Qual a diferença na tomada de 10A, para uma tomada de 16 A? na instalação do forno elétrico de 220 da Brastemp?

Tomada de 10A e de 16A: Qual diferença faz na instalação do forno elétrico de 220 da Brastemp?

Qual a diferença na tomada de 10A, para uma tomada de 16 A? na instalação do forno elétrico de 220 da Brastemp?

Tomada de 10A e de 16A: Qual diferença faz na instalação do forno elétrico de 220 da Brastemp?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Respostas úteis 2
Wellington
Mastery Construções (Paulínia, São Paulo) Mastery Construções - há 7 anos

Hoje no Brasil as tomadas foram padronizadas e não estão mais disponíveis tomadas de 16 Amperes. Encontra-se adaptadores para utilizar aparelhos que ainda tem esta tomada que por motivo de serem fabricados antes da padronização ou serem importados.

A Associação Brasileira de normas técnicas padronizou as tomadas para pinos de 4 mm, que são as de 10 Amperes e para pinos de 4,8 mm, que são as tomadas de 20 Amperes.

Para aparelhos com até 1000 Watts de potencia são recomendadas a tomadas de 10 Amperes com condutor de 2,5 mm, já aparelhos com potencia superior são indicadas as tomadas de 20 Amperes com condutor de 4 mm.

No caso de ter um equipamento com tomada de 16 Amperes eu sugiro que a tomada que este equipamento irá utilizar seja de 20 Amperes com condutores de 4 mm lidado diretamente no quadro de distribuição em um disjuntor de 20 Amperes Curva "C" e então utilizar um adaptador de 20 Amperes para 16 Amperes, que pode ser encontrado em sites como o Mercado Livre.

Responder
Sej
Particular - há 2 anos

Comprei um forno elétrico da marca Oster, 127v, 16A. Além de contratar um eletricista para instalar uma tomada 20A (não tem disponível no meu apto), ainda vou ter que comprar um adaptador de 16A para 20A??? O manual do produto diz para não usar adaptadores!!!??? Ou seja, o forno não deveria nem ser vendido no Brasil então.

Lauriano Silva

Respondendo sua pergunta, tem sim !!! muitas diferenças, entre elas diferenças eletricas e principalmente diferenças mecanicas, a tomada de 16 A é mais parrudinha, mas forte, e não é apropriada para cabos com bitolas de 2,5mm e sim para os de 4mm

Responder
Jorge Luiz Vannucci
JLV - Instalações Elétricas (São Paulo Zona Norte, São Paulo) JLV - Instalações Elétricas - há 7 anos

Eu concordo com todos os comentários destes profissionais mas gostaria de acrescentar algo, seria sobre os plugues e tomadas que são diferenciada do padrão de sua residencia, eu não gosto de usar adaptadores eu troco os plugues que estão fora dos padrões de acordo com a amperagem do equipamento,

no caso as de 10 amperes somente troca de plugues mas para as de 20 amperes tenho uma tomada instalada no local com rede independente das demais utilizando cabinho de 4 mm

Responder
Joao Primo Paiva Junior

sandra, existe dois tipos de tomada, são elas TUG e TUE, vamos falar da tomada, TUE; (tomada de uso especifico) são chamadas de especifico os ponto de tomada que alimentam uma corrente nominal superior a 10a. são tomadas destinada aligação de equipamentos de uso fixo. EX: forno microondas, chuveiro eletrico, ar condicionado, bomba de piscina e outros.

Agora vamos falar da tomada, TUG;(tomada de uso geral) destinado a ligação de mais de um equipamento,(não simultaneamente)e cuja corrente de consumo não seja superior a 10a. são tomadas destinadas de uso geral.EX:liquidificador, ventilador, geladeira,tv, e etc.

sandra esta ai adiferencia da tomada de 10a p/ a de 16a.

Responder
Innova Engenharia
Innovaengenharia (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Innovaengenharia - há 7 anos

A diferença entre as tomadas de 10A e 16A é quantidade de amperes (A) que cada uma suporta. Amperes (A) nada mais é que a intensidade de corrente elétrica. Uma tomada de 10A suporta somente até este valor, e a tomada de 16A suporta até 16A de corrente. Já a tensão elétrica de 220V (a famosa "voltagem") é a tensão elétrica que o aparelho trabalha.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região