Processo de Regularização Imovel - Dúvidas

Pessoal bom dia, estou precisando de uma ajuda.

Sou Arquiteto recem-formado e estou começando a pegar alguns projetos por conta própria.

Fui contatado por um Advogado, que me pediu para fazer a planta de um imóvel para regularização aqui na cidade de São Paulo.

- Já peguei o DXF no GeoSampa;

- Fiz a medição detalhada in-loco do imovel;

- E já passei para o CAD, estou finalizando alguns cortes;

- Tenho já a tabela de áreas.

E agora que vem a duvida, sei que terei que emitir uma RRT de Regularização.

Mas, preciso de mais alguma coisa? Nunca fiz esse tipo de trabalho e estou perdido.

Entregando para o Advogado a Prancha com as plantas e quadro de área atualizado e a RRT, já basta para ele dar andamento na Regularização?

Ou eu como arquiteto, tenho que fornecer mais algum documento? Um amigo me disse que eu precisaria acessar o Site da Prefeitura SP, com uma Senha WEB, mas isso só me confundiu ainda mais.

Alguem poderia me dar uma luz??

Desde já agradeço pela atenção.

Processo de Regularização Imovel - Dúvidas

Pessoal bom dia, estou precisando de uma ajuda.

Sou Arquiteto recem-formado e estou começando a pegar alguns projetos por conta própria.

Fui contatado por um Advogado, que me pediu para fazer a planta de um imóvel para regularização aqui na cidade de São Paulo.

- Já peguei o DXF no GeoSampa;

- Fiz a medição detalhada in-loco do imovel;

- E já passei para o CAD, estou finalizando alguns cortes;

- Tenho já a tabela de áreas.

E agora que vem a duvida, sei que terei que emitir uma RRT de Regularização.

Mas, preciso de mais alguma coisa? Nunca fiz esse tipo de trabalho e estou perdido.

Entregando para o Advogado a Prancha com as plantas e quadro de área atualizado e a RRT, já basta para ele dar andamento na Regularização?

Ou eu como arquiteto, tenho que fornecer mais algum documento? Um amigo me disse que eu precisaria acessar o Site da Prefeitura SP, com uma Senha WEB, mas isso só me confundiu ainda mais.

Alguem poderia me dar uma luz??

Desde já agradeço pela atenção.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Respostas úteis 2
Antonio Manoel da V souza Manoel
Antonio Manoel (Salvador, Bahia) Antonio Manoel - há 3 anos

Bom dia Bruno,

Se faz necessário você ir ao órgão da prefeitura e adquirir o check list para aprovação de projeto arquitetônico, a princípio a peça técnica geralmente solicitado sao:

Planta topográfica planialtimetrica georreferenciada,

Planta baixa do imóvel com seus cortes e fachada, Memorial Descritivo, planta de situação, planta de localização, escritura do imóvel, RRT ( no seu caso), cópia do documento do proprietário.

Responder
Consed Serviços de Manutenção Predial

Todas as informações necessárias estão no site da PMSP. Vc tem de ter cadastro na PMSP como profissional autônomo, além da senha web para assinatura digital. Seu cliente, que assinara as plantas tbem tem de fazer (se ainda não tiver) a senha web, pois todo o processo atualmente é digital. As orientações que os colegas deram acima são reais e devem ser seguidas. Se necessitar de ajuda, consulte-nos. Temos 30 anos de experiência em regularização e licenciamento imobiliário de atividades.

Responder
Flavia Steagall
Steagall Design (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Steagall Design - há 3 anos

Bom dia, Bruno, tudo bem?

Não sei se já concluiu o seu processo, mas vamos lá.

Na prefeitura de São Paulo, todos os processo já são feitos online. Dificilmente você terá que ir em algum órgão ou subprefeitura.

Este processo no qual você está trabalhando é da Lei de Anistia-2019?

Se sim, você irá precisar de um relatório fotográfico do imóvel (por vezes chamado de memorial descritivo em outros casos), mostrando as principais vistas do imóvel e também vistas da rua.

Quanto a senha web: na prefeitura de São Paulo você precisará fazer o cadastro CCM (que substituiu o ISS). Não sei se você já tem empresa aberta ou se está recolhendo importo como autonomo. Procure a orientação de um contado que trabalhe com engenheiros e arquitetos (um qualquer não vai saber te orientar corretar e te causará problemas!)

O seu cliente também precisará ter uma senha web para dar os aceites finais no processo antes de você enviar o processo online.

Do imóvel também precisará da matrícula e do IPTU.

Acredito que seja só isso. Boa sorte!

Responder
ENGMAX ENGENHARIA E CONSULTORIA SÔNIA CALÇADA

A ENGMAX é uma empresa especializada em regularizações e licenciamentos, e nos sentimos honrados e ajuda -lo.

Importante ter cadastro ativo na Prefeitura e segui o "list"do serviço pretendido. OBS: No caso de duvidas, sempre é valido pedir orientação no Departamento pertinente. Boa Sorte!

Responder
Rodrigo Oboli
R.oboli Escritorio De Arquitetura (Mogi Guaçu, São Paulo) R.oboli Escritorio De Arquitetura - há 3 anos

Então inicialmente você precisa estar cadastrado no município, ou em outro que ache mais viável, para iniciar a atuação como autônomo. Pagar o ISSQN referente. Com esse cadastro você precisará inicialmente dos seguintes documentos: Planta Técnica com carimbo de prefeitura (planta baixa, planta de locação, planta de cobertura, planta de situação, 02 cortes, 02 elevações e, em casos de obras mais complexas podem ser necessários mais detalhamentos.) CPF e RG seus e do proprietário e RRT.

Caso precise de uma assessoria técnica para esse início de escritório e de trabalhos estou a disposição.

CONHEÇA O NOSSO ESCRITÓRIO

A frente do escritório está o arquiteto Rodrigo Oboli, 33 anos. Trabalha com projetos arquitetônicos a mais de 12 anos. Iniciou então o escritório R.Oboli Arquitetura em 2015, focado desde sua concepção em projetos de construção e reforma residencial e comercial, além de assessoria completa para Arquitetura Comercial e Interiores. O escritório tem como meta a criação de projetos que atendam às necessidades de nossos clientes e encantem com beleza e funcionalidade. Um projeto único, perfeito para seu bolso e estilo.”

Responder
Particular - há 3 anos

R: voce tem que se cadastrar no municipio, depois assinar a documentação de requerimentos, e acompanhar o processo

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Tycillia Tahara
Particular - há 3 anos

Geralmente nos órgãos públicos tem alista de docs. para entregar junto com a planta que você está fazendo e documentos do proprietário para anexar ao processo. Aqui em minha cidade Campinas geralmente já solicito uma procuração para que eu represente meu cliente na prefeitura.

Ao longo do processo tem taxas, uma das primeiras, para 1 entrega é o que chamamos por aqui de "ficha informativa", aonde tem os dados do terreno na prefeitura catalogado. Essas taxas você tem que reportar ao cliente para paga-las para o processo continuar na prefeitura.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região