Qual a posição e o dimensionamento da ferragem deste reservatório?

Qual o dimensionamento e a posição da ferragem horizontal deste reservatório? estão utilizando blocos canaletas intermediários?

Quais fiadas são em bloco canaleta?

Qual a posição e o dimensionamento da ferragem deste reservatório?

Qual o dimensionamento e a posição da ferragem horizontal deste reservatório? estão utilizando blocos canaletas intermediários?

Quais fiadas são em bloco canaleta?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

SR Engenharia Consultiva
Sr Engenharia Consultiva (Recife, Pernambuco) Sr Engenharia Consultiva - há 6 anos

Bom dia, Roberto.

Tudo bem?

Dimensionamento de estruturas (ferragens e concreto ou ferragens e bloco/graute) é muito particular de cada estrutura, principalmente num dimensionamento de reservatório em blocos, onde a chance e fissuras(vazamentos e contaminações) é maior ainda.

Contrate um engenheiro civil para fazer o cálculo do reservatório e tenha a tranquilidade de que terá sido dimensionado adequadamente e que se for cometido algum erro (de projeto) você terá a quem recorrer para realizar a correção, pois o engenheiro será o responsável técnico do projeto.

Num caso de reservatórios enterrados você tem que levar em consideração as forças que atuam quando ele está cheio e quando está vazio. Só para lhe dar uma pequena noção, são algumas:

# Empuxos de terra

# Empuxos do lençol freático

# Empuxos da água reservada

É um serviço simples, o engenheiro provavelmente não cobrará caro e você terá segurança no que foi feito.

Responder
Gustavo Arbex
Grbx Arquitetos (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Grbx Arquitetos - há 6 anos

Roberto, peças estruturais são pinto delicado para opiniões. Na melhor hipótese, pode te gerar pequenas fissuras ou vazamentos. Em casos extremos com o passar dos anos, as fissuras podem corroer a ferragem e o estrago ser maior ainda. Procure um especialista para calcular com precisão de acordo com sua necessidade. Qualquer dúvida, estou à disposição.

Responder
Flarrel Engenharia e Interiores
Flarrel Engenharia e Interiores (Valinhos, São Paulo) Flarrel Engenharia e Interiores - há 6 anos

Irá depender das dimensões deste reservatório, apenas analisando a imagem, não é possível descrever quantas canaletas e ferragem estão sendo utilizados.

Contrate um engenheiro calculista, e terá o dimensionamento correto.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Este é um sistema comum para reservatorios / cisternas... é feito como se fosse uma grande sapata, com a malha no piso e os blocos estruturais cheios; Tem canaleta a cada 60 cm, com treliça e uma barra continua;