Qual a cobertura mínima de concreto em uma coluna 5/16 para muro?

Meu bloco tem 9 cm e a coluna 7 por 17 cm, centralizando a coluna só ficaria 1 cm de concreto de cada lado e suficiente? Com aumentar a espessura, e qual é a espessura ideal?

Qual a cobertura mínima de concreto em uma coluna 5/16 para muro?

Meu bloco tem 9 cm e a coluna 7 por 17 cm, centralizando a coluna só ficaria 1 cm de concreto de cada lado e suficiente? Com aumentar a espessura, e qual é a espessura ideal?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Respostas úteis 1
Marcio Fernando de Oliveira
Mfr Construções (Itatiba, São Paulo) Mfr Construções - há 3 dias

Olá Sr francieudo!! Vejamos coluna em paredes de alvenaria de 9 de espessura foje um pouco a norma coluna 5/16 também não está certo.

Mais se for pra te ajudar vamos lá; se o seu bloco for de 9 mais de cimento vazado o Sr pode está utilizando uma barra de ferro ⅜ e grautiando agente que trabalha com construção Chade de agulha , espero ter ajudado nesse caso ok.

Responder
Francieudo Querino
Particular - há 2 dias

Oi a coluna que eu me referi e a vertical alguns chamam de viga aqui na minha região chama coluna o ferro e 5/16 e o bloco que vou levantar e o 9x19x19 cm a minha duvida era na espessura do cobrimento do concreto na coluna já que meu bloco é de 9 cm

José Orlando Lemos

Boa noite!

Você pode deixar o mínimo 2cm de espessura mais pra você ficar tranquilo seria necessário ferragens de 10mm (3/8)

3/16mm para estribos eno máximo 20cm de espaçamento

Responder
Ailton  Silva Cavalcanti
Aec Construções (Peruíbe, São Paulo) Aec Construções - há 3 dias

Olá nesse caso eu teria 2 opções ou reduziria o tamanho do estribo para cinco de largura ou aumentaria a cobertura do concreto deixando a coluna com saliência aparente, porém cada cliente tem um gosto e nesse caso também tem que ser levado em consideração.

Responder
Eduardo Barros
Narbon Construções LTDA (Cotia, São Paulo) Narbon Construções LTDA - há 3 dias

Não ! Correto 2,5cm de cada lado. Pra aumentar a espessura do bloco, qual a espessura da sua viga baldrame?

Responder
Francieudo Querino
Particular - há 2 dias

Meu alicerce é de bloco deitado, muro de vedação, coluna de ferro 5/16

2 fotos
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção muros na sua região