Qual é o procedimentos para construção de laje encostada em parede vizinha?

Solicito informar quais os procedimentos devem ser adotados antes da construção de uma laje encostada na parede de um vizinho. Existe alguma norma a ser seguida? Existe algum laudo a ser executado quando a sustentação da parede em que a laje deverá ser encostada?

Isso ocorreu em minha casa. O vizinho construiu uma laje encostada as paredes de meu quarto e de minha sala. Apos a construção apareceram tricas e infiltração de agua nestas paredes.

Grato

Qual é o procedimentos para construção de laje encostada em parede vizinha?

Solicito informar quais os procedimentos devem ser adotados antes da construção de uma laje encostada na parede de um vizinho. Existe alguma norma a ser seguida? Existe algum laudo a ser executado quando a sustentação da parede em que a laje deverá ser encostada?

Isso ocorreu em minha casa. O vizinho construiu uma laje encostada as paredes de meu quarto e de minha sala. Apos a construção apareceram tricas e infiltração de agua nestas paredes.

Grato

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Artcon
Artcon (Porto Alegre, Rio Grande do Sul) Artcon - há 4 anos

Antes de mais nada, toda obra de alvenaria necessita de autorização de arquiteto da prefeitura, você precisa juntar boas fotos, vídeos, e testemunhas mostrando a real situação, não é permitido que você construa nada apoiado em construções alheias, gera multa, você pode buscar seus direitos com um advogado

Responder
Alexandre
Particular - há 4 anos

Se ficar constatado que ele realmente esta em contato com sua edificação você pode aciona-lo judicialmente, recomendo tirar a maior quantidade de fotos possivel, se sua casa tiver habite-se melhor ainda. De imediato procure a prefeitura setor de planejamento urbano e informe o ocorrido, em posse dessa reclamação vai até o fórum e procure o Cejus (setor de conciliação) se ele não se dispor a arcar com seus danos e corrigir o problema, contrate um engenheiro patologista, deixe ele fazer um laudo, (MUITO IMPORTANTE) confie e deixe ele fazer o trabalho dele, se ele disser que não é por culpa da construção vizinha não force um resultado. Pois o Juiz da causa certamente designara um perito oficial, e seu argumento cai por terra, tendo que arcar com todos os prejuízos seus e dele.

Particular - há 4 anos

R: Pelo descrito seu vizinho apoio a laje na sua parede... isso não é permitido, ele deveria fazer as fundações, pilares no terreno dele para depois fazer a viga e apoiar independente da sua construção; Comunique a defesa civil de sua cidade;

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Ggtech Engenharia
Ggtech Engenharia (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Ggtech Engenharia - há 4 anos

Neste caso, o correto seria fazer um laudo técnico das casas vizinhas e preparar um bom relatório fotográfico antes de começar a construção. Para indentificar algumas patologias existente , caso contrário podem alegar que surgiu trinca e fissuras após a construção.

Patologias : trincas e fissuras e outros, chamamos de patologias na Engenharia.