Qual a bitola do cabo?

Pessoal gostaria de saber qual seria a bitola de um cabo, a situação é a seguinte, tenho 16 apartamentos e cada um irá consumir 10.000 Watts isso daria um total de 160.000 Watts, qual seria a bitola do cabo e o disjuntor geral pra suportar essa carga sendo bifásico? eu cheguei em um valor de cabo 240mm porém o cara da Enel me disse q isso daria no máximo um cabo 95mm porém não consigo chegar nesse valor, muito obrigado a quem puder me ajudar.

Qual a bitola do cabo?

Pessoal gostaria de saber qual seria a bitola de um cabo, a situação é a seguinte, tenho 16 apartamentos e cada um irá consumir 10.000 Watts isso daria um total de 160.000 Watts, qual seria a bitola do cabo e o disjuntor geral pra suportar essa carga sendo bifásico? eu cheguei em um valor de cabo 240mm porém o cara da Enel me disse q isso daria no máximo um cabo 95mm porém não consigo chegar nesse valor, muito obrigado a quem puder me ajudar.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Henrique Höpner Pereira
Particular - há 4 anos

Bom dia Felipe,

São necessárias algumas informações pra poder te responder melhor:

Qual a tensão de atendimento? 127/220V ou 220/380V?

Trata-se de um agrupamento de unidades consumidoras, certo?

Não há a possibilidade de aplicar um circuito trifásico?

Enfim, não consigo responder sua dúvida apenas com os dados que você informou. Caso precise de ajuda, entre em contato comigo.

Abraços,

Henrique Höpner Pereira

Engenheiro Eletricista - Höpner Engenharia Elétrica

Particular - há 4 anos

R: vode deve fazer a conta para um apto e multiplicar com o fator de carga x 0,45

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.