia Consultiva - há 5 anos

Bom dia, Sra. Maristela Souza.

O problema "está com cara" de falha de projeto ou alteração de projeto durante a execução da obra, por sinal, muito comuns. Nesse caso o problema não seria nem do condomínio nem do apartamento, seria da incorporadora/construtora. Para se ter certeza, um engenheiro deveria fazer a auditoria do sistema de esgoto e ventilação.

O sistema de esgotamento deve ser dotado de ventilação nos tubos, o sistema de ventilação, que tem a função de manter a água dos sifões e eliminar os gases resultantes do esgoto.

Como citado pelo Cristian, a ventilação pode ter sido cortada durante alguma reforma, apesar de achar mais provável ser falha de projeto ou execução da obra do edifício.

Correção de problemas no sistema de ventilação são extremamente difíceis pois os tubos estão embutidos em shafts, abaixo de lajes, encamisados etc...

A solução mais prática foi citada pelos colegas, instalação de sifões, porém, dependendo do nível de falha, talvez seja necessário ficar repondo a água do sifão eventualmente devidos a dinâmica do sistema.

Anexei 2 fotos para ilustrar, um pouco, o que é a ventilação.

Espero tê-la ajudado!

2 fotos
Responder
Marcio Viana Teixeira
MVT Engenharia, Construções e Reformas (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) MVT Engenharia, Construções e Reformas - há 5 anos

Como os colegas falaram o primeiro passo é bem abaixo da cuba instalar um tubo com sifão, caso o mau cheiro continuar peça ao síndico projeto de esgoto do seu apto e chame um engenheiro para avaliar de quem é a responsabilidade dos custos da obra e solução, boa sorte