Posso responsabilizar os proprietários do prédio vizinho pelos danos causados a minha casa?

Olá!

Eu comprei uma casa em 2010 e agora estou com sérios problemas de infiltração em toda a extensão do lado do vizinho. Foi construído um prédio utilizando o muro da minha casa. O pedreiro que contratei para resolver os problemas de infiltração do banheiro, copa, cozinha e lavanderia me informou que a construtora não fez a fundação de forma adequada e que isso está provocando a umidade e é visível que parte do piso do lado das infiltrações está cedendo. Eu gostaria de saber se posso responsabilizar os proprietários do prédio pelos danos causados a minha casa, independente do proprietário anterior ter permitido que eles utilizassem o muro da minha casa.

Posso responsabilizar os proprietários do prédio vizinho pelos danos causados a minha casa?

Olá!

Eu comprei uma casa em 2010 e agora estou com sérios problemas de infiltração em toda a extensão do lado do vizinho. Foi construído um prédio utilizando o muro da minha casa. O pedreiro que contratei para resolver os problemas de infiltração do banheiro, copa, cozinha e lavanderia me informou que a construtora não fez a fundação de forma adequada e que isso está provocando a umidade e é visível que parte do piso do lado das infiltrações está cedendo. Eu gostaria de saber se posso responsabilizar os proprietários do prédio pelos danos causados a minha casa, independente do proprietário anterior ter permitido que eles utilizassem o muro da minha casa.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Respostas úteis 3
Ademir Lima
Eng Plus Engenharia E Consultoria (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Eng Plus Engenharia E Consultoria - há 6 anos

Olá Dona Neide, para fazer um analise assertivo referente as infiltrações é somente visitando o local, mas podemos abordar alguns itens:

Informa que a construtora utilizou o seu muro, é isso mesmo? acho que eles encostaram a nova construção no seu muro. Se eles realmente utilizaram o seu muro estão errado e pode solicitar que façam um muro de divisa;

- O que o pedreiro comentou é muito vago, tem que haver um embasamento técnico para questionar a construtora e realmente pode haver situação onde eles são contribuintes para os problemas citados.

Entendo que o melhor caminho é contratar um profissional (engenheiro/arquiteto) para fazer o diagnostico e o prognostico com todo as orientações no laudo técnico.

Responder
Montano & Matos Engenharia
Montano & Matos Engenharia E Terraplanagem (Peruíbe, São Paulo) Montano & Matos Engenharia E Terraplanagem - há 6 anos

Bom dia já tivemos casos parecidos em nosso escritóro e o que deve ser feito imediatamente e pedir que um engenheiro civil experiente vá até o local para verificar se as infiltrações provêem mesmo do vizinho e não de outras patologias como capilaridade, a má construção das fundações do prédio já descarto desde já pois com certeza elas estão em um nível muito abaixo de sua residência, um fator a ser observado e ter certeza que o prédio esta usando a sua parede como arrimo, pois eles deveriam ter construído paredes próprias .

A visita do engenheiro civil creio que deixará claro os motivos das infiltrações .

Obrigado e estamos a disposição

Eng Antonio Montano.

Montano&Matos engenharia .

Jussara Arruda Machado

Boa tarde, é difícil fazer uma avaliação, com certeza construiram porque o antigo dono permitiu, mas isso não da o direito de fazerem serviço errado. O prédio deles estão mais alto que sua casa, se for isso teriam que fazer rufos e esta infiltração pode estar entrando por cima na junção das paredes. Se for isso chame um calheiro que ele poderá verificar e achando o problema chame o vizinho e entrem em acordo.

Responder
Neide Alves
Particular - há 6 anos

Olá Jussara, Ademir, Walney e André, agradeço pelas respostas e orientações.

Eu vou solicitar a avaliação de um profissional, mas já fui informada de que não será nada fácil de se resolver com os 10 proprietários. Não há sindico no prédio.

Realmente encostaram a nova construção (corredor que dá acesso a alguns dos apartamentos) no muro da minha casa.

A minha intenção é solucionar o problema das infiltrações de forma rápida e justa para ambas as partes. Certamente tentarei um acordo.

E se necessário, entrarei com um processo para que a divisa do muro seja realizada, mesmo que a longo prazo.

Mais uma vez agradeço pelos comentários precisos e esclarecedores.