Qual cabo utilizar na minha instalação?

Saindo do padrão(220v) até minha residência tem 150m, posso passar o cabo via canduite por aterramento ou o ideal é aéreo? Qual bitola?

Qual cabo utilizar na minha instalação?

Saindo do padrão(220v) até minha residência tem 150m, posso passar o cabo via canduite por aterramento ou o ideal é aéreo? Qual bitola?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

15 Respostas

Respostas úteis 4
Erasmo Bertolino
Reformas E Construções (Aguaí, São Paulo) Reformas E Construções - há 6 anos

Olá João Marcos, respondendo a sua 1ª pergunta aéria ou aterrada, na verdade tanto faz, a aéria tem maior facilidade na hora que precisar de uma manutenção e no caso da aterrada o certos é fazer a cada 20 ou 30 metros uma caixa de inspeção se no caso precisar fazer uma manutenção, facilitando o trabalho para o profissional e com isto ter um custo menor de mão de obra, agora quanto a segurança da linha vai depender da qualidade do serviço que o profissional executar. Que

Qual a bitola usar? Bem este fator depende de algumas informações como qual var ser a carga total que vc vai usar, a distancia nos ja temos que é 150 mts, então devera ser levado em conta esta distancia pois condutores eletricos tem X resistencia por m, então dependendo da bitola usada não serve para esta distancia, eu aconselharia usar cabos ou de 16 mm suporta até 68 Amperes ou cabo 25

mm que suporta até 89 Amperes, o cabo 10 mm suporta só até 50 Amperes e pela a distancia de sua ligação o correto é no minimo 16 mm, na verdade vai depender e muito da carga que vc vai usar (carga= quantas lampadas, quantos motores geladeira, tv, maquina de lavar roupa entre tantos outros) soma a carga de tudo em Wats e aplique a lei de Ohm que obtera a bitola certa e sempre usar bitola pelo menos 20% a mais que o necessário para que no futura se precisar aumentar o consumo em cargas o fiação ja esta pronta para isso. O profissional de eletrica deverá saber fazer os calculas para este serviço.

espero ter ajudado

ebertolino

Responder
Romaldo ferreira Araujo

Bom dia, o ideal é que seja de 10mm acima. Para não ter perda de corrente contínua.

Responder
Renato Ferreira de Lima
R.l.j Construção E Manutenção Residencial E Predial (São Paulo Zona Sul, São Paulo) R.l.j Construção E Manutenção Residencial E Predial - há 6 anos

oi amigo boa tarde o ideal é cabo de 16 milimetros e pode se pelo chão mais use um canduite de 1 polegada ou mais para que os fios fique refrigerado o i deal e fazer aerio porque não vai ter problemas se vim a aquecer e derreter contrata um proficional da aria.

Particular - há 6 anos

R: Para o aterramento do poste 16 mm e para os demais aterramentos 10 mm é o suficiente;

A disposição;

Ronaldo Vaz Ferreira
Rvf Elétrica E Hidráulica (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Rvf Elétrica E Hidráulica - há 6 anos

O q vc vai usar neste ambiente

Tem que fazer umas contas aí João Marcos pra deixar sua instalação mais eficaz pra vc não ter problemas pós instalação ..,.caso vc precise de um profissional posso indicar um pra vc lá no particular é só vc me procurar por lá tá ok

Responder
Renato Ferreira de Lima
R.l.j Construção E Manutenção Residencial E Predial (São Paulo Zona Sul, São Paulo) R.l.j Construção E Manutenção Residencial E Predial - há 6 anos

trabalhamos com eletrica,hidraulica,todos os tipos de forro,auvenaria,escadas,iluminação, pisos em ceramica e porcelanato e muito mais.

38 fotos
Responder
Belarmino Silva
B.E. Javé Gire Instalações Elétricas (São Paulo Zona Leste, São Paulo) B.E. Javé Gire Instalações Elétricas - há 6 anos

Cara amigo,precisamos fazer primeiro um l

Responder
Belarmino Silva
B.E. Javé Gire Instalações Elétricas (São Paulo Zona Leste, São Paulo) B.E. Javé Gire Instalações Elétricas - há 6 anos

Caro amigo,sua resposta depende de algumas informações, primeiro lugar devemos fazer uma relação de carga da sua residência,só pra vc ter ideia na tabela de comprimento máximo NBR 6148 ABNT um condutor de 25 mm tem a capacidade de condução de corrente de 89A no 220,em função da queda de tensão ele suporta 82 metros.quanto a subterrâneo ou Sério eu aconselho subterrâneo com caixa de passagem de 20 em 20 metros, para uma futura manutenção, subterrâneo é muito mais seguro,( amigo,faz a relação de carga primeiro) vc vai ver que suas dúvidas vai esparecer,Bom dia!

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região