Qual o valor médio de um projeto de arquitetura?

Qual o valor médio de um projeto de arquitetura de um imóvel residencial no DF de 80m2?

Qual o valor médio de um projeto de arquitetura?

Qual o valor médio de um projeto de arquitetura de um imóvel residencial no DF de 80m2?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Respostas úteis 2
V8 Arquitetura
Particular - há 5 anos

Bom dia Sara, tudo bem?

Isso varia muito do tipo de profissional e da formação do mesmo, além das áreas de atuação macro de cada um. Hoje você encontra profissionais arquitetos e engenheiros que trabalham desde R$12,00/m² em algumas cidades do interior até profissionais que cobram R$80,00/m² nos grandes escritórios renomados. Uma média interessante que é praticada normalmente é entre R$20,00 e R$30,00 por metro quadrado, somente para projeto de arquitetura (que nem sempre é o único projeto necessário).

Falar sobre a questão de "quanto você cobra por metro quadrado" sem avaliar o serviço, o projeto e o cliente é até antiético, conforme as orientações do CAU e do CREA, que são os Conselhos que regulamentam as profissões. É necessário uma visita e um estudo prévio para elaboração de um orçamento condizente com a realidade, para evitar "leilão de projeto por menor preço", entende?

A questão é que essa cobrança por m² está em desuso, tornando-se apenas um norteador. Os profissionais hoje trabalham mais com a questão do tipo de serviço/hora trabalhada, montando orçamentos em cima do valor real do serviço, por exemplo: casa de 80m², conforme você solicitou.

Dentro deste perfil podemos ter casas de baixo padrão, telhado 2 águas, pouco estudo de aberturas e espaços, apenas para aprovação, um serviço até muito simples. Este é um projeto que dá pra fazer por até uns R$1.500,00, tranquilamente, por ser um projeto sem dificuldades, dentro do padrão de normas mesmo. Entretanto, neste mesmo perfil podemos ter uma casa mais elaborada, jardim, pergolados, estudos de abertura, varandas, estudos para futuras ampliações, platibanda ou panos variados de telhados... um projeto com esse "ganho arquitetônico" não sai por menos de R$2.200,00. Conseguiu entender?

Então, como orientação geral, procure um profissional que irá atender suas necessidades, sem se preocupar tanto assim com o custo do metro quadrado, trabalhando com o mínimo do mínimo. Claro, o custo é importante, mas um projeto muito barato, se for ruim, te dará mais prejuízo a futuro. Essa seria nossa orientação profissional.

Caso precise de alguma orientação mais elaborada ou uma consultoria entre em contato, teremos prazer em te atender. Um abraço!

Rita de Cássia
Rita de Cássia Francisco Gomes (Sobradinho, Distrito Federal) Rita de Cássia Francisco Gomes - há 5 anos

O projeto completo de arquitetura, que inclui planta baixa, planta de cobertura, planta estrutural, plantas de instalações elétricas, hidro sanitárias, águas pluviais, telefone e antena fica em R$ 47,00m². Lembrando que cada projeto tem sua especificidade e dificuldade o que pode alterar o valor m².

Responder
Particular - há 5 anos

R: Cerca de 20 reais /m2 + taxas de aprovação

A disposição;

Priscila
Particular - há 5 anos

Olá Sara!

Depende de como o escritório ou profissional cobra.

Alguns cobram por metro quadrado, outros por hora de trabalho, outros cobram uma porcentagem a partir do orçamento total da obra.

Os custos REAIS de projetos de Arquitetura no DF (lembrando que somente Arquiteto assina projetos de Arquitetura) variam em torno de vários fatores, como:

- Área

- Tipologia da Edificação

- Sistema Construtivo

- Padrão econômico

- Nível de Complexidade

- Expectativa Plástica

- Disciplinas Envolvidas

- Quantidade de aprovações

- Nível de envolvimento do profissional

- Localização

Por isso é impossível responder a sua pergunta de forma simples. Mas há um jeito de estimar quanto custaria o teu projeto de Arquitetura:

Procure no site do CUB (custo unitário básico do metro quadrado) qual o custo por metro quadrado do tipo de edificação que você quer para o DF no mês anterior ao atual. Pegue o valor e multiplique pela área que você quer construir. Desse valor calculado, estima-se que você investirá cerca de 15% em projetos de modo geral (arquitetura, estrutura, instalações, paisagismo etc).

Faça um diagnóstico de sua necessidade com a IEZ Design

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região