Como fazer o projeto de exaustor para uma churrasqueira?

Preciso de uma ajuda para detalhar um projeto.

Na casa que estou construindo o projeto tem uma área gourmet no primeiro pavimento que terá uma churrasqueira. não vou fazer a churrasqueira agora, mas quero deixar pronto (caso precise) a tubulação de exaustão da fumaça.

a churrasqueira será daquelas tipo de apartamento, toda quadrada, como devo fazer a exaustão? posso passar a tubulação pela parede? a churrasqueira vai ficar no canto, no primeiro pavimento e a tubulação passará pelo segundo pavimento ( é um sobrado) até sair na lage, essa tubulação no segundo pavimento passa por dentro do banheiro da suite.

quero saber como proceder, que tipo de material colocar, qual o diametro do tubo e se está correta essa minha interpretação de passar por dentro da parede, se não, o que os profissionais podem me indicar?

agradeço a ajuda.

Como fazer o projeto de exaustor para uma churrasqueira?

Preciso de uma ajuda para detalhar um projeto.

Na casa que estou construindo o projeto tem uma área gourmet no primeiro pavimento que terá uma churrasqueira. não vou fazer a churrasqueira agora, mas quero deixar pronto (caso precise) a tubulação de exaustão da fumaça.

a churrasqueira será daquelas tipo de apartamento, toda quadrada, como devo fazer a exaustão? posso passar a tubulação pela parede? a churrasqueira vai ficar no canto, no primeiro pavimento e a tubulação passará pelo segundo pavimento ( é um sobrado) até sair na lage, essa tubulação no segundo pavimento passa por dentro do banheiro da suite.

quero saber como proceder, que tipo de material colocar, qual o diametro do tubo e se está correta essa minha interpretação de passar por dentro da parede, se não, o que os profissionais podem me indicar?

agradeço a ajuda.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Gilton Cavallini
Cavallini Engenharia (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Cavallini Engenharia - há 7 anos

O fato de passar por um banheiro é um pouco negativo, pois o ideal é fazer um nicho de drywall para cobrir a tubulação, dessa forma, ficaria facil a manutenção, o problema é que no banheiro o revestimento desse nicho seria em cerâmica, com a necessidade da quebra ou retirada da mesma, corre o risco de perder material e pode ser que tenha dificuldade em encontra-lo.

O ideal é que o tubo seja metálico e que tenha algum tipo de isolante térmico em volta, lembrando que é necessário um exaustor mecânico em algum ponto para fazer a sucção do ar, logo, precisará definir onde ficará a instalação do mesmo.

Responder
Patricia
Particular - há 7 anos

Ah entendi, o tubo vai passar pelo banheiro, Mas tínhamos em fechar o canto onde o tubo vai ficar com alvenaria. Mas a questão da manutenção realmente é algo para ser levado em conta. Obrigado pelas explicações.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção área de lazer na sua região