É possível conseguir o mesmo acabamento da textura da parede em MDF?

Boa tarde,

Estou querendo montar uma estante com nichos na minha sala de jantar.

Gostaria que esta estante fosse parte integrada a parede, tipo as estantes confeccionadas de gesso. Tenho orçamentos de quatro empresas que trabalham com esta confecção de gesso (que fica exatamente o efeito que eu quero), mas devido a familiarização com MDF, fiz um orçamento do material necessário para construir esta mesma estante em MDF cru e consegui um preço 60% a menos comparação aos orçamentos com gesso, principalmente pois eu mesmo faria a montagem da mesma em MDF.

Na questão da construção, formato e os nichos eu consigo deixá-la em MDF exatamente com o mesmo formato que a de gesso teria.

Porém estou com uma terrível dúvida com relação ao acabamento.

O que eu quero é a estante integrada a parede, não havendo diferença da textura entre a estante e a parede ao lado. Este efeito eu sei que ocorreria com gesso.

Então vem minha dúvida:

Eu consigo construir esta estante em MDF e com a pintura criar este mesmo efeito da textura da estante com a parede?

Atenciosamente

Leonardo

É possível conseguir o mesmo acabamento da textura da parede em MDF?

Boa tarde,

Estou querendo montar uma estante com nichos na minha sala de jantar.

Gostaria que esta estante fosse parte integrada a parede, tipo as estantes confeccionadas de gesso. Tenho orçamentos de quatro empresas que trabalham com esta confecção de gesso (que fica exatamente o efeito que eu quero), mas devido a familiarização com MDF, fiz um orçamento do material necessário para construir esta mesma estante em MDF cru e consegui um preço 60% a menos comparação aos orçamentos com gesso, principalmente pois eu mesmo faria a montagem da mesma em MDF.

Na questão da construção, formato e os nichos eu consigo deixá-la em MDF exatamente com o mesmo formato que a de gesso teria.

Porém estou com uma terrível dúvida com relação ao acabamento.

O que eu quero é a estante integrada a parede, não havendo diferença da textura entre a estante e a parede ao lado. Este efeito eu sei que ocorreria com gesso.

Então vem minha dúvida:

Eu consigo construir esta estante em MDF e com a pintura criar este mesmo efeito da textura da estante com a parede?

Atenciosamente

Leonardo

2 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

13 Respostas

Jorge Wilson Alexandre da Silva

Bom dia Leonardo,

use o MDF cru, e os demais materiais de preferência de uma mesma marca, no máximo de duas, não misture os produtos com várias marcas e de qualidade questionável.

ou seja, a massa de uma marca, a tinta de outra, o verniz de outra e assim por diante, pois no final o seu acabamento estará comprometido.

antes de aplicar cada material, faça um teste em um pedaço pequeno da parede e de um nicho, para saber como ficará todo o serviço.

passe os produtos que vc utilizará e deixe secar, para ver o resultado final, ficando do seu agrado e de acordo com o projeto, e só aplicar em todo o restante do cômodo.

Atenção, não misture os produtos e busque marcas de qualidade, e tendo dúvidas pergunte.

Boa sorte,

Jorge Wilson

ROKU Serviços

Responder
Jeferson  Lima de Magalhaes
Dcm Móveis E Imovéis (Contagem, Minas Gerais) Dcm Móveis E Imovéis - há 7 anos

Boa Tarde

Você consegue sem nenhum problemas desde que utilize o selador apropriado antes de aplicar a textura, assim você com certeza alcançará seu objetivo com sucesso para seu projeto. o MDF tem uma aceitação esplendida em relação acabamentos.

Responder
Claudio Vampré
Palfer Marcenaria Ltda (Santo André, São Paulo) Palfer Marcenaria Ltda - há 7 anos

Leonardo

Bom dia.

* Você pode: revestir a parede com fórmica branca, que possui a mesma textura do MDF branco TX.

* Você pode aplicar chapa de MDF branco TX direto na parede.

* Você pode aplicar laca Gofratto branca na parede ou sobre MDF cru aplicado na parede, pois possuem a mesma textura e tom. O Gofratto é conhecido como a fórmica líquida. Possui em vários tons que batem com a fórmica. Mas há dois poréns: nenhuma pintura branca, permanece branca por tanto tempo quanto o branco de uma fórmica ou MDF. A tendência é amarelar com o tempo. Por mais branqueadores que se use na tinta.

***

Você pode conseguir um tom branco bonito bem próximo do MDF para aplicar na parede. Ainda que não bata 100% com o tom dessa chapa. Mas eu creio que numa bela decoração, isso fará pouca o nenhuma diferença. Para um ambiente ser bonito você precisa saber combinar texturas, formas e cores. Ter uma intenção. Ter um "tema". E trabalhar em cima dele. Conhecer um pouco de Comunicação Visual, ligada à decoração. Teoria das cores. Saber fazer uma composição. Distinguir figura e fundo. Quais cores se harmonizam e realça o que se quer, e quais não, etc. Esse é um campo vasto. Onde um especialista tem mais chance de obter um bom resultado do que geralmente descobrirmos por tentativa e erro. E um bom arquiteto, comunicador visual, artista plástico, decorador, leva uns 5 anos de Faculdade só para se especializar. Não se aprende da noite para o dia. MAS, TUDO É VÁLIDO. O principal é gostar de fazer coisas bonitas.

Você consegue revestir sua parede com fórmica branca, que possui o mesmo tom e textura do MDF branco TX. Ou mesmo aplicar um painel de MDF na parede, tomando cuidado para que as emendas entre um MDF e outro, fique disfarçada, caso a parede seja mais extensa que o comprimento da chapa.

Responder
Deivide  barbosa
D`paula Reformas E Construção (Contagem, Minas Gerais) D`paula Reformas E Construção - há 7 anos

boa noite leonardo.

sim você consegue omesmo efeito de textura no MDF, porem vale a pena você levar em consideração que a preparação do MDF para pintura pode não ficar muito em conta, sem contar no gesso e mais facil fazer a instalação eletrica, outro detalhe e que o gesso emais facil de fazer retoque, espero ter ajudado.

Responder
Heder
Soluções Serviços (Governador Valadares, Minas Gerais) Soluções Serviços - há 7 anos

S8m concerteza. Mas com compensado seria melhor por não ter problemas com empeno e tem mais resistência e durabilidade. Também pode utilizar vidro na subdivisão dos vãos para decoração que daria um acabamento mais satisfatório. Com fundos para madeira poderá utilizar tinta que desejar e pode também uma textura ou texturato e até um efeito marmorato.

Responder
Edson Renato de Souza
Souza Reformas (Nova Serrana, Minas Gerais) Souza Reformas - há 7 anos

Bom dia, é possível sim ter um acabamento perfeitamente compatível com a textura da parede, mas terá de fazer um bom preparo com zelador próprio para depois fazer a massa corrida. Boa sorte aí no seu projeto.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de marceneiros na sua região