Problemas com infiltração em prédio antigo

Sou síndica de um prédio que tem mais de 40 anos, temos um problema de infiltração e tenho tido dificuldade de encontrar uma solução definitiva porque o prédio não tem planta, não sabemos que tipo de tubos (provavelmente barbará de esgoto). Os prestadores de serviço que consultamos 1/ sugerem quebrar um pedaço da parede na parte mais baixa da infiltração para ter certeza do que se trata ou 2/ insistem que é necessário apresentar a planta (que não temos).

(O prédio tem poucas unidades e enfrentamos outros problemas que também necessitam de investimento. No próximo ano já estamos nos preparando para realizar a troca do telhado.)

Problemas com infiltração em prédio antigo

Sou síndica de um prédio que tem mais de 40 anos, temos um problema de infiltração e tenho tido dificuldade de encontrar uma solução definitiva porque o prédio não tem planta, não sabemos que tipo de tubos (provavelmente barbará de esgoto). Os prestadores de serviço que consultamos 1/ sugerem quebrar um pedaço da parede na parte mais baixa da infiltração para ter certeza do que se trata ou 2/ insistem que é necessário apresentar a planta (que não temos).

(O prédio tem poucas unidades e enfrentamos outros problemas que também necessitam de investimento. No próximo ano já estamos nos preparando para realizar a troca do telhado.)

3 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Hélio Aparecido
Instalações e Reparos de Hidráulica e Gás em Geral (Votorantim, São Paulo) Instalações e Reparos de Hidráulica e Gás em Geral - há 5 anos

Gina bom dia alem das opinioes do colegas seria bom voce levar em consideração as falhas no rejuntamentos tambem eu ja tive muitos chamados para verificar infiltrações e sempre ja condenado a parte de encanamentos mas com muita atenção e testes detectamos falhas nos cantos de rodape rejuntamentos e bordas de ralos

Muitas veses nas fases de construção o proficional não da muita atenção ao chumbar os ralos e depois o procimo serviço seria regularização impermeabilização e asentamento de piso q nen sempre esta preoculpado com o encanamento feito por outro proficional

Responder
Gina Leite
Particular - há 7 anos

Joaquim, feliz 2017! Queria te mandar uma atualização sobre nosso problema. tivemos uma visita de um engenheiro e ele indicou que provavelmente a infiltração seria proveniente de vazamentos no telhado. No início do ano passado fizemos uma reforma no telhado e tivemos excelentes resultados. Verdade que ainda há um ponto de infiltração que persiste em um apartamento, estamos investigando o caso. Deixo um forte abraço!

Paloma
Particular - há 5 anos

Gina, tenho um apartamento em um prédio antigo localizado em Salvador, também com infiltrações. Gostaria de saber com qual prestador de serviço / Empresa você conseguiu resolver o seu problema.

Aguardo,

Joaquim Merces de Moura
M2 - Soluções Em Eletrica, Manutenção E Automação (Campinas, São Paulo) M2 - Soluções Em Eletrica, Manutenção E Automação - há 8 anos

Gina, com certeza em Salvador você conseguira, pois se trata de uma metrópole e por conhecer o povo e a Cidade... isso tudo é lindo... as vezes tendo uma conservação periódica no caso de 6 em 6 meses evita esse tipo de transtorno... se eu morasse, seria um prazer em te ajudar e te dar dicas... mais qualquer coisa me procura no fórum... estou a disposição... brasileiros somos todos nós... abraços!!!

Responder
Gina Leite
Particular - há 8 anos

Joaquim, muito grata por sua atenção Estou ciente que devo buscar profissionais com responsabilidade técnica. O prédio está localizado em Salvador. Vou seguir sua orientação e buscar uma cópia da planta no órgão responsável na prefeitura. Me desejo sorte :) Um forte abraço, Gina

Joaquim Merces de Moura
M2 - Soluções Em Eletrica, Manutenção E Automação (Campinas, São Paulo) M2 - Soluções Em Eletrica, Manutenção E Automação - há 8 anos

Gina o que acontece no seu condomínio são vícios ocultos que é natural do desgaste dos material na época usados, pois são 40 anos ou mais. No seu caso, são etapas a serem cumpridas, para um investimento e revitalização do mesmo. O que se vê nas fotos e que as plumadas tanto de cozinhas, área de serviço já perderam sua impermeabilização, e as paredes com mofo, bolor, fungos fazendo que o reboco, massa corrida, tinta se oxide. Muitas das vezes os vazamentos são provenientes de cozinhas, banheiros e área de serviços que expelem a maior quantidade de agua suja, além das calhas que em muitos prédios são dentro das paredes ficando difícil a manutenção... Pra tudo existe um jeito, os prestadores só não podem ficar cheio de dedos e não tão pouco com soluções faraônicas que pelo que entendi vocês também não tem tantos recursos. O que recomendo e que dependendo aonde você é sindica, pelo que eu sei se for em São Paulo ou em grandes centros urbanos você consegue uma copia da planta na prefeitura pois todo prédio tem que dar entrada em um órgão, resolvendo esse primeiro problema, fica mais ou menos fácil saber o que tem atrás de cada parede, se bem que hoje já possuem sensores pra fazer leituras ou scanner de paredes, e sempre procure profissionais com responsabilidade técnica Arquiteto ou Engenheiro, isso acaba sendo uma garantia pra você e seus condôminos.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de reformas prédios na sua região