Quais djuntores comprar?

Olá tenho 35 pontos de tomadas sendo que 1 vai ser 220V, 10 lampadas em LED, chuveiro de 7800W queria saber quais as empregam certas de disjuntores a comprar e quais as quantidades, minha casa é 5 cômodos( contando com banheiro)

Quais djuntores comprar?

Olá tenho 35 pontos de tomadas sendo que 1 vai ser 220V, 10 lampadas em LED, chuveiro de 7800W queria saber quais as empregam certas de disjuntores a comprar e quais as quantidades, minha casa é 5 cômodos( contando com banheiro)

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

17 Respostas

Miguel
Rem Network Instalações E Manutenções (Suzano, São Paulo) Rem Network Instalações E Manutenções - há 4 anos

Bom dia Fábio!

Vamos lá para um bom dimensionamento da rede segue:

- disjuntor dim bipolar curva B 40 A para chuveiro ate 7800w,circuito independente com fio 6mm.

- disjuntor dim monopolar 16A curva C para circuito de lampadas com fio 1,5mm.

- disjuntor bipolar 20A curva c para tomada 220v com fio 4mm circuito independente.

- 4 disjuntores de 16A curva c para tomadas de uso geral com fio de 2,5mm (tomando o cuidado de separar os circuitos por cômodos.)

Maiores informações entre em contato conosco para uma avaliação mais detalhada.

Atenciosamente.

Responder
Miguel
Rem Network Instalações E Manutenções (Suzano, São Paulo) Rem Network Instalações E Manutenções - há 4 anos

Bom dia Fábio!

Vamos lá para um bom dimensionamento da rede segue:

- disjuntor dim bipolar curva B 40 A para chuveiro ate 7800w,circuito independente com fio 6mm.

- disjuntor dim monopolar 16A curva C para circuito de lampadas com fio 1,5mm.

- disjuntor bipolar 20A curva c para tomada 220v com fio 4mm circuito independente.

- 4 disjuntores de 16A curva c para tomadas de uso geral com fio de 2,5mm (tomando o cuidado de separar os circuitos por cômodos.)

Maiores informações entre em contato conosco para uma avaliação mais detalhada.

Atenciosamente.

Responder
Denis Nascimento
Manutenção^reformas (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Manutenção^reformas - há 4 anos

Olá Fábio tudo bem? Espero que sim!

Para a sua tomada 220V você vai precisar de um disjuntor bipolar! Mas a corrente do disjuntor vai depender do seu equipamento, mas vou deixar aqui uma fórmula pra vc conseguir saber: pega a Potência do aparelho e dívida pela tensão exemplo: 4500W÷220V= 20,45A.

Agora para o chuveiro vc também vai precisar de um disjuntor bipolar e a fórmula é a mesma 7800W÷220V = 35,45A,ou seja, um disjuntor de 40A, lembrando que não basta colocar o disjuntor certo a fiação tem que estar dentro da norma também que no caso poderia ser 6mm isso

vai depender de muitas coisas como fator de agrupamento.

As demais tomadas se for de uso geral você pode comprar disjuntores de 10A e colocar 8 tomadas em cada circuito e usar fios de 2,5mm, lembrando que estamos falando de tomadas de uso geral, como televisão, carregar celular etc.

Já a iluminação a NBR 5410 diz que pode ser fio 1,5mm, o que recomendo e você usar dois circuitos para iluminação, e comprar dois disjuntores de 10A ou 16A.

Bom Fábio espero ter ajudado, para mais informações entre em contato conosco.

Responder
Manoel de Oliveira Neto

Bom dia amigo, não existe milagre sem causa, recomendo que você chamei um profissional em loco para que ele faça um dimensionamento correto de todas as cargas que serão instaladas para que tudo seja feito dentro das normas;lembre se eletricidade não é brincadeira, cuidar disso é proteger sua família e também o seu patrimônio: dúvidas maiores, estamos sempre a disposição

Responder
Marcelo Barbosa de Araújo Abe

Olá Fábio Vinícius, tudo bem ? Espero que sim. Enfim, vamos lá, sem mais delongas...

Para 1 ponto de tomada 220V, você terá que comprar um disjuntor Bipolar. A corrente do Disjuntor vai depender do que você pretende usar de aparelho neste circuito (que deve ser específico para esta tomada). Se for um aparelho de até 4400W, pode usar cabo de 2,5 mm nesse circuito e Disjuntor de 20A (lembrando que deve ser bipolar).

Para as 10 lâmpadas de Led, como é uma residência de 5 cômodos, separaria em dois circuitos de 1,5 mm com disjuntor monopolar de 16A (para melhor manutenção), mas nada impede que seja apenas um circuito de mesma configuração.

Para o chuveiro de 7800W a conta é simples. 7800/220=35,45A. Você precisará de um disjuntor Bipolar de 40A e circuito específico com Cabo de 6 mm. Lembrando que precisa tomar cuidado com o tipo de emenda ou conector que irá usar entre os cabos que vem do seu quadro e os cabos do chuveiro.

As demais tomadas da casa deverão ser separadas em no mínimo dois circuitos, devido ao balanceamento de carga entre as fases, porém eu separaria da seguinte forma: 1 circuito para sala e quartos, 1 circuito para cozinha (todas as tomadas da cozinha de 20A), 1 circuito para lavanderia, e caso a infraestrutura da casa comporte, 1 circuito para a tomada do banheiro e 1 circuito para a tomada do microondas. Todos com cabo de 2,5mm e Disjuntor de 20A.

Usaria um quadro para 24 Disjuntores, Barramento tipo pente para alimentar os disjuntores e DR e DPS na instalação (DPS caso haja sistema de aterramento feito na residência).

Fazendo isso não terá erro sua instalação.

Precisando de mão de obra qualificada ou de mais auxílios, coloco-me a disposição.

Responder
Gilsonei Pereira Macedo
Particular - há 4 anos

Bom dia amigo em primeiro lugar com um balanço de todas essas cargas é nescessario um disjuntor geral no padrão de entrada de 63 amperes trifasico ou bifasico.No QDC quadro de distribuição um disjuntor geral de 63.para ilumição dois disjuntores monopolar de 10 amperes,esse ponto de tomada que vc se refere 220 é nescessario saber que tipo de aparelho que o senhor irá usar aual a potencia p dai agente poder dimensionar o disjuntor correto.Os demais temos no minimo dois disjuntores para a cozinha de 20 amperes cada.Dois disjuntores de 16 para os demais.Por ultimo um disjuntor de 40 para o chuveiro,sobre marca aconcelho a comprar da marca steck.

Marcio Carneiro
Elétrica Carneiro (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Elétrica Carneiro - há 4 anos

Olá! A melhor solução é chamar um técnico para fazer o levantamento de carga e a divisão dos circuitos. A fiação já está passada? Para garantir o bom funcionamento da sua instalação sem desperdício de energia e com segurança procure um profissional especializado. Se precisar entre em contato.

Responder
Rafael Xavier Ribeiro

Amigo, neste caso o melhor a se fazer e chamar um eletricista obra para vocês discutirem certinho a distribuição de circuitos, verificar a carga que será instalada para poder dimensionar os condutores e disjuntores.

É importante entender por exemplo quais equipamentos pretende ter, principalmente na cozinha, por exemplo, se terá torneira elétrica, forno elétrico, panela elétrica, nesses casos o ideal será alguma tomada exclusiva só neste cômodo ou então um condutor de maior sessão.

Podemos fazer uma visita para uma melhor avaliação se precisar.

Responder
Rubens Santos Barbosa

Bom dia, amigo!

Quando se fala de instalações elétricas não existe uma receita pronta. Tudo vai depender das finalidades.

Por exemplo. O senhor disse que vai ter tomadas e uma delas irá ser para 220v. E neste caso o que será ligado nesta tomada. Será ela TEU ou TUG? Qual a potência que será instalado? quanto tempo ficará este aparelho ligado? Qual a temperatura do ambientes? pois se o ambiente utrapassar os 70 graus precisará usar os Cabos com 90 graus para não interferir na passagem de corrente.

Se a pergunta do senhor fosse a quantidade seria outro caso.

mas no quesito qual?

Depende.

Será resistir? ou motor de indução? ou será uma placa eletrônica?

Qualquer coisa estou disponível.

E mais.

Nunca confie em eletrivcista que dá números sem conhecer as reais necessidade ou ver o projeto ou autor menos perguntar sobre a potência que será instalada e qual tipo de equipamentos será ligado e por quanto tempo. Calor influência e muito nos cálculos.

Responder
Maurício Rodrigues dos Santos

Bom dia

Posso fazer uma visita técnica para maiores detalhes. sem custo..ok?

Responder
Zezinho Galvao
Comandante Elétrica Hidráulica E Serviços De Pedreiro Em Geral (Votorantim, São Paulo) Comandante Elétrica Hidráulica E Serviços De Pedreiro Em Geral - há 4 anos

Ola bom dia amigo

Primeiramente 1 djuntor de 63amp bipolar ou trifásico vai depender da sua entrada de energia se for 220 sera um bifazico de 63 amperes se for trifásico no caso seria trifásico

No mais o restante da casa seeia fazer uma escala de energia junto com uma distribuiçao de cargas exemplo somar os comodos que ira xoncentrar maior carga de energia cono por exemplo cozinha onde se concentra mais aparelhos e se for o caso dois djintores de 20 amperes somente pra cozinha um para sala um para cada quarto dependendo ate 1 para cada dois quartos e assim por indiante

Principal de rudo soma o sua carga que sera usada para fazer a divisao correta

Lembrando sempre de instaçar os dps no quadro geral com aterramento ok

Responder
Particular - há 4 anos

R: Deve-se ter um quadro com pelo menos 5 disjuntores e um geral de 60A

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região