Projeto de obra em fase intermediária é necessário?

Boa tarde pessoal,

Tenho uma obra em fase intermediaria que foi multada pelo CREA por não possuir acompanhamento técnico. Além disso, também fui multado por não ter ART de projeto e execução de instalações sanitárias, estrutura de concreto armado e projeto e execução de edificação.

Resolvi chamar uma engenheira para regularizar a minha situação e a mesma está me cobrando, além do acompanhamento técnico, o valor para elaboração de vários projetos que, na verdade, são de itens que já estão no lugar (projeto estrutural, hidrossanitário, elétrico, etc.).

Minha dúvida é: realmente, a engenheira deve fazer esses projetos?

Obrigado!

Projeto de obra em fase intermediária é necessário?

Boa tarde pessoal,

Tenho uma obra em fase intermediaria que foi multada pelo CREA por não possuir acompanhamento técnico. Além disso, também fui multado por não ter ART de projeto e execução de instalações sanitárias, estrutura de concreto armado e projeto e execução de edificação.

Resolvi chamar uma engenheira para regularizar a minha situação e a mesma está me cobrando, além do acompanhamento técnico, o valor para elaboração de vários projetos que, na verdade, são de itens que já estão no lugar (projeto estrutural, hidrossanitário, elétrico, etc.).

Minha dúvida é: realmente, a engenheira deve fazer esses projetos?

Obrigado!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Augusto César Monteiro
PCMAC - Serviços de Engenharia (João Pessoa, Paraíba) PCMAC - Serviços de Engenharia - há 5 anos

Luan,

Os projetos são requeridos ANTES da execução da obra. A mesma exigência que você pediu para o arquiteto fazer o projeto da sua obra, vai ser do mesmo jeito você exigir os projetos de engenharia.

O custo do projeto evitará problemas futuros como:

- reformas

- compra desnecessária de material

- entupimentos

- disjuntores armando com freqüência

- danos ao meio ambiente (consequentemente multas)

- informação necessária caso for fazer alguma mudança, como por exemplo: saber onde passa tubulação, fios, conduítes, quadros elétricos, adição de novos aparelhos elétricos, etc.

Responder
Particular - há 5 anos

R: Sim, é adequado para verificar se a estrutura que foi executada esta dentro das normas de segurança... não hesite... dependendo será necessario fazer um reforço

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Joycemille Rocha
Rool Engenharia (Ibirité, Minas Gerais) Rool Engenharia - há 5 anos

Olá, a engenheira deve sim fazer esses projetos, mesmo que já existentes, foi eles serão a prova documental da construção, junto a prefeitura, crea e etc.

Por isso muitas vezes desaconselhamos obras iniciarem sem as devidas autorizações e documentações.

Sabemos que os serviços apresentam um valor considerável, porém existe ai a questão de responsabilidade técnica.