Quem pode assinar projetos fotovoltaicos de baixa tensão?

Tecnólogos em Automação Industrial podem assinar projetos fotovoltaicos de baixa tensão.

Quem pode assinar projetos fotovoltaicos de baixa tensão?

Tecnólogos em Automação Industrial podem assinar projetos fotovoltaicos de baixa tensão.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Respostas úteis 4
Leonardo Alves Coelho
Lumiere Energia (Taguatinga, Distrito Federal) Lumiere Energia - há 6 anos

Fábio,

Engenheiros Eletricistas sem limite de potência e técnicos eletrotécnicos até 800 kVa (800 kWp).

Responder
Rodolfo Aguiar
Engenharia Eletrotécnica (Louveira, São Paulo) Engenharia Eletrotécnica - há 6 anos

Boa noite,

Conforme resolução CONFEA/CREA, somente Técnico em Eletrotécnica, limitado à projetos de até 800kVA em baixa tensão ou Engenheiro Eletricista.

Caso tente dar entrada no projeto com outro título, será recusado pela companhia de energia elétrica, por extrapolar as funções, bem como sofrerá penalidades e multa perante o CREA.

Responder
CLÁUDIO MARCOS LOUREIRO DA SILVA

Bom dia, não pode, até o momento somente engenheiro eletricista.A alguns eletrotécnicos entrando na justiça para poderem assinar projetos de instalações de até 75kva, mas não existe nada definido nesse sentido.

Responder
Johnny de Araújo Nascimento
Energia Instalações Elétricas (Mauá, São Paulo) Energia Instalações Elétricas - há 6 anos

Segundo a Lei os eletrotécnicos podem assinar Projetos de até 800Kva. Se o sistema fotovoltaico for Off Grid não precisa de assinatura, basta um profissional habilitado para instalação. Se for On Grid precisará de no mínimo um técnico para solicitar a mudança de relógio junto a concessionária para um Relógio Bi direcional.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região