Quais os procedimentos para construir uma casa?

Quero construir uma casa. Quero saber exatamente do que precisa. Quero saber se alem do projeto da casa a parte da construção é feita por vocês e o respectivos valores para a construção do projeto e uma estimativa de duração de um determinado projeto.

Quais os procedimentos para construir uma casa?

Quero construir uma casa. Quero saber exatamente do que precisa. Quero saber se alem do projeto da casa a parte da construção é feita por vocês e o respectivos valores para a construção do projeto e uma estimativa de duração de um determinado projeto.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Valdemir Nogueira Chagas

Thuyla, bom dia!

Existe duas fase distintas: Projeto e Construção

Projeto - Você terá que está de posse dos seguintes documentos, para dá entrada na Prefeitura afim de ser aprovado e consequentemente expedido o Alvará de Licença da Obra:

a) Escritura ou Promessa de Compra e Venda;

b) IPTU (capa e contracapa);

c) Levantamento Topográfico do terreno;

d) Projeto Arquitetônico de acordo com as normas estabelecidas pela Prefeitura (Zoneamento, restrições: Taxa de Ocupação, afastamento, recuos, Coeficiente de Aproveitamento, dimensões mínimas dos compartimentos, vãos de acesso e de iluminação e ventilação, etc.)

e) Memorial Descritivo da Obra.

Para a obra propriamente dito:

a) Sondagem do solo;

b) Projeto Estrutural (fundações, pilares, vigas, lajes, etc);

c) Projeto de Instalações: elétricas, hidráulicas (água fria e quente, gás), de Segurança, se for o caso (CFTV), TV a cabo e telefone, etc.

A estimativa de duração dependerá da área a ser construída (m²) e do padrão escolhido (baixo, normal e alto) e o custo você poderá calcular através do Boletim Econômico do Sinduscon do seu Estado, colocarei abaixo o CUB (Custo Unitário Básico) Sinduscon-SP, referente ao mês de junho. A CKS Consultores faz projetos completos e administra a obra.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
RBP - PROJETOS CONSTRUÇÃO E REFORMA Eu legalizo a sua obra

Olá Truyla.

Primordial. A documentação do terreno esta registrado no cartório de registro de imóveis (RGI).

Ir na Prefeitura da sua cidade e ver o que pode ser construído no local.

Ai sim procure um responsável (Engenheiro Civil ou um Arquiteto).

Agora é só reunir e projetar.

Mais informações :

RBP Projetos e Construções

Abraço.

Izalino Bravo

Responder
Agnes Botaccini
Agnes Botaccini - Arquitetura (São Caetano do Sul, São Paulo) Agnes Botaccini - Arquitetura - há 7 anos

Olá Thuyla.

Tudo que responderam está correto, porém não completo, vamos lá.

Para vc construir uma casa a primeira coisa que você terá que fazer é:

1- Contratar um arquiteto para realizar o projeto.

2- o profissional precisará do levantamento topográfico do seu terreno e você que deverá fornecer a ele ou ele mesmo providenciará esse levantamento.

3- O projeto deverá ser aprovado na prefeitura de sua cidade e também dependendo do local em outros órgãos competentes. Quem faz esse trabalho é o mesmo arquiteto que fez seu projeto.

4- Elaboração do projeto executivo que é feito normalmente enquanto o projeto está sendo aprovado. São todas as plantas detalhadas para a construção, em escalas convenientes para que a obra seja feita exatamente como foi projetada e para que não tenha erros durante a execução da obra gerando desperdícios e custos extras.

5- Deverá ser feito o projeto estrutural.

6- Projeto elétrico.

7- Projeto hidráulico.

8 - O arquiteto fará o acompanhamento da elaboração desses projetos que são chamados de projetos complementares e também a compatibilização de todos eles e o projeto de arquitetura.

Pode parecer complicado, mas não é.

Quem faz todo esse trabalho para você é o arquiteto que você contratar que depois de tudo pronto também pode realizar a obra e fazer a administração até a entrega das chaves de sua casa, onde além de realizar a obra o acompanha nas compras dos materiais de acabamento para orientá-lo na escolha quanto a qualidade, quantidade, preços e até mesmo para a harmonia de cores, desenhos, etc.

Além disso também existe uma outra forma que é a compra de um projeto pronto que se adeque ao seu terreno a um custo bastante menor, porém com o restante das especificações iguais a que mencionei anteriormente.

Para maiores informações pode entra em contato com B&M Consultoria e Arquitetura

Um abraço

Responder
Bruno Silva
BRN Engenharia Civil (São Paulo Zona Leste, São Paulo) BRN Engenharia Civil - há 7 anos

Bom dia Thuyla, para a construção de uma casa sem te dar dor de cabeça futuramente como perda de dinheiro e de tempo é basicamente elaborar um projeto arquitetônico de acordo com a sua necessidade e atendendo os coeficientes do código de obras do seu município, nós da EZ Engenharia trabalhamos com preço fechado, o que inclui nesse preço fechado?

- Projeto Arquitetônico 3D (Prazo varia entre 2 e 3 meses)

- Projeto Legal (Prefeitura/Alvará)

- Mão de obra especializada

- Material padrão (caso queira um material diferenciado ser acrescido)

- Acompanhamento técnico da obra por Engenheiros

Com isso você não terá que se preocupar com nada, a não ser visitar sua obra para ver como está sua futura residência.

O preço do m2 que estamos cobrando na cidade de São Paulo está em torno de R$ 1.500,00, mas lembre-se que você receberá sua casa pronta para morar, apenas colocar os móveis.

Qualquer dúvida estamos a disposição.

EZ37 Engenharia & Construções

Responder
Anderson Roberto Silva
Anderson Roberto Designer De Interiores (Salvador, Bahia) Anderson Roberto Designer De Interiores - há 7 anos

Olá, recomendamos sempre que o primeiro passo a ser dado seja o projeto arquitetônico, sem ele você poderá se perder no orçamento e no andamento da construção. Contudo, desenvolvemos uma metodologia diferenciada, que no seu caso se encaixa perfeitamente. Em nossa metodologia de trabalho o seu projeto é sem custos e em 3D. Onde você terá total compreensão do que será orçado. Além disso, você não terá susto no valor do orçamento, pois trabalhamos com a realidade financeira de nossos clientes. Entre em contato que explicaremos melhor.

Responder
Gleidson soares dos santos
Estrutular Engenharia Ltda (São Francisco, Minas Gerais) Estrutular Engenharia Ltda - há 7 anos

Bom dia !

Nossa Equipe Consegue realizar para você projetos e aprovação na prefeitura no prazo de 60 dias e com o sistema Construtivo você tem vários benefícios

material de fácil aceitação contem vários benefícios e o futuro da construção no Brasil

As Construções em EPS proporciona:

⦁ Isolamento termoacústico

⦁ redução de ate 50% no tempo de obra

⦁ redução de ate 30% nos custo finais das obras

⦁ resistência a Furacão e Terremoto

⦁ redução de ate 60% no consumo de energia pos obra

⦁ Resíduos 100% recicláveis

⦁ Resistência à Compressão e Isolamento balístico

⦁ Baixo Peso (Material até 80% mais leve que o tijolo)

⦁ Alta Resistência Mecânica e Baixa Absorção de Água

⦁ Resistência ao Envelhecimento e Absorção de Choques

⦁ Qualidade de vida, melhores condições de saúde pois o material não propaga fungos ou bactérias

Responder
Gleyson Ramos
Topografia, Cartografia E Projetos De Pavimentação (Teresina, Piauí) Topografia, Cartografia E Projetos De Pavimentação - há 7 anos

Bom. Depende do que você vai querer em sua construção. Isso dirá quantos metros Quadrados será construída. Se houver aclives mais acentuados, um projeto topográfico seria necessário para melhor utilização do terreno. De fixo, o que é obrigatório, são projetos Arquitetônico, elétrico e Hidráulico. Cada Projeto há seu custo que entra na cotação para a construção da residência como preço final. O projeto é a fase de planejamento, que coloca cada coisa em seu devido lugar sem ter de ficar arrumando soluções na hora da execução que custa tempo no prazo de sua obra e muitas vezes acaba complicando a qualidade de seu empreendimento. O projetos devem ser enviados aos órgãos competentes da administração pública para análise e posterior liberação à Execução.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região