Como saber se o quadro é monofásico, bifásico ou trifásico e o que isto implica na quantidade de aparelhos que posso usar ao mesmo tempo?

Boa noite.

Compramos um apartamento e temos três dúvidas que não acho a resposta na internet:

1) Como saber se o quadro é monofásico, bifásico ou trifásico e o que isto implica na quantidade de aparelhos que posso usar ao mesmo tempo?

2) Para usar mais aparelhos de 220v no apartamento basta trocar o quadro do apartamento?

3) É necessário fazer algum ajuste com/também o quadro de distribuição que existe no andar?

Como saber se o quadro é monofásico, bifásico ou trifásico e o que isto implica na quantidade de aparelhos que posso usar ao mesmo tempo?

Boa noite.

Compramos um apartamento e temos três dúvidas que não acho a resposta na internet:

1) Como saber se o quadro é monofásico, bifásico ou trifásico e o que isto implica na quantidade de aparelhos que posso usar ao mesmo tempo?

2) Para usar mais aparelhos de 220v no apartamento basta trocar o quadro do apartamento?

3) É necessário fazer algum ajuste com/também o quadro de distribuição que existe no andar?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

24 Respostas

Respostas úteis 2
Ricardo Anchieta
Particular - há 5 anos

OLÁ, SÃO BOAS PERGUNTAS , MUITOS NÃO SE ATENTAM AO FATO.

BOM PARA SABER SE A ALIMENTAÇÃO ELÉTRICA DA RESIDÊNCIA É MONOFASICA, BI OU TRI , É BASTANTE SIMPLES. PODE SER VISTA NA CONTA DE LUZ, NO PC DE LUZ E FORÇA SEGUINDO A NUMERAÇÃO CORRESPONSENTE DO APARTAMENTO, PEDIR AJUDA AO PORTEIRO, SINDICO E ZELADOR É UMA BOA OPÇÃO. TAMBEM RETIRANDO A TAMPA DA CAIXA DO QUADRO DE LUZ DO AP. É POSSÍVEL VISUALIZAR SE ESTA CONECTADO 01 02 OU 03 CABOS AO DJUNTOR GERAL .

QUANTO AO DIMENCIONAMENTO DA CARGA E SE O QUADRO ESTÁ PREPARADO SOMENTE COM UM PROFISSIONAL QUALIFICADO NO LOCAL.

ESPERO TER AJUDADO.

Denis Borri
Eletrica Dma (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Eletrica Dma - há 5 anos

Bom dia para saber quantas fases possui seu apartamento terá que abrir o quadro principal, e melhor que seja todos 220v mas por questão de valores e tudo mais a maioria das pessoas usam todo os seus aparelhos com a tensão de 127v a regra se aplica de seguinte forma quanto maior a tensão menor e a corrente de trabalho do seus equipamentos, claro se for trifásico e melhor para a distribuição, para ligar todos seus equipamentos basta fazer o calculo dos mesmo e aplicar circuitos independentes para que vc usufrua da sua estalação sem nenhuma preocupação, para mais esclarecimentos chame um profissional capacitado espero ter ajudado.

Responder
Marcos Lopes de Almeida
Eletricista Instalador Técnico Eletrotécnico (Arujá, São Paulo) Eletricista Instalador Técnico Eletrotécnico - há 5 anos

Bom dia.

Mono fásico, bifasico ou trifásico é o que corresponde a quantidade de fases e quanto aos aparelhos que você vai usar e a capacidade de carga que o seu apartamento suporta vai depender de qual foi o ramal de entrada que foi colocado no seu apartamento.

Responder
Gilberto Rufino de Godoy Rufino de Godoy
Particular - há 5 anos

Sim , Campeão , é só puxar ,aumentar mais dois , circuitos separados 220 direto do seu quadro de distribuição,

REDES MONOFÁSICAS, BIFÁSICAS E TRIFÁSICAS? ENTENDA AS DIFERENÇAS!

Redes monofásicas, bifásicas e trifásicas? Entenda as diferenças!

Entenda mais sobre redes monofásicas, bifásicas e trifásicas!

Hoje vamos falar um pouco sobre o fornecimento de energia, que pode ser monofásico, bifásico ou trifásico. Você sabe quando cada um deles é utilizado?

Pode ficar tranquilo que nós vamos explicar!

Quando o consumidor liga para a distribuidora solicitando a ligação de energia elétrica, ela avalia qual é a carga de energia necessária para atender às demandas da casa, dependendo da quantidade de eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos, lâmpadas e outros equipamentos. Isso com base nas informações que você repassar à distribuidora.

No caso de fábricas, usinas e oficinas, normalmente a rede trifásica é necessária pela quantidade extrema de equipamentos e máquinas que exigem alto consumo de energia. No entanto, a maior parte dos apartamentos e casas ficam bem servidos com a ligação monofásica, já que o consumo de energia residencial normalmente não ultrapassa a quantidade de quilowatts suportada por esse tipo de rede.

Se, por acaso, você comprar um equipamento que necessite de uma rede bifásica (como, por exemplo, um ar condicionado com motor bifásico) você pode ligar para a distribuidora e pedir para trocar para uma rede bifásica. Esse processo chama-se aumento de carga.

A rede bifásica é utilizada em diversos casos, como em locais onde se utiliza 2 tensões (127 e 220V) ou quando se quer dividir circuitos e equilibrar as fases evitando quedas de tensão, igual ao que acontece em casas de praia quando se liga o chuveiro e a luminosidade da lâmpada varia e fica mais fraca.

Em resumo!

REDE MONOFÁSICA

- Dois fios: uma fase e um neutro

- Tensão de 127V ou 220V (varia de acordo com a concessionária)

- carga somada chega até 8000 watts (8Kwa)

REDE BIFÁSICA,que é com Certeza o seu Caso ,

- Três fios: duas fases e um neutro

- Tensão de 127/220V ou 220/380V (varia de acordo com a concessionária)

- Carga somada entre 12.000 e 25.000 watts

REDE TRIFÁSICA

- Quatro fios: três fases e um neutro

- Tensão de 220/380 ou 380/480V (varia de acordo com a concessionária)

- Carga somada entre 25.000 e 75.000 watts,nesse caso mais para empresa ,firmas ,galpões ,fábricas

Dagmar
Vf Mult-tec (São Caetano do Sul, São Paulo) Vf Mult-tec - há 5 anos

Pouco importa... projeto existe para que se economize e otimize ao maximo nas instalaçoes assim... o predio no qual voce esta comprando o apartamento teve uma etapa de projetista e calculista e não creio que tenha um quadro monofasico.

as modificaçoes no quadro so devem ser feitas se compativeis com o ramal alimentador, nao deve trocar o quadro achando que ganhara mais carga quem dita a disponibilidade de carga e o ramal alimentador, tire como referencia a bitola do cabo e o disjuntor de proteção que esta no centro de medição.

quanto aos circuitos 220v veja a sua necessidade e ai sim passe os circuitos necessarios e substitua os disjuntores especificos no quadro,

uso de equipamentos simultaneo esta ligado diretamente a disponibilidade de carga em seu apartamento, isso foi definido no projeto eletrico

melhor dica; gaste o menos possivel, verifique a real necessidade de mudanças, pois carga instalada não e demanda

sucesso!

Responder
Particular - há 5 anos

R: No quadro deve-se ver a quantidade de fios que chega no dijuntor geral; depois é feita a distribuição para os dijuntores que alimentará cada circuito

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Abraão Luciano Pereira

Oi amigo.

Você pode consultar na conta de luz.

Você pode perguntar ao síndico, mas provavelmente não será trifásico.

E você pode consultar no seu quadro de distribuição, mas é mais fácil explicar olhando para ele, porque não existe uma regra que defina de onde começa uma instalação, entre esquerda e direita.

2 não é preciso trocar o quadro todo mas isso depende de uma análise e de um dimensionamento dos circuitos pra ver se atende suas necessidades.

3 é provável que sim, porém a informação ainda é escassa, precisamos definir um por um

Abraços,

E estamos a disposição.

Responder
Márcio Araújo Santana
Sse ( Santana Serviços Em Eletricidade ) (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Sse ( Santana Serviços Em Eletricidade ) - há 5 anos

Boa tarde!

Os circuitos elétricos são identificados com aparelhos de medição específicos, no caso um voltímetro poderia mostrar a tensão e número de fases comparando os valores entre fases e entre fase e neutro. Um sistema trifásico possibilita uma melhor distribuição dos circuitos desde que bem dimensionado. A troca apenas do quadro de distribuição, não

garante um aumento de potência para o apartamento é necessário avaliar a bitola da fiação e disjuntores de alimentação provenientes do centro de medições.

Consulte um profissional eletricista. Boa sorte!

Responder
Reynaldo Scheurer

Boa tarde, quanto a primeira pergunta, o próprio nome diz: monofásico e que possui uma única fase ou seja monofásico vc só terá uma tensão de 127V no apartamento que eu acredito que ñ seja o seu caso agora no bifásico e trifásico o próprio nome diz duas ou três fases só que para tal averiguação somente um profissional habilitado , quanto a segunda pergunta geralmente ñ precisa trocar o quadro a ñ ser que vc for utilizar tomadas específicas onde tenha que aumentar o número de disjuntores e o quadro ñ comporte esse número , quanto a terceira pergunta ja está na segunda resposta, modificações só se for aumentar o número de aparelhos na residência.

Obs: Não mexa com eletricidade se ñ for habilitado, eletricidade MATA.

Responder
Odair Quirino
Instalec Instalação E Manutenção Eletroeletrônica (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Instalec Instalação E Manutenção Eletroeletrônica - há 5 anos

Bom dia, com certeza a sua instalação é bifásica, porque não há necessidade de uma energia trifásica em um apartamento.

A quantidade de equipamentos que vc pode utilizar sem ter problemas, depende da potência de cada equipamento e dimensionamento da fiação existente.

Não é preciso mudar nada no quadro do apartamento, o que precisa é ser feita uma avaliação simples e direcionar ir circuitos corretos para cada item que vc vai utilizar na tensão 220V ou 110V

Boa sorte e abraços!!

Responder
Marcos  Coracini
P&C Soluções (Tietê, São Paulo) P&C Soluções - há 5 anos

Ola Gold. A principio temos a visualisacao para algumas definicoes de corrente e tensao .se tiver quatro fios ligados em seu padrao de entrada posivelmente temos uma rede trifasica porem a mesma pode nao estar chegando em seu ap.

Pocure um proficional para que seja realizado os seguintes procedimentos.

Analise da rede de seu ap.,quantidade de aparelhos e suas tensoes apos este procedimento fazer o calculo para verificar se a distribuicao esta correta ,nao e possivel dar diagnostico sem ter precisao dos fatos, um forte abraco e boa sorte.

Responder
alexandre costa
Renov Sol Energia Solar (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Renov Sol Energia Solar - há 5 anos

Boa noite meu caro.

Para saber qual a tensão de entrada do seu apartamento converse com o síndico ou zelador. É simples de se verificar porém é necessário uma pessoa apta para tal teste, uma vez que sua rede deve estar energizada para medição.

Com este ponto definido, a quantidade de aparelhos ligados ao mesmo tempo dependerá do estado de conservação e dimensionamento dos cabos elétricos. A tensão(monofásico,bifásico ou trifásico) não é determinante nesse caso.

Para utilizar aparelhos 220V basta que haja tomadas com a tensão em 220V.

Qualquer alteração no Quadro terá que ser analisada pessoalmente por um profissional qualificado.

Espero ter ajudado.

Fico a disposição.

Responder
Eduardo Ferreira de Araújo

Boa tarde.

Para uma pessoa sem formação na área saber qual a tensão local.

Primeiro em todos os prédios tem o setor de manutenção, e o circuito trifásico é comum em prédios comerciais, mas caso seja a sua situação isso não implica no funcionamento, apenas a taxa é um pouco mais elevada.

Uma maneira simples, é verificar si o disjuntor principal ou DR. é trifásico (entrada de três cabos)

Job Viana de Oliveira

Boa noite. Simples assim. muito curiosos dando palpite e falando besteira aqui. Pior a Habitissimo deveria ver essas repostas antes de publicar. Muita besteira aqui. Até qunado?? irão esperar alguem morrer eletrocutado para vcs selecionar melhor as respostas!!!! Amigo. procure um profissional realmente capacitado e ele dará todas as informações nescessárias.

Alan Rocha dos Santos
2K Reformas E Construções (São Paulo Zona Leste, São Paulo) 2K Reformas E Construções - há 5 anos

Residencial trifásico é muiiiito difícil, se vc mora na cidade de São Paulo certamente são duas fases e um neutro (popular bifásico) quanto aos aparelhos q vc for usar se for tvs, rádios, e aparelhos de uso doméstico em geral não tem problemas em usa-los. Caso vá ligar algum tipo de aquecedor, ar condicionado, chuveiro ou outro equipamento que necessite de mais carga é b ter um circuito de uso específico para ele, ou seja, uma tomada só para esse aparelho. Trifásico geralmente é usado em locais que precisam ligar motores para máquinas que precisam de carga mais alta.

Pedro Henrique Ribeiro Silva
Pedro (Itu, São Paulo) Pedro - há 5 anos

Se chamar um eletricista e fazer teste na entrada do quadro forca até mais fácil ainda pedir projeto elétrico pro síndico mais no meu conhecimento pode ser que seja trifásico por ter uma quantidade de apartamentos mais cada apartamento será bifásico algumas tomadas. E chuveiro só o restante será monofásico..

Tiago
Tec Manutenções (São José dos Campos, São Paulo) Tec Manutenções - há 5 anos

Olá o mais indicado é visita de um técnico em elétrica,mas se tratando de apartamento e que deve seguir uma norma na instalação,fios preto é fase,fio azul neutro,se caso estiver no disjuntor principal dois fios pretos provavelmente é 220v se for um azul e um preto provavelmente 127v ,mais é expressamente importante contactar um eletricista.

Boa sorte

Vanderlei Santos
WJK Instalações (Louveira, São Paulo) WJK Instalações - há 5 anos

Bom dia meu amigo...a rede mono fasico 127v um dos fio tem energia e o outro não....neltro.

.

Bifasico 220v tem energia nos 2 fio...faze é faze.

.

Trifásico.. tem energia nos três fios..

.

R.S.T.rede sistema trifásico. 220.

.

Acredi que apartamento não tenha 440v..

E fase e fase......

Essa resposta é só pra simplificar.

.

Normalmente....pega um ventilador 220v manual ponha na tomada se roda fraco e 110 se rodar forte e 220......

.

Tem um aparelho chamado multimetro ponha na escala 750v..e da pra saber.......espero ter simplificado pra vc.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região