Qual a resistência dos tijolos de 9 furos (14 cm) com relação ao peso para fixação/ chumbação de estruturas na parede?

Fiz um nicho para cozinha, com dimensão de 2,8 m, com o nicho todo apoiado sobre a bancada. A fixação da bancada foi sobre uma chumbação com mão francesa, com 6 chumbadores no total (5 do tipo mão francesa e 1 comum), todos feitos com metalon galvanizado 50x50, chapa 14, fixados/ chumbados em 2 pontos.

A estrutura pesa em torno de 450 kg. A dúvida não é a resistência da fixação à parede e sim da parede. Tenho dúvida de qual é a resistência do tijolo à força de cisalhamento (risco de ´´rasgar o tijolo), apesar de ter sido feito a chumbação que preenche as estruturas com material adequado.

Só lembrando que com relação a construção, a parede está situada entre pilares bem estruturados, inclusive, existe um pilar bem no meio do comprimento da bancada para sustentar a parede. A parede está com reboco e com revestimento em cerâmica assentada com argamassa AC3.

Enfim, seria necessário algum outro reforço ou essa estrutura está bem segura? Qual a resistência do tijolo a esse cisalhamento?

Qual a resistência dos tijolos de 9 furos (14 cm) com relação ao peso para fixação/ chumbação de estruturas na parede?

Fiz um nicho para cozinha, com dimensão de 2,8 m, com o nicho todo apoiado sobre a bancada. A fixação da bancada foi sobre uma chumbação com mão francesa, com 6 chumbadores no total (5 do tipo mão francesa e 1 comum), todos feitos com metalon galvanizado 50x50, chapa 14, fixados/ chumbados em 2 pontos.

A estrutura pesa em torno de 450 kg. A dúvida não é a resistência da fixação à parede e sim da parede. Tenho dúvida de qual é a resistência do tijolo à força de cisalhamento (risco de ´´rasgar o tijolo), apesar de ter sido feito a chumbação que preenche as estruturas com material adequado.

Só lembrando que com relação a construção, a parede está situada entre pilares bem estruturados, inclusive, existe um pilar bem no meio do comprimento da bancada para sustentar a parede. A parede está com reboco e com revestimento em cerâmica assentada com argamassa AC3.

Enfim, seria necessário algum outro reforço ou essa estrutura está bem segura? Qual a resistência do tijolo a esse cisalhamento?

8 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

1 Respostas

Particular - há 3 anos

R: Depende de qual será a carga adicional... para o relatado suportaria... proximo ao limite de resistencia nominal

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.