Como solucionar problema de água invadindo a cisterna?

Uma cisterna de concreto, construída em um imóvel a mais de 40 anos, sendo ela de tijolos simples e concreto, atendia dois imóveis. Esta cisterna precisou ser dividida por dentro. Quando foi feito a ancoragem dos vergalhões para a construção do muro, começou a invadir água na cisterna, e só para quando atinge o nível total da cisterna que é de 8000 Lt. Não sabemos como proceder pois esta casa foi vendida e o comprador exige conserto. Uma cisterna de polietileno já foi sugerida mais o valor é inviável. Quem puder ajudar com alguma solução, indicação de algum material que vede este vazamento. Desde já agradeço.

Como solucionar problema de água invadindo a cisterna?

Uma cisterna de concreto, construída em um imóvel a mais de 40 anos, sendo ela de tijolos simples e concreto, atendia dois imóveis. Esta cisterna precisou ser dividida por dentro. Quando foi feito a ancoragem dos vergalhões para a construção do muro, começou a invadir água na cisterna, e só para quando atinge o nível total da cisterna que é de 8000 Lt. Não sabemos como proceder pois esta casa foi vendida e o comprador exige conserto. Uma cisterna de polietileno já foi sugerida mais o valor é inviável. Quem puder ajudar com alguma solução, indicação de algum material que vede este vazamento. Desde já agradeço.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Hidelo
Particular - há 6 anos

Bom dia! Pelo que parece é de fato um problema estrutural, o ideal seria o contato com um engenheiro para uma avaliaçao.

E depois ver o que seria de fato o melhor custo benefício.

Espero ter ajudado e boa sorte!

Dimas Azevedo
Reme Engenharia (Nova Serrana, Minas Gerais) Reme Engenharia - há 6 anos

Bom dia! Neste caso dar um diagnóstico sem ver o local é muito difícil, pois pode estar ocorrendo várias coisas, para não ficarmos no achismo aconselho a você contactar um engenheiro calculista, para verificar se não é um problema estrutural, caso seja ele vai propor a solução, e se não for estrutural contrate uma empresa séria de impermeabilização, empresa certificada, pois existe várias soluções, cada caso é um caso. só tome cuidado com os aventureiros, impermeabilização quando feito por empresa certificada ela te da garantias de no mínimo 5 anos existe casos que dão até de 20 anos. reforço o cuidado pois existe muita gente fazendo sem ter a qualificação técnica necessária. Espero ter ajudado

Responder
Particular - há 6 anos

R: O mais barato era fazer uma impermeabilização, mas poderá fazer o revestimento com fibra de vidro, onde o custo fica mais alto, porém tem maior durabilidade... uma solução inconta seria a utilização de 5 camadas de manta liquida (essa é boa e barata);

A disposição;

Danielle
Particular - há 6 anos

Obrigada pela resposta! Estas 5 camadas de manta liquida que sugeriu, ela pode ser aplicada mesmo a água não parando de invadir? Pq não consegue estancar essa água que invade a cisterna! Grata

Luiz Augusto (guto)
Villa Empreiteira (Itu, São Paulo) Villa Empreiteira - há 6 anos

Bom dia,

Neste caso, só a instalação de cisterna de fibra ou P.U. , pois os custos para impermeabilização poderá custar mais, e talvez não seja viável, já que este tipo de reparo tem que ser efetuado pelo lado externo das paredes e a infiltração pode estar ocorrendo pelo fundo da cisterna.

Responder
AB | Arquitetura Integrada
AB | Arquitetura Integrada (Curitiba, Paraná) AB | Arquitetura Integrada - há 6 anos

Bom dia Danielle

Resp.: Somente efetuando uma impermeabilização - porém ainda acredito a de polietileno.

Importante é sempre ter todos os itens integrados - projeto, construção, reforma, especificações - assim terá um trabalho qualificado e com custo totalmente adequado.

Estamos trabalhando com custo promocional junto Habitissimo em R$ 12,00/m². Verifique na seção de promoções. Envie detalhes, desenhos, fotos, aquilo que vc desejar. Atuamos constantemente dessa forma em todo território nacional.

Consulte-nos – você irá se surpreender!

Somos qualificados com CREA e CAU.

AB | Arquitetura Integrada