O que devo entender como projeto arquitetônico de um edifício?

Boa tarde!

O que devo entender como projeto arquitetônico de um edifício? Seria a planta aprovada pela prefeitura?

No meu edifício estão retirando uma parede de divide a área de serviço da área dos condensadores, aumentado assim a área útil do apartamento. No projeto aprovado para prefeitura esse espaço foi aprovado para esse fim (instalação dos condensadores para ar). Fazendo isso estarei alterando o projeto arquitetônico do prédio? Na convenção do edifício diz que "é exigido a totalidade dos votos dos condôminos para deliberação sobre: modificação na estrutura e no projeto arquitetônico".

Grata

O que devo entender como projeto arquitetônico de um edifício?

Boa tarde!

O que devo entender como projeto arquitetônico de um edifício? Seria a planta aprovada pela prefeitura?

No meu edifício estão retirando uma parede de divide a área de serviço da área dos condensadores, aumentado assim a área útil do apartamento. No projeto aprovado para prefeitura esse espaço foi aprovado para esse fim (instalação dos condensadores para ar). Fazendo isso estarei alterando o projeto arquitetônico do prédio? Na convenção do edifício diz que "é exigido a totalidade dos votos dos condôminos para deliberação sobre: modificação na estrutura e no projeto arquitetônico".

Grata

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Leonardo Eutrópio Fernandes

Ao retirar esta parede você estaria sim alterando o projeto arquitetônico de sua unidade e pode ser necessária sua aprovação junto a sua prefeitura. Esta necessidade deve ser verificada pois cada município tem uma legislação diferente, sendo que alguns exigem que sejam comunicadas todas as alterações arquitetônicas e outros apenas as que alteram a área, altura ou acesso à via pública.

Com relação ao caráter estrutural da parede, você deve verificar junto à construtora que construiu o edifício se ela é estrutural ou apenas divisória ou contratar um engenheiro para ir ao local e fazer esse levantamento.

Responder
Maria Tereza Azevedo Pinheiro
Eng. Arq. Pinheiro (Uberaba, Minas Gerais) Eng. Arq. Pinheiro - há 6 anos

o projeto arquitetônico refere-se a:

1- Planta baixa: apresenta a distribuição dos cômodos.

2- Fachadas: vê como vai ficar a frente, laterais, e fundos da obra: Desenho mostrado na vertical.

3- Cortes: Mostra a parte interna na vertical, para saber a altura dos cômodos, a escadas quantos degraus, o elevador com sua altura de pé direito(altura do comodo),

e outros detalhes que se apresentam mostrar para entender como vai ser construído.

Para entender se pode tirar uma parede, tem que ter conhecimento do projeto estrutural, que é onde vai os cálculos de vigas e pilares, que suportam as paredes e lajes do prédio. A partir desse conhecimento é que vai ver se pode fazer a retirada das paredes, vãos na lajes, troca de portões ou portas. O projeto de hidrossanitário, pluvial, incêndio e elétrico devem ser analisados também, para saber onde passam a canalizações dos mesmos. O projeto arquitetônico é onde mostra todos os detalhes que tem numa obra , e onde os demais projetos vão ter conhecimento de como e onde podem colocar as tomadas, lampadas, canos para banheiros, cozinhas, lavanderias etc

O projeto arquitetônico é feito a partir do desenho do terreno com suas medidas (escritura do cartório) mostrando medidas e detalhes que aparecem do mesmo a partir da calçada.

Responder
Vital
Plena Obras (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Plena Obras - há 6 anos

Leandra,

O mais sensato para responder à sua pergunta é ter informações mais precisas sobre a parede a ser removida, eventuais interferências estruturais e alterações na área reformada.

Aparentemente, se a reforma contempla e beneficia igualmente, a TODOS os condôminos e unidades, não traz alterações estruturais e nem coloca em risco a segurança de TODOS, bastaria um Laudo Técnico fornecido ao Condomínio atestando a condição exposta.

Evite muitas consultas burocráticas que costumam trazer muitos entraves e dificuldades.

Se precisar de informações mais detalhadas, precisa me consultar.

Espero ter sido claro e objetivo.

2 fotos
Responder
Dot & Line Arquitetura e Consultoria Ltda

Leandra,

Muitas pessoas acreditam que um projeto aprovado na prefeitura significa algum tipo de "certificado de qualidade". Fato que não é verdade. O objetivo das prefeituras é atender às leis urbanísticas, tais como, recuos, alturas, taxa de ocupação, índice de aproveitamento e, principalmente, registras as áreas para cobrar o IPTU. Portanto, o uso de áreas internas por equipamentos de ar condicionado, não tem relação com a prefeitura. Sendo assim: - Projeto Arquitetônico de um Edifício é o projeto feito por um Arquiteto. A "planta" aprovada na prefeitura é o Projeto Arquitetônico, feitos os moldes da Prefeitura e aprovado pelo respectivo órgão.

Responder
Trindarq Arquitetura
Trindarq Arquitetura (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Trindarq Arquitetura - há 6 anos

O Projeto de prefeitura pode te ajudar identificar e diferenciar as áreas construídas computáveis e não computáveis.Entre as computáveis estão as áreas privativas(apartamentos).A escritura do ap identifica a área privativa correspondente.Normalmente não é comum/permitido agregar áreas comuns a unidade Privativa

Responder
Mauro Janase
Construção E Reformas De Casas (Santa Isabel, São Paulo) Construção E Reformas De Casas - há 6 anos

Retirada de parede no seu caso não atera o projeto arquitetônico, no entanto se faz necessário a contratação de um engenheiro civil responsável para observar junto à construtora o projeto estrutural, para evitar problemas futuros na estrutura dos apartamentos.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Entender o projeto arquitetonico de planta é bem simples... porém para fazer qualquer alteração estrutural a obra deverá ter engenheiro responsavel e fornecer a ART; Fique atento..

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região