Como resolver problemas com vizinho após obras no meu lote?

Prezados, estou passando por uma situação um tanto chata. Em 2016 comecei uma obra no lote dos fundos da casa dos meus pais pois estava para casar. O lote tinha uma construção na extremidade oposta a este vizinho e essa construção estava em nível superior em relação a entrada do lote (próximo ao vizinho). Acontece que, como eu iria ampliar e usar o máximo de espaço possível, aterrei para que o lote ficasse na altura do ponto mais alto até pq precisaria ser mais alto para fazer a queda da água da chuva para o corredor de acesso e, do corredor, para a rua.

Bom, a obra não foi concluída por questões financeiras e aí começam os problemas: Meu vizinho reclama que está tendo umidade do lado dele pois subi muito a altura do meu piso e alega que não poderia encostar no muro dele e que eu teria que construir muro pro meu lado. Acontece que havia um muro pre fabricado que separava os lotes e eu, em momento algum, encostei no muro dele, mas no pré fabricado (tanto que, quando entram no meu lote, é possível ver que há uns 50cm de muro pré fabricado próximo do chão, rente ao muro dele) Esse muro pré fabricado foi rebocado junto com o muro dele então quem vê do meu lado vê como um muro só com base mais larga, porém essa base é justamente o pré fabricado).

O problema é que ele fez a construção dele colada com o muro, usando esse muro como parede, e agora, sempre que chove e tem problema com umidade, solicita providencias por minha parte uma vez que minha obra é recente. Porém qualquer pessoa está vulnerável a esse tipo de problema quando não dá o espaçamento mínimo e usa os muros que separam lotes como parede. Gostaria de saber se há fundamento na argumentação dele ou se ele está se aproveitando da situação (suspeito que esse tipo de problema ele ja tinha, porém agora pode argumentar que a culpa é minha para se isentar de possíveis gastos).

Ano passado eu concretei o piso e impermeabilizei o piso e o muro (até a altura do pre fabricado) devido a exigências e ameaças dele. Agora ele volta alegar os mesmos tipos de problemas.

Gostaria de um auxilio, por favor.

PS: existe um possível agravante que, como marinheiro de primeira viagem, achava que se regularizava a obra após conclusão e, como a obra está parada desde inicio de 2017 por falta de verba, também não foi regularizada pelos mesmos motivos.

Como resolver problemas com vizinho após obras no meu lote?

Prezados, estou passando por uma situação um tanto chata. Em 2016 comecei uma obra no lote dos fundos da casa dos meus pais pois estava para casar. O lote tinha uma construção na extremidade oposta a este vizinho e essa construção estava em nível superior em relação a entrada do lote (próximo ao vizinho). Acontece que, como eu iria ampliar e usar o máximo de espaço possível, aterrei para que o lote ficasse na altura do ponto mais alto até pq precisaria ser mais alto para fazer a queda da água da chuva para o corredor de acesso e, do corredor, para a rua.

Bom, a obra não foi concluída por questões financeiras e aí começam os problemas: Meu vizinho reclama que está tendo umidade do lado dele pois subi muito a altura do meu piso e alega que não poderia encostar no muro dele e que eu teria que construir muro pro meu lado. Acontece que havia um muro pre fabricado que separava os lotes e eu, em momento algum, encostei no muro dele, mas no pré fabricado (tanto que, quando entram no meu lote, é possível ver que há uns 50cm de muro pré fabricado próximo do chão, rente ao muro dele) Esse muro pré fabricado foi rebocado junto com o muro dele então quem vê do meu lado vê como um muro só com base mais larga, porém essa base é justamente o pré fabricado).

O problema é que ele fez a construção dele colada com o muro, usando esse muro como parede, e agora, sempre que chove e tem problema com umidade, solicita providencias por minha parte uma vez que minha obra é recente. Porém qualquer pessoa está vulnerável a esse tipo de problema quando não dá o espaçamento mínimo e usa os muros que separam lotes como parede. Gostaria de saber se há fundamento na argumentação dele ou se ele está se aproveitando da situação (suspeito que esse tipo de problema ele ja tinha, porém agora pode argumentar que a culpa é minha para se isentar de possíveis gastos).

Ano passado eu concretei o piso e impermeabilizei o piso e o muro (até a altura do pre fabricado) devido a exigências e ameaças dele. Agora ele volta alegar os mesmos tipos de problemas.

Gostaria de um auxilio, por favor.

PS: existe um possível agravante que, como marinheiro de primeira viagem, achava que se regularizava a obra após conclusão e, como a obra está parada desde inicio de 2017 por falta de verba, também não foi regularizada pelos mesmos motivos.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Respostas úteis 2
Wagner Dias Oliveira
W Dias Execuções Em Alvenarias (Campo Grande, Mato Grosso do Sul) W Dias Execuções Em Alvenarias - há 5 anos

Boa tarde Diego, pelo descrito, acreditamos que será necessário você realizar a retirada do calçamento e aterro paralelo a parede do vizinho, após isso retirará todo o reboco da mesma em uma altura de aproximadamente 1.00 mtr acima do nível e a altura abaixo do nível fazendo um trabalho de impermeabilização com produtos específicos para esta situação, depois rebocar novamente com massa com impermeabilização na massa. Aparentemente essa areia da foto recebe pouco sol, então também pode usar impermeabilizante no concreto do calçamento para evitar o lodo.

Responder
Diego
Particular - há 5 anos

Entendi. Eu pensei em algo nesse sentido mesmo. Quebrar o concreto da entrada, tirar a terra e meter concreto com impermeabilizante desde baixo. Aí fica outra pergunta (a título de curiosidade): essa responsabilidade de impermeabilizar o meu muro para não passar umidade para o muro do vizinho de baixo q subiu rente ao meu, é obrigação minha independente dos fatos? Ou só pq aterrei recentemente? Pergunto pois na casa dos meus pais (que é no lote da frente) temos o mesmo tipo de problema com o vizinho de cima. O Reboco estourou e quando o pedreiro foi reformar, solicitei autorização do vizinho de cima para impermeabilizar do lado dele. Sempre imaginei que quem usasse muro de divisa como parede de cômodo que arcasse com as consequências tendo em vista que esse tipo de problema sempre vai ocorrer uma vez que o muro fica exposto a chuva e umidade.

Carlos Pires
Itá Arquitetura (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Itá Arquitetura - há 5 anos

Diego, a solução agora, a princípio e sem ver o imóvel, é demolir e fazer de novo da forma correta: contratando um profissional qualificado.

Não da para visualizar todo o problema mas no caso da umidade, o que você fez não vai resolver o problema.

Essa umidade ocorre por eflorescência, ou seja, vem de baixo, do solo.

Se precisar de algum auxílio contate a itá arquitetura e série 7 engenharia, associadas.

Responder
Diego
Particular - há 5 anos

Será que seria necessário chegar a tal extremo? Talvez eu não tenha explicado bem a situação. O Imóvel que construí não encosta na parede do vizinho, e também não encosta no muro pré fabricado que dividia os lotes. Foi necessário aterrar no fundo para fazer a caída da água da chuva para a rua, pois senão não teria por onde a água sair e ficaria empoçada justamente no canto do fundo onde ele fez a cozinha colada com o meu lote, o que seria pior. Antes da obra ele não reclamava do problema, mas não dá pra garantir que ele não existisse. Como eu relatei, nesse canto direito do lote o nível do solo era muito mais baixo, porém como era tudo terra e havia plantações, não tínhamos preocupação quanto a saída da água. E mesmo antes da obra e sem aterrar, o meu lado ainda era mais alto que o lado dele (o que me faz pensar que esse problema não é novo). Anexei umas fotos para poder verificar melhor a situação.

3 fotos
Particular - há 5 anos

R: Por partes... o primeiro é que voce deveria fazer a regularização de sua obra antes do inicio para evitar maiores problemas... amanhã pode ter uma ordem de demolição indesejada; Com relação ao aterro, é de sua responsabilidade a parte de estrutura (muro de arrimo ou contenção) antes de executar o aterro, pois qualquer dano a terceiros é de sua responsabilidade;

Faça os reparos necessarios para evitar a penetração de agua no solo que prejudique seu vizinho, pois pelo descrito ele poderá lhe acionar judicialmente e lhe causar problemas numa eventual regularização.

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região