Qual a estrutura necessária para uma caixa d'água de 5000 lts?

Olá, pensei em fazer uma torre de 4 colunas, com fundação de 3 metros abaixo do solo e lage no topo, qual seriam as medidas de ferragens adequadas para suportar 6 toneladas?

Qual a estrutura necessária para uma caixa d'água de 5000 lts?

Olá, pensei em fazer uma torre de 4 colunas, com fundação de 3 metros abaixo do solo e lage no topo, qual seriam as medidas de ferragens adequadas para suportar 6 toneladas?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Rafael de Lacerda Faria de Lacerda Faria

Somos a LF Engenharia Projetos e Construções, realizamos laudos e projetos de engenharia e construção civil entre em contato que visitamos o local e realizamos um estudo estrutural para instalação do reservatório de água.

Responder
Reginaldo Feitosa de Amorim
Rfa Engenharia De Projetos Em Bim E E Cosntrução (Poá, São Paulo) Rfa Engenharia De Projetos Em Bim E E Cosntrução - há 1 año

depende da altura que vai ficar a Caixa , se for até 3 metros, pode fazer pilares de 15x30 6 ferros de 10 mm, com sapata de 50 x 50 em cada pilar , se caso for a altura for maior ponha cinta como vigas intermediarias e deixe o pilar mais robusto ,30x40

Responder
Marcos Piovezam
Piovezam Engenharia E Arquitetura (Presidente Prudente, São Paulo) Piovezam Engenharia E Arquitetura - há 1 año

Infelizmente, impossível responder sem um estudo prévio. Fatores que podem influenciar no seu projeto: - capacidade de suporte do solo; - tipo de fundação (aparentemente estacas perfuradas) - dimensões e direção das colunas; - distanciamento entre elas; - dimensões das vigas; - altura das colunas; - resistência do concreto. Muitas variáveis para responder a sua pergunta sem um estudo prévio.

Responder
Engº Cleber Luciano Familia e Construção

Flávio apesar de sua ideia de construção ser viável, não se pode inferir sobre a armadura e seção dos pilares, vigas e lajes, sem corretas informações para o projeto.

Uma sobrecarga de 6 toneladas representam, 1,5 toneladas em cada pilar e sem saber características do solo, é impossível ajudar você.

Fazer 3 m de fundação, não significa que estará fazendo o correto.

Procure orientação profissional pra não ter surpresas desagradáveis.

Estamos a disposição por aqui.